top of page

A EBAL SE DESPEDE DO SUPERMAN!

>> No último ano, recebi várias mensagem me indagando quando o Super-Homem, a exemplo do Homem-Morcego, teria algumas de suas grandes aventuras publicadas pela "EBAL da Terra 2" na Realidade Imaginária que vem sendo visitada pela Batdeira. A todos respondi a mesma coisa, que essa realidade alternativa vem sendo descoberta aos poucos e que nem eu mesmo, tenho total conhecimento sobre todas as decisões tomadas pelo Sr. Aizen e sua equipe editorial nos anos que se seguiram a renovação do contrato de licenciamento dos personagens DC.


Mas essa espera me parece que valerá a pena, ou não, pois a edição que trago agora trata justamente do momento em que a editora de São Cristóvão deixou de publicar para sempre o "Homem de Aço"! Ou pelo menos aquele desenhado por Curt Swan durante as Eras de Ouro e Prata dos comics e que desde o princípio veio acompanhando o crescimento da EBAL.

"O Que Teria Acontecido ao Homem do Amanhã?" foi idealizada pela DC em 1986 como forma de marcar a aposentadoria de Curt Swan, responsável pelo visual definitivo do personagem até meados dessa década. E o escolhido para conceber um roteiro digno de tamanha importância acabou sendo um escritor que ficaria muito bem conceituado na editora carioca - o britânico barbudo Alan Moore; Pois seria ele o responsável por dois dos maiores sucessos comerciais da retomada Imaginária, narrada aqui na Batdeira: "A Piada Mortal do Coringa" e "Os Vigilantes".


Acreditando no seu potencial em vendas, a EBAL resolveu valorizar sua versão nacional, reunindo os dois capítulos da história originalmente divididos entre Superman #423 e Action Comics #583, no já consagrado formato magazine, seguindo a trilha de sucesso de "O Cavaleiro das Trevas".


Além disso o evento pedia uma nova capa, que fosse realmente arrebatadora. E a editoria de arte teve a sensacional ideia de substituir o fundo ilustrado de AC #583 por uma foto aérea do próprio prédio da EBAL, situado na Rua General Américo de Moura e em outras três, ocupando quase um quarteirão inteiro com seus 8.000 m², e que desde o início de sua construção até sua conclusão sempre foi motivo de muito orgulho para o Sr. Aizen. Pois imaginem oque é erguer um patrimônio desses, vendendo "apenas gibis"?!

E o melhor de tudo, com custo zero, pois alguém lembrou de já ter sido utilizado esse recurso de combinar desenho e fotografia antes, por ocasião do Aniversário de 25 Anos da editora em "Chamada Geral" uma edição especial de "Epopéia" publicada em maio de 1970.

Para a contra-capa da edição como contra-ponto, um visual minimalista foi idealizado. Os editores centralizaram de forma isolada, outra ilustração assinada por Swan em fundo de cores chapadas, que chamava bastante atenção, graças aos efeitos metálicos, resultantes da arte-final do Mestre.


- - - - -


Ao ver a edição nos jornaleiros, vários leitores temeram de verdade pelo futuro do Super-Homem no Brasil a partir daquele momento, pois todos já estavam ressabiados, por terem lido em outros gibis da EBAL uma carta de despedida na seção "Conversa com o Diretor".

Sendo redigida de forma austera, em tom solene essa carta alimentou muita especulação entre colecionadores que se reuniam em bancas de jornais e feirinhas de usados, além da garotada na hora do recreio escolar. Sem dúvida foi uma inventiva estratégia de divulgação utilizada pela editora, numa época mais ingênua onde a gente não precisava viver fugindo dos "spoilers" da web.


- - - - -


Após a leitura completa dessa que é considerada uma das 10 melhores aventuras dos 80 anos de existência do personagem, a verdade era enfim revelada, através de um anúncio que ocupava toda a 3ª capa da edição. Com uma ilustração não-creditada à John Byrne, ele dava a certeza de que muita coisa boa ainda estava por acontecer com o Homem de Aço! Não seria aquele então o fim, mas um novo começo para o Maior Super-Herói de Todos os Tempos!

Obviamente que teve leitor que ao folhear o gibi pelo fim, de pé na banca mesmo devido a expectativa criada pela EBAL, acabava descobrindo logo de cara o mistério...

- - - - -

>> Na galeria final, confira as edições originais utilizadas pela Redação EBAL, para a produção do especial "ADEUS! SUPER-HOMEM:

- - - - -


Fonte: (guiadosquadrinhos.com / guiaebal.com / comicvine.com )


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page