BATMAN BESTA C/ ROBIN MORTO!
>> Como disse no projeto passado o encadernado da DC Comics Second Chances coletou as histórias iniciais do roteirista Max Allan Collins reformulando a origem de Jason Todd, o 2º Robin, além de incluir também as três edições seguintes (Batman #414-416) então escritas por Jim Starlin que assumiu a mensal do morcego após o conturbado desligamento de Collins.
E eu disse também que essas histórias podem ser muito melhor aproveitadas SE a Panini Brasil topar editar as Lendas do Cavaleiro das Trevas escritas pelo "Ceifador". Apelido dado a Starlin por seus colegas de profissão, depois que ele escreveu o epitáfio do Capitão Mar-Vell e desse 2º Robin Todd também.
Para tanto a editora só teria o trabalho de licenciar, assim que possível outro encadernado, recentemente anunciado pela DC: Batman - The Caped Crusader Vol. 1* (com as edições BT #417-430).
Segue então um breve resumo de todas essas histórias e a forma como acredito que melhor seriam editadas. E para os completistas de plantão o histórico de publicação pela DC e Abril:
BT #414 / BT #15 - 2ª Série/Abril > “A próxima vítima!” - Batman caça sozinho um serial-killer que vem estripando mulheres inocentes em Gotham;
BT #415 / LJ #08 - 1ª Série/Abril > Spin-off da Saga Milênio - Devido ao delay editorial E.U.A/Brasil, foi publicada pela Abril, muito depois da sequência cronológica original, nem sei se é válido ler apenas ela e não a Saga principal, mas como faz parte do TPB resovi manter, mas se faltar espaço pode ser "ceifada";
BT #416 / BT #16 - 2ª Série/Abril > “Momento de verdade!” - Dick Grayson, agora como Asa Noturna salva Robin Todd da morte, durante uma imprudente investigação solo, sem o conhecimento de seu mentor;
E na mesma edição, a grande surpresa: Um arco muito pedido por quem não viveu a Era DC/Abril e passou a colecionar o Batman somente pela Panini:
BT #417-420 > “As Dez Noites da Besta” - Um implacável assassino soviético conhecido apenas pelo codinome KGBesta vai para Gotham, matar um seleto grupo de pessoas envolvidas no desenvolvimento do “Projeto Guerra nas Estrelas*”.
Em 1989 a Abril teve a ideia bacana de fazer mistério na capa de seu especial, adaptando uma outra, ilustrada por Norm Breyfogle onde o Batman aparecia em Londres de frente ao Big Bang (DC #590/BT #02 - 3ª Série); Mas devo confessar que anos depois, quando descobri as capas originais imaginadas por Mike Zeck*, desejei - com perdão de Jim Aparo - que fosse ele, o escolhido para ilustrar não somente as capas mas todas as quatro edições que compõe esse arco.
Obviamente isso nunca foi possível, mas pelo menos agora pude elencar a minha preferida (BT #420) para estampar esse Volume 1 das Lendas do Jim Starlin. E cabe ressaltar também um detalhe curioso dessa ilustração: Por um erro de comunicação Zeck e Aparo "deceparam" mãos opostas do KGBesta, mas isso eu “consertei” simplesmente invertendo a imagem original.
Complementando a edição, sobra espaço para mais duas histórias (inéditas por aqui), entrarem também:
BT #421-422 > Batman consegue novas pistas que o levam a descobrir a identidade do serial-killer que esquartejava vitimas inocentes na edição #414. E é mostrado também que Robin Todd continua agindo com imprudência. A edição #422, tem uma capa sinistra assinada por Jerry Bingham e foi minha escolha para o verso dessa publicação.
BT #426-429 > "Batman - A Morte de Robin" - Reunido pela Abril em DC Especial #1 também em 1989, um transtornado menino-prodígio parte em busca de sua mãe desaparecida e acaba dando de cara com o Príncipe Palhaço do Crime, o resultado*? O nome da história diz tudo: Morte em Família.
As capas originais do arco, foram criadas por Mike Mignola e quando encadernadas ganharam uma exclusiva pelo desenhista da história, Jim Aparo. E aproveitando a liberdade que possuo na Batdeira, resolvi dar um up-grade na mesma, incorporando com um maléfico close de escárnio do Coringa diante do sofrimento causado por ele ao seu arqui-inimigo:
A Panini Brasil que só publicou essa história num encadernado capa dura com preço salgado no ano de 2009 pode muito bem adotar novamente o mesmo procedimento das Lendas do Batman por Neal Adams e Mulher-Maravilha via George Pérez, oferecendo-a nesse formato mais acessível. Eu compraria, pois em minha coleção tenho somente o encadernadinho da Abril.
Mas atenção! Ao abrir esse Volume II das Lendas do Jim Starlin, o leitor encontrará antes de Morte em Família outras três edições, sendo que duas delas são fundamentais e todas foram suprimidas pela Abril.
BT #423 > Três policiais narram situações em que encontram o Batman. O primeiro deles conta como o vigilante salvou um viciado em drogas de cometer suicídio; Já o segundo, membro da SWAT, diz como Batman resgatou vários reféns de uma gangue sitiada; E o último fala sobre como ele e o Homem-Morcego ajudaram dois órfãos a reencontrarem seus parentes;
BT #424 > A incrível história onde Robin Todd, se nega a salvar Felipe Garzona, um estuprador filhinho de papai Embaixador, da morte certa ao “despencar” de sua privilegiada cobertura no centro de Gotham;
Ela é tão emblemática, que nada mais justo ser escolhida para contra-capa desse volume dois:
BT #425 > O ato de inclemência de Robin Todd acarreta consequências problemáticas para Batman e principalmente o Comissário Gordon, sequestrado pelo poderoso Embaixador bandido José Garzona, pai de Felipe, que busca atrair a Dupla-Dinâmica para uma emboscada vingativa;
Completando a edição: BT #430 / BT #0 - 3ª Série/Abril > “Desejo fatal” - A última história dessa fase*, onde um enlutado Cavaleiro das Trevas, relembra suas origens e motivações, enquanto lida com a insanidade de um franco-atirador, entocado no topo de um prédio no Distrito Financeiro de Gotham.
Então, não falei que seria um projeto de matar?!
Pra finalizar, se outro fã do morcego, estiver achando que esqueci das 02 primeiras histórias escritas e desenhadas por Starlin (DC #481-482/ BT Formatinho #61-62 da Ebal), dou a seguinte resposta: Aguardem pois elas ficarão muito melhores numa futura Lendas de P. Craig Russell (conhecido por ilustrar Sandman do Neil Gaiman).
ADENDO I: Batman: The Caped Crusader Vol. 1, (com previsão de lançamento, segundo o Amazon.com, para agosto de 2018) , parece até que foi criado pela DC para facilitar o trabalho da Panini Brasil. Pois até esse ano que se encerra, “As Dez Noites da Besta” só havia sido republicada uma única vez nos EUA, em 1994.
ADENDO II: O Projeto Guerra nas Estrelas* foi o apelido que a imprensa norte-americana deu a Iniciativa Estratégica de Defesa megalomaníaca do Presidente Ronald Reagan, uma das loucuras da Guerra-Fria.
Ele consistia de um conjunto de sistemas de radares de longo alcance instalados em terra, combinados com sistemas de mísseis e uma complexa rede de satélites, que incluiria sistemas de localização, rastreamento e de múltipla resposta "bélica ofensiva-defensiva", capazes de destruir mísseis disparados por seus inimigos, no auge de sua trajetória, agindo como um verdadeiro "escudo espacial";
ADENDO III: O Batman criado por Mike Zeck é o que podemos chamar literalmente de casca-grossa, (inclusive o recente visual do Bat-Afleck dos cinemas pode até, ter sido inspirado nele) e as capas de "Ten Nights of the Beast" fizeram tanto sucesso na época, que o Zeck aproveitou para lançar um portfólio em edição limitada reunindo as quatro e mais duas inéditas; E em uma época pre-internet, mal sabia eu que duas delas já haviam sido aproveitadas pela Abril em BT #13 e #16 - 2ª Série;
ADENDO VI: O Resultado de Morte em Família, foi decidido através de votação pelos leitores norte-americanos via telefone custando 50 Cents por ligação. Tanto para o sim, como para não. Há quem duvide, desse “você decide”, especulando que o destino do Robin Todd já estava traçado pelo editor Dennis O'Neil, desde que Starlin assumiu a mensal e tudo não passou de uma engenhosa campanha de Marketing, muito bem sucedida;
ADENDO V: Além dessa consagrada fase nas mensais, Starlin ainda criaria ao lado de um dos Mestres do Terror Moderno Bernie Wrightson a inquietante minissérie The Cult (O Messias pela Abril). Com o Cavaleiro das Trevas tendo que enfrentar um macabro culto profano liderado pelo o diácono Joseph Blackfire. Que tenciona insuflar os miseráveis desprovidos de esperança que se escondiam nos subterrâneos da cidade, a atacarem os Gothamitas. Publicada como Mini-Série de Luxo em 04 partes em 1989, saiu encadernada pela Panini Brasil em Grandes Clássicos DC #11 de 2007 e nunca mais deu as caras.
>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.