top of page

DUPLA DINÂMICA MAXIMIZADA?!

>> E não é que a revelação do conteúdo das Lendas do Irv Novick, foi realmente uma grande surpresa? Completamente inesperada, pelo menos pra mim, em uma jogada esperta, a Panini Brasil aproveitou o fato do artista desenhar 05 das 09 histórias de uma curta série setentista do Coringa e emplacou mais um volume em sua coleção saudosista; O primeiro que não foi integralmente roteirizado ou ilustrado por um mesmo profissional.


Com isso a editora aparenta agora uma maior flexibilidade, ao contrário do engessamento passado quando deixou de fora 03 dos 04 capítulos de Batman: Ano Dois, ilustrados por Todd McFarlane, ao lançar as Lendas de Alan Davis.


Em ambas as situações, os editores tomaram a decisão comercialmente mais vantajosa, publicando aqui exatamente o mesmo conteúdo dos encadernados Batman: Legends of TDK: Alan Davis e The Joker: The Clown Prince of Crime. E não tem nada de errado nessa atitude, que fique bem claro.


Mas, por acreditar que uma ousadia maior nas seleções, tanto dos títulos quanto dos conteúdos individuais, resultarão em mais e melhores edições de Lendas, decidi montar um novo projeto, dessa vez com um roteirista pouco conhecido na trajetória do Homem-Morcego: Max Allan Collins.

Com o término de CRISE nas Infinitas Terras, a DC Comics iniciou o processo de revitalização de todo seu elenco de heróis, Superman por exemplo ficou a cargo do Byrne, Mulher-Maravilha com Pérez, Batman sob a batuta de Miller e Robin - O Menino-Prodígio, caiu nas mãos de Max Allan Collins.


Esse novo Robin foi na verdade um novo Jason Todd, o segundo menor de idade a vestir o "manto do passarinho". Ele que antes da CRISE nada mais era do que um plágio de Dick Grayson, foi re-apresentado como um delinquente juvenil que é tutorado por Bruce Wayne após ter conseguido a inacreditável façanha de roubar as rodas do inexpugnável Batmóvel.

E o mais incoerente nessa decisão do Homem-Morcego é que ele resolve treinar um novo parceiro, após se sentir culpado quando o primeiro e com anos de experiência, levar um tiro do Coringa. Mal sabia ele que isso acabaria sendo um presságio macabro...


Acontece que esse novo Jason Todd apresentaria um temperamento deveras arrogante, que foi piorando com o tempo, principalmente depois da descoberta da identidade do assassino de seu Pai, um bandido de segunda. Então cada vez mais imprudente e vingativo, Robin Todd desencadeia uma série de eventos que resultam num final trágico e impensável.


Atribulada também foi a passagem de Max Allan Collins pela mensal do Morcego; Ele que conseguiu grande destaque escrevendo as tiras de jornal de Dick Tracy, após a saída de seu criador Chester Gould, acabou produzindo apenas sete edições de Batman, sendo precocemente (creio eu), substituído por Jim Starlin.

Essas aventuras, além do Batman Annual #11 com o conto de amor bandido "Love Bird" (uma triste história protagonizada pelo Pinguim) foram digitalizados e reunidos pela DC na coletânea Batman: Second Chances.


No Brasil a Editora Abril, publicou somente a metade em sua 2ª série do Morcego. As edições BT #402-403/#408-409 + Annual #11, saíram nos números 09,10 e 13. Já as edições #410-411 (com o Duas Caras) e a última #412 (com uma nova a vilã, a Mímica), permanecem inéditas até hoje, mas bem que podem deixar de ficar se a Panini resolver abraçar esse novo projeto da Batdeira.


E vocês estão lembrados que lá no começo, falei em flexibilização?


Então, o encadernado "Second Chances" também republica outras três edições (#414-416), pela Abril BT #15-16 + LJ #08), escritas pelo citado Jim Starlin. E que podem ser muito melhor aproveitadas SE a Panini também topar editar as Lendas do Cavaleiro das Trevas pelo "Ceifador"!

Querem saber como? Então não percam o último projeto da Batdeira em 2017... ele vai ser de matar!

 

ADENDO: Max Allan Collins ainda voltaria a escrever o Batman, anos depois numa história alternativa chamada "Scar of The Bat" imaginando como seria SE o Morcego enfrentasse Al Capone, tendo como parceiro Eliot Ness. Ela saiu por aqui como "Batman: Os Intocáveis" em 2007 pela Mythos e é bem insossa, devo dizer.


ADENDO II: Collins é também autor da premiada Graphic Novel Estrada para Perdição, que virou filme com Tom Hanks dirigido por Sam Mendes. Outras duas sequências foram escritas, Estrada para Purgatório e Estrada para Paraíso, mas ambas permanecem inéditas por aqui.


ADENDO III: Dick Tracy é um detetive que surgiu nas tiras de jornal e é também um dos personagens mais populares da cultura pop norte-americana. Foi criado por Chester Gould em 1931, que o escreveu e desenhou até 1977, sendo então substituído por Collins nos roteiros até 1992. Atualmente suas tirinhas de jornal tem sido escritas por Mike Curtis. Tracy também foi adaptado para o rádio, televisão e principalmente cinema onde ganhou 04 seriados de matinês e 11 longa-metragens, o último deles em 1990 com Warren Beatty e Madonna.



>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page