top of page

VIDA LONGA AO REI! (Parte IV)

>> No ano em que comemoramos os 100 Anos de nascimento de Jack Kirby - O Rei dos Quadrinhos, várias são fontes de informação disponibilizadas para se conhecer melhor vida deste que é considerado o maior de todos os mestres da Nona Arte estadunidense.

A Revista Mundo do Super-Heróis, da Europa capitaneada por Manoel de Souza, a partir da edição #85, resolveu inovar e tem apresentado em capítulos mensais, que totalizarão doze, a vida e obra do Rei; Já o pesquisador Roberto Guedes, é o autor de "Criador de Deuses", livro da Noir, que narra em detalhes a trajetória do ícone; Enquanto que Edson Diogo, idealizador do Guia dos Quadrinhos, reuniu vários ilustradores brasileiros no luxuoso livro tributo "Os Mundos de Jack Kirby" com dezenas de personagens criados ao longo dos anos; E os editores Alexandre Callari e Daniel Lopes dedicaram a ele uma série de 3 programas no canal do Pipoca & Naquim.


Todas essas valorosas iniciativas vem preparar o terreno para a chegada no Brasil da Biografia Oficial de Jack Kirby escrita pelo roteirista Mark Evanier, conhecido por muitos como o co-criador de Groo - O Errante ao lado de Sergio Aragonés.


O livro de Evanier publicado em 2007 por ocasião do 90 Anos de Kirby, é fruto de sua convivência como assistente e amigo pessoal do Rei, durante vários anos; Sendo ele recheado de fotos e ilustrações, onde se destaca uma verdadeira pérola gráfica - uma curta e até então inédita hq auto-biográfica, com Kirby relembrando sua infância miserável e violenta como Kurtzber, habitando os populosos guetos de uma Nova York dos Anos 1920.

A notícia desse lançamento, que até agora não foi registrado no ISBN, pelo recém criado selo Plot! da editora Astral, foi dada pelos sites UHQ e JovemNerd, sendo ela uma grata surpresa. Pois com uma década de atraso, eu nem mais acreditava que um dia viria encontra-lo traduzido por uma editora brasileira.


Por coincidência, sabendo que muitas vezes devido a questões de licenciamento, a capa original de um livro é substituída quando o mesmo é transposto para outro idioma; E também pelos elogios que recebi quando fiz o mesmo com SUPERGODS de Grant Morrison, compartilho com vocês minha interpretação artística para o livro de Mark Evanier:

Em defesa do conceito busquei inspiração na pintura de Michelangelo "A Criação de Adão" por acreditar que a mesma represente de forma vigorosa a importância de Jack Kirby. Pois mesmo tendo recebido a alcunha de The King, sempre achei mais justo denomina-lo como The God of Comics, afinal ele criou não só legiões de personagens como também planetas e universos inteiros. E fez isso mais de uma vez!


A composição dos tipos e as perspectivas adotadas buscam arrojar o visual, ao mesmo tempo em que imprimem a sensação de dimensões paralelas, onde a metalinguagem é destacada pela mesclagem de fotografia (essa inclusive é a mão do Kirby) e ilustração.

Adotando o mesmo princípio na composição da 4ª capa, (esse não é o Jack e sim, um sósia digital), represento graficamente o trecho musical da antiga animação do Poderoso Thor: "onde o arco-iris é ponte, onde vivem os imortais..." resultando numa imagem poética perfeitamente adequada ao simbolizar o lugar que Jack Kirby ocupará por toda a eternidade em nossos corações. Pois como foi definido pela exposição coletiva - precursora de todas as homenagens já citadas - [Caixa Materna] com curadoria do ilustrador Daniel HDR: "Somos todos Kirbyans".

>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page