top of page

REIMAGINANDO MORRISON.

>> Recentemente enriqueci minha pequena biblioteca de títulos que estudam o mercado de Quadrinhos, com a aquisição de Superdeuses (Mutantes, Alienígenas, Vigilantes, Justiceiros Mascarados e o Significado de Ser Humano na Era dos Super-Heróis). Um livro muito interessante escrito pelo cultuado Grant Morrison, contando a história dos comics em paralelo a sua biografia, de modo a percebemos como eles foram determinantes para a escolha da carreira de roteirista. Estou ainda na metade, por isso o objetivo aqui não é fazer um review, mas caso vocês queiram saber detalhes, indico o site HQManiacs.

Nos Estados Unidos, Supergods foi publicado pela Spiege & Grau usando como capa parte da página de abertura da Graphic Novel - Superman All Star, de autoria do próprio Morrison. Aqui no Brasil saiu pela Seoman e por motivos que desconheço, optou por criar sua versão. Como não gostei do resultado me desafiei a reinterpretá-la e assim chegamos ao motivo desse post:

A imagem do Planeta Krypton explodindo com a fuga do bebê Kal-El em um pequeno foguete (hoje retrô) remete ao 1º quadrinho da 1ª história do Superman, ele é o grande destaque da minha capa, ao mesmo tempo que serve de fundo para oque deve ser seu ponto focal, as projeções tanto do nome do autor quanto do título do livro. Ambos são "arremessados" em direção ao leitor, dinamicamente ultrapassando os limites da moldura, e ao contrário da editora, encontrei lugar privilegiado para posicionar seu logotipo.


Tal qual um recordatório apliquei o subtítulo, assim ele exerce sua função de complementar sem nunca dividir a atenção. E ainda tive o Insight de puxar a ponta inferior direita da moldura para sugerir um balão de fala, símbolo máximo da Arte Sequencial. E para homenagear as antigas técnicas de impressão dos Anos 1930, considerada a Era de Ouro dos Comics, optei por reticular toda a ilustração.


A imagem da contra capa apresenta a silhueta do Superman como se fosse fotografado pelo plano inferior das ruas, que através de um corte retangular conectado a uma forma em perspectiva, criam a sensação de uma janela tridimensional aberta para essa realidade de fantasia.

E para termos de comparação, seguem as capas das editoras Seoman, Spiege & Grau e a página original de All Star Superman, desenhada por excelente Frank Quitely, um parceiro recorrente de Morrison.

>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page