COM QUE CAPA, EU VOU?!

02.04.2018

>> O Blog Submundo HQ revelou em sua coluna "Drops de Notícias" as capas de Nº 1 e o conteúdo das novas Coleções Históricas Marvel da Panini Comics Brasil. São duas das séries mais desejadas pelos colecionadores “Old School”  da Casa das Ideias: Mestre do Kung-Fu e O Incrível Hulk, que no decorrer de 2018 ganharão nada menos do que oito edições cada, o dobro do praticado até então e ambas com histórias sequenciais. MKF desde o principio e Hulk a partir de uma determinada “fase chave”, numa grata resposta da editora aos fãs da Marvel "obcecados por cronologia".

Mas aparentemente essa alegria já diminuiu um pouco, dada a repercussão negativa em relação à escolha das capas, ambas muito criticadas nos comentários do blog, inclusive pelo próprio administrador e colecionador de longa data Leo Radd, que a cerca de oito anos vem fazendo um relevante serviço de informação sobre a Nona Arte.

 

Do ponto de vista do design, também não curti algumas decisões tomadas e conversando com Leo, lembrei-me da época em que frequentávamos o (hoje extinto) Fórum Panini, onde passei a criar enquetes com capas variantes num exercício criatividade, irrelevante diziam alguns, pois as capas não seriam utilizadas; Mas isso nunca foi o mais importante, o desafio de oferecer uma interpretação artística diferenciada a essa que sempre foi uma paixão minha, a diagramação de capas, era oque valia. E posso dizer que esse hobby foi então, o embrião da Batdeira. Portanto para relembrar, compartilho com vocês, a mais nova enquete de Escolha a Capa!

As principais críticas dos leitores foram em relação às imagens escolhidas. Em Kung Fu, a ilustração assinada por Ernie Chan (MKF #17) é ruim para uma edição de estreia, pois o oponente de Shang-Chi tem muito mais destaque do que o herói da revista. 

 

Já em O Incrível Hulk, a ilustração a meu ver produzida por Sal Buscema, deve ser oriunda das páginas internas do encadernado. E defendo que esse não é recurso ruim, pelo contrário muito eficaz quando não temos opção melhor, mas esse não foi o caso, como mostrarei mais a frente.

 

Em relação aos logotipos dos heróis, por serem predominantemente brancos, quando aplicados sobre um fundo bege, acabam contribuindo para o desbotamento da capa. Que o diga a CHM do DD. No caso do Hulk, o resultado que vemos é ainda mais apático devido ao tamanho e à sobreposição do jaleco, também branco, do Dr. Banner.

 

E agora apresento minhas capas variantes, usando imagens selecionadas dentre as capas das edições contidas no miolo das CHMs: Em MKF #1 temos: Special Marvel Edition #15-16, Master of Kung Fu #17-20 e Giant-Size Master of Kung Fu #1; Enquanto que O Incrível Hulk #1 coleta The Incredible Hulk #223-229 e "The Incredible Hulk King-Size Annual #7”.

 

CHM MKF - 1ª OPÇÃO (Chi Kick-Ass!)

Assinada pela dupla, Mike Esposito & Ron Wilson (GS-MKF #1), Shang-Chi chega quebrando tudo! E ao substituir a parede de tijolos azuis da capa original pelos quadrinhos envelhecidos, característicos das CHMs, aplico o recurso da metalinguagem. E vejam como um logotipo todo colorido contribuí para aumentar ainda mais o "impacto" dessa capa.

 

CHM MKF - 2ª OPÇÃO (Orgulho do Pai?)

Ilustração icônica de Jim Starlin (co-criador do personagem) retirada de Special Marvel Edition #15, que manipulei de forma a destacar a “patada atômica” de Chi em seu volumoso oponente (sempre lembrado, ao contrário dos carinhas que estavam ao fundo mas se tornaram irrelevantes com o tempo), sob o olhar nada paternal de Fu Manchu, agora em tom vinho, harmonizando com o fundo vintage da coleção.

 

CHM HULK - 1ª OPÇÃO (Bixby na veia!)

Ilustração assinada por Rich Buckler & Ernie Chan para The Incredible Hulk #223 que sintetiza todo o drama vivido pelo personagem e “... a fúria mortal que habita em seu interior!". Imagem arrebatadora capaz de fazer brotar uma lágrima naqueles que cresceram assistindo ao seriado de TV.

 

CHM HULK - 2ª OPÇÃO (Nostalgia Gama!)

É da edição seguinte (#224), que extraio essa sensacional perspectiva imaginada por Ernie Chan. Nela vemos tudo àquilo que fez sucesso nos gibis da RGE e que infelizmente ficou faltando no seriado de TV. O exército até apareceu no episódio duplo "Prometheus" da 4ª temporada, mas o Líder ficaram devendo.

 

Quanto ao logotipo que é bem diferente do escolhido pela Panini, digo que adoro esse modelo por ser mais dinâmico! Ele foi utilizado entre as edições #129-313, onde era impossível de ser contido dentro do formato americano, rompendo as barreiras impostas pela área de impressão. E quando passaram a faixa "Marvel Comics Group" por cima, (#145-287) o design das capas ficou "animal", portanto é óbvio que procurei adaptar o mesmo recurso agora, nessas CHMs.

 

Finalizando para todos que gostaram do que foi sugerido aqui, digo que uma esperança ainda resta, pois essas fantásticas ilustrações podem vir aplicadas nas caixas colecionadoras que sempre acompanham as edições de cada CHM, ainda não divulgadas. Mas caso isso não aconteça, lembrem-se do velho ditado “oque vale é a beleza interior”, mesmo que por fora pareça feio e verde.

(Fonte: comicvine.com / comicstore.marvel.com)

 

>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

Please reload

A BATDEIRA NÃO PRODUZ, RÉPLICAS, CÓPIAS ARTESANAIS, FAC-SÍMILES

NEM QUALQUER OUTRO IMPRESSO SEM  AUTORIZAÇÃO DOS DEVIDOS PROPRIETÁRIOS.

NEM FAZ COMÉRCIO COM OS MESMOS EM SITES DE LEILÃO.

 >>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now