top of page

E SE... A RGE FICASSE C/ A MARVEL?

>> Continuando com o desafio de imaginar capas para os possíveis Almanaques Premiere Marvel "SE" a RGE tivesse continuado com a sua programação das Casa das Ideias, apresento agora a...

Na edição #8 a estreia do Paladino, um mercenário de visual acolchoado (provavelmente de kevlar) que aparecera antes numa história do Demolidor (ambas inéditas) e que perdeu espaço, acredito eu, na editora por conta do vindouro sucesso do Justiceiro;


O Cavaleiro de Prata se apresentaria de maneira inusitada, em forma de bonequinho vodu. Esse é um detalhe extraído da capa de MoonKnight #6 pintada pelo artista Earl Norem (mais conhecido pelo trabalho em Conan), que achei sensacional.


Em E SE... (também inédito) personagens familiares ao Homem-Aranha são imaginados com poderes iguais ao dele. Será que Flash Thompson, Bete Brant e até o Coronel Jameson teriam posturas diferentes do herói?


Complementando o mix, ROM enfrentando um tal de Repstrom. E que devido ao sistema de rodízio adotado pela RGE ficaria de fora da capa.

Já no almanaque #9 seriamos apresentados a um personagem literário de autoria do criador de Conan: Solomon Kane, um aventureiro puritano que percorre os continentes europeu e africano, combatendo seitas pagãs e as mais diversas manifestações malignas!


Enquanto que ROM bateria de frente com as forças armadas americanas. É interessante notar por essa ilustração, que Michael Golden já demonstrava bastante afinidade na retratação de artefatos bélicos, anos antes de se destacar na série The´Nam ou O Conflito do Vietnã pela Abril.


O Hulk protagonizaria o E SE... dessa edição, com um visual mais selvagem do que nunca! A chamada da capa faz mistério, não revelando logo de cara que a história em questão reimagina um desfecho diferente para Saga de Jarella muito apreciada pelos fãs e que a Abril só viria publicar em Hulk #34 de Abril/1986.

Em Premiere #10, a conclusão da aventura vivida por Solomon Kane. O curioso a ser destacado é o visual "mosqueteiro" assinado por Howard Chaykin, que o diferencia bastante do Peregrino de chapelão, visto nas edições de Espada Selvagem de Conan, da Abril.


Além das histórias do Cavaleiro de Prata que graças ao rodízio divide espaço na capa, relegando ROM ao miolo, o grande destaque - perceptível pelo layout - fica por conta do E SE... numa das aventuras mais curiosas da série.


Protagonizada pelo Cabeça de Teia e permanecendo inédita até hoje, é imaginado o futuro de Peter Parker como sendo um showman de sucesso, "SE" ele tivesse impedido a fuga do ladrão que mais tarde mataria seu Tio Ben. Será que dessa vez testemunharíamos um final feliz?

Na 11º edição, uma história protagonizada pelo Falcão. Sam Wilson que já duplava com o Steve Rogers na Abril, viveria uma aventura solo ao lado de seu mascote alado Asa Vermelha. Essa história acabou saindo no Almanaque do Capitão América #67 em Dezembro/1984;


O Valete de Copas, que já enfrentara o Incrível Hulk na edição #39 da própria RGE, agora atacaria ROM, demonstrando o quanto podiam ser equivocadas as decisões de um herói em início de carreira;


E para fechar com chave de ouro, aquela que pode ser considerada a melhor história de E SE... ou como a Abril chamou: Oque Aconteceria SE... Gwen Stacy (a namorada de Peter Parker) não tivesse morrido, no antológico confronto do Aranha contra o Duende Verde.


Ao invés da ilustração de capa de What if? #24 optei por uma poética imagem retirada das páginas da própria história, que tem clima muito bacana de Love Story. Com final surpreendente, ela foi publicada pela Abril em Homem-Aranha #10 de Abril/1984.

Tendo regularidade bimestral, faltaria apenas uma edição a ser publicada em Nov/Dez, para fechar o ano. E pesquisando as edições de What if? e Premiere Featuring arrisco dizer que grandes seriam as chances do último E SE... de 83 ser novamente protagonizado pelos 4 Fantásticos; Numa aventura de abordagem inédita para a série, dando continuidade aos eventos relatados na aventura em que o Aranha é imaginado como membro da 1ª Família da Marvel, publicada na Premiere #1.


Ela por sinal permanece inédita por aqui, assim como essa possível aventura solo do Valete de Copas que elenquei para a mesma edição. Nesse caso minha escolha foi determinada pelo fato do personagem já ter aparecido como antagonista e ser auto-contida.


Na aventura do Cavaleiro de Prata seria mostrado a segunda parte do confronto dele com esse Homem da Meia Noite supostamente iniciada na edição anterior.

Caso a Editora Abril não tivesse adquirido os direitos de publicação de todo o Universo Marvel como sabemos, a RGE poderia garantir ainda mais uma temporada ao cultuado Almanaque Premiere.


É claro que ele perderia um pouco do brilho, pois as aventuras imaginárias de What if? sairiam do mix, mas ainda haveriam as histórias do ROM (bastante popular na época) e o Cavaleiro de Prata. Além do repertório sortido de aventuras extraídas de Premiere Featuring.


Algumas delas, como Homem-Formiga (de John Byrne), Dominic Fortune (por Howard Chaykin) e o faroeste com Caleb Hammer a Abril publicou, mas outras tipo Torpedo, Homem-Lobo e o herói dos Anos 1950, 3.D Man continuam inéditas até hoje.


Imaginar todas é bem possível, mas isso vai ficar para o futuro, quem sabe? Acho que só Uatu - O Vigia sabe...


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page