top of page

E SE... A MARVEL FICASSE NA RGE?

>> Graças a um animado e nostálgico bate-papo no blog Submundo HQ, sobre os quatros anos em a outrora Editora Globo sediou a Casa das Ideias no Brasil, descobri que seu título mais "Cult", o Almanaque Premiere Marvel, foi abruptamente interrompido, quando a Editora Abril, que já vinha fazendo grande concorrência adquiriu os direitos de publicação de todos os personagens do Universo Marvel.


E o grande achado, foi o colega Dogma (do blog blackzombie) compartilhar esse preview de página, originalmente publicado no sexto e por consequência último Almanaque Premiere Marvel:

Segundo relatado no livro Marvel Comics - A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil, do colecionador e estudioso Alexandre Morgado, o Almanaque do Aranha #13 (que chegou a ter sua capa divulgada) assim como o Almanaque Premiere #7, foram pegos na "dança das cadeiras" entre RGE e Abril e portanto ficaram só na promessa...

E é por isso que o motivo desse novo post da Batdeira é justamente imaginar como teria sido a capa dessa edição, pois afinal ela foi...

Mesmo sem ainda conhecer os fundamentos do design, quando garoto sempre me impressionei pela forma como uma grande quantidade de informações era aglutinada nas capas do Premiere Marvel. Em apenas seis edições o departamento de arte da RGE, concebeu seus layouts mais arrojados. As capas do Almanaque Premiere eram muito melhores do que o Almanaque Marvel por exemplo, que se equivalia em proposta. E oque poderia parecer poluição visual para uns, ao meus olhos se mostrava um sofisticado equilíbrio de elementos gráficos.

Cada número de Premiere, apresentava em forma de rodízio três dos quatro títulos encontrados no miolo da edição, em elaboradas combinações. Todos eram muito atuais na época:


ROM - um guerreiro espacial numa armadura alienígena; Cavaleiro de Prata - um vigilante de múltiplas personalidades; E SE... que explorava realidades alternativas, (assim como Oque Aconteceria Se... da Editora Abril); Além de uma variada seleção de personagens extraídos de Marvel Premiere Featuring que obviamente serviu de inspiração para batizar o almanaque da RGE. A exceção da regra foi a estréia no Brasil da Selvagem Mulher-Hulk em duas aventuras publicadas na primeira edição somente.


E baseado nas diretrizes estabelecidas pelo Departamento de Arte da RGE, cheguei a esse resultado:

Entre as quatro histórias que foram prometidas para o Premiere #7 optei por deixar de fora da capa o E SE.. com os 4 Fantásticos. Curiosamente a única história da edição, ainda inédita no Brasil. Ela foi pulada pela Abril que passaria a publicar ROM em O Incrível Hulk (que por sinal na 11º edição traria também o Estranho Mundo) e o então re-traduzido corretamente, Cavaleiro da Lua no Almanaque do Capitão América.


Mas, o preview da RGE também mencionava outras estreias como Paladino e a Marca de Kane, além de uma aventura solo do Falcão, que já era visto nas aventuras do Capitão América pela Abril. Ou seja (pelas minhas contas) a editora programou material suficiente para outros CINCO almanaques bimestrais ou seja, quase um ano a mais de publicação. Portanto, já que gostei da brincadeira, vou imaginar como seriam eles também. Fiquem ligados aqui na Batdeira!


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page