XERLOQUE E O PUNIDOR DA BLOCH.
- vamilustrador
- 30 de abr. de 2022
- 6 min de leitura
>> Em 1978 a grande revolução dos títulos Marvel, prometida por Adolpho Bloch, quando licenciou os personagens da Casa das Ideias, que eram então publicados no Brasil por seu conterrâneo Adolfo Aizen via EBAL, diretamente com a empresa numa viagem aos estados Unidos, não tinha se concretizado. A quase totalidade dos títulos, com suas famosas cores aberrantes em combinações bisonhas, cronologia desconexa e periodicidade irregular, já haviam sido abatidos... digo cancelados.

Capitão América, Demolidor, Namor, Thor, Tocha-Humana, Homem de Ferro, Hulk e os inéditos Conan o bárbaro, Defensores, Ka-Zar e Vingadores, foram sendo descontinuados gradualmente restando apenas ao Homem-Aranha junto do Mestre do Kung-Fu e um carateca novato no Brasil - Punhos de "Aço" a missão de apagarem as luzes.

Cortando um dobrado: Os heróis que restaram trabalharam por todos os outros
Porém mesmo diante desse cenário pouco animador, o editor Edmundo Rodrigues tentou emplacar mais dois títulos de heróis, o caveiroso Motoqueiro Fantasma, na esperança de agradar aos leitores de terror que acompanhavam A Tumba de Drácula do selo "Capitão Mistério" e XERLOQUE!

Uma nobre, porém vã tentativa, ambos os títulos não passaram do nº 1
Ao contrário do Motoqueiro que se propunha a publicar as aventuras de Johnny Blaze enfrentando tudo quanto era capeta que aparecesse pela frente no título "Ghost Rider", XERLOQUE atuaria como um título genérico focado em herói digamos, mais pés no chão, lidando com crimes e criminosos humanos. E para a sua edição de estreia foi escolhido DOC SAVAGE, personagem da Era Pulp, criado em 1933 por Henry W. Ralston e o editor John L. Nanovic, que nessa época estava licenciado pela Marvel Comics, para pegar carona no filme homônimo estrelado pelo ator Ron Eli, (o Tarzan da TV), e publicado em suas edições magazine, que permitiam aos autores explorarem temas mais adultos.
POR FALAR EM EDIÇÕES MAGAZINE:

A Marvel aproveitou muito bem esse formato, lançando vários títulos sob o selo Curtis, focados principalmente no terror como "Monsters Unleashed", "Vampire Tales", "Tales of the Zombie", "Dracula Lives!", "The Haunt of Horror", adaptações cinematográficas como "Planet of the Apes" e versões adultas de comics tradicionais como "The Deadly Hands of Kung Fu" e o mega sucesso "Savage Sword of Conan", que inexplicavelmente foi o único que não deu as caras na Bloch.

E podem fazer as críticas que quiserem à qualidade gráfica duvidosa da Bloch, mas ela soube como ninguém aproveitar essa grande oferta de narrativas fantásticas, entubando o máximo possível de histórias em uma série de formatinhos que hoje, se encontram inacessíveis para a maioria dos leitores. E cujas histórias talvez jamais vejamos republicadas.
Voltando a edição de estreia de XERLOQUE, ela teve sua capa assinada pelo ilustrador Ken Barr e foi extraída de Doc Savage #3 (Dez/75), mas a aventura interna pertence a primeira edição. A Bloch assim como fez com as demais histórias retiradas das magazines da Curtis, coloriu daquele seu jeito especial de fazer, inseriu uma reportagem - sobre o filme do Ron Eli, um pôster - do 007 Roger Moore, pois incluir fotos de atores era uma tática da editora para enriquecer suas publicações em quadrinhos e para complementar o carregamento de testosterona, ainda criou uma coluna especial que seria dedicada a apresentar diversos tipos de canos fumegantes.

Um detalhe que somente o mais atento detetive poderia perceber, tal façanha foi realizada pelo Edson Diogo em seu Guia dos Quadrinhos e está citada no livro "Marvel - A Trajetória" do colecionador Alexandre Morgado
Porém, o mais importante devo ressaltar é revelado logo no início, no editorial da página 02; de que a revista seria dedicada a "...uma turma quente de heróis que desvendam mistérios as pencas..." e dentre eles um tal de PUNIDOR antes chamado de VINGADOR na época da EBAL e depois em definitivo como JUSTICEIRO, já sob os domínios da RGE.
Mas que história seria essa afinal, já que o fuzileiro do Vietnã Frank Castle só apareceria como coadjuvante ocasional nas histórias do Amigão da Vizinhança, até o ano de 1986 quando então seria lançada a minissérie Círculo de Sangue, chegando no Brasil através de Superaventuras Marvel #74 da Abril em Ago/88?
Trata-se da primeiríssima aventura solo do personagem, publicada em duas partes e que agora servem de fonte inspiradora para esse novo projeto da Batdeira embalado pela trilha sonora do filme Death Wish composta por Herbie Hancock:

XERLOQUE #2
Capa pintada por Gray Morrow
"Sentença de Morte / Death Sentence"
Por Gerry Conway & Tony DeZuniga
Publicada originalmente em: Marvel Preview #2 - The Punisher (Abril/75)
> Começando por uma sequência vertiginosa, temos o PUNIDOR, de tocaia para eliminar um sniper que faz parte da mesma organização criminosa que ele responsabiliza pelo massacre de sua família, ocorrido num belo dia de piquenique ao sol, no bucólico Central Park, no meio da cidade de Nova York.
Dentre o material complementar imaginado destaco o pôster homenageando ninguém menos do que o "pedreiro" da ação - Charles Bronson e que segundo conta a lenda, serviu de inspiração para o "Punidor" por conta do sucesso do primeiro (e único que presta), Desejo de Matar (1974).
OBS.: A revista Marvel Preview funcionava como holofote para novos ou antigos personagens que até então não tinham grande destaque, serem apresentados ao público com pompa e circunstância e dessa forma conseguirem capitanear seus próprios títulos na sequência.

XERLOQUE #3
Capa pintada por Bob Larkin
"Contas liquidadas... Contas vencidas! / Accounts Settled... Accounts Due!"
Por Archie Goodwin, Tony DeZuniga e Rico Rival
Publicada originalmente em: Marvel Super Action #1: The Punisher (Nov/75)
> Com uma página de abertura digamos reflexiva, vemos Frank Castle diante de seu último massacre contra membros da organização criminosa que ele vem sistematicamente aniquilando, movido pelo mais profundo sentimento de revanchismo. Conforme a narrativa avança, percebemos que a total eliminação da mesma, talvez não seja suficiente para vingar tudo aquilo que ele deseja.
O pôster dessa edição seria dedicado a outro ícone da ação, Clint Eastwood por conta de seu inesquecível Dirth Harry, que em 1978 já tinha protagonizado três dos seus cinco filmes.
OBS.: Com quase um ano de diferença a Casa das Ideias ao invés de publicar a conclusão da aventura do PUNIDOR na mesma Marvel Preview, resolveu lançar uma nova magazine batizada com um nome "pauleira" - Marvel Super Action; porém em 1975, ano de sua publicação, a violência que começou a tomar conta da Big Apple, ainda não tinha grandes reflexos nos roteiros dos personagens urbanos da Marvel. Oque pode ter contribuído para o seu cancelamento prematuro.

Finalizando, eu é que não perderia a chance de imaginar um típico anúncio da Era Marvel/Bloch e também "estragar" as cores do extraordinário uniforme sombrio do personagem criado por John Romita Senior
DIÁRIO DE GUERRA: Essa duas histórias do Frank Castle, estão entre aquelas que se encontram inéditas por aqui. E ao idealizar esse projeto, eu encerraria agora de forma pessimista dizendo que assim ficariam. Mas entre o planejamento e a execução, fui surpreendido pela Panini Comics, com o anúncio de sua nova e luxuosa coleção: "Grande Tesouros Marvel" / "I Grandi Tesori Marvel" focada em republicações diversas da Casa das Ideias, no formatão 25,5 X 35,5cm que é ainda maior que o magazine 21 x 27,5cm. E dentre as edições, que aqui não estão seguindo a mesma ordem da Itália, se encontra um volume dedicado ao PUNIDOR, com ambas. Então é aquilo, se vai sair eu não sei, mas pelo menos uma chance remota agora existe.
Fonte: (guiadosquadrinhos.com / guiaebal.com / comicvine.com )
>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.
コメント