top of page

CAPAS SELVAGENS DE LARKIN NA ABRIL!

  • Foto do escritor: vamilustrador
    vamilustrador
  • 23 de mai. de 2021
  • 9 min de leitura

>> Quando se fala em antigas capas pintadas, nomes como Joe Jusko e Earl Norem são lembrados instantaneamente. Eles foram responsáveis por algumas das mais emblemática edições da Editora Abril, não só pela presença constante de ambos na série em formato magazine, "A Espada Selvagem de Conan" como também em alguns formatinhos da editora que se tornaram joias raras entre os colecionadores, justamente por exibirem algumas de suas telas.

ree

Jusko e Norem disputam até hoje a preferencia dos fãs das capas "Selvagens"


Telas essas que ao terem seus tamanhos diminuídos quando usadas em formatinho, se tornavam ainda mais realistas nas retratações dos personagens e nas composições de seus cenários fascinantes por conta da redução das pinceladas. E caso fossem necessárias aplicações de textos informativos sobre o conteúdo dos mixes e campanhas promocionais, a Abril sempre utilizava de muito bom senso na montagem de cada layout.

ree

O Verdão de Norem nunca cabia inteiro no Formatinho (13,5 x 19 cm)


Encontrar essas edições em meio a centenas de outros gibis era uma verdadeira caça ao tesouro pra mim, sempre vasculhando as banquinhas de feiras de usados no início dos anos 80, sem nenhuma noção do quê, e de quantos eu iria encontrar, pois sem o Guia dos Quadrinhos para catalogar o acervo de publicações do nosso mercado nacional como hoje, eu contava apenas com o meu desejo de "quanto mais, melhor".


Embora eu nunca tivesse descoberto naquela época, o motivo para a série de "O Incrível Hulk" ganhar mais pinturas, inclusive com galerias de arte internas em algumas edições, do que os outros títulos da Marvel. Até porque na maioria das vezes as histórias nada tinham haver com as cenas retratas pelos artistas, todas eram sempre genéricas, eram como mini pôsteres.

ree

Thor e Justiceiro, retirados de "Marvel Preview" e The Punisher Magazine"


Mal sabia eu, que o motivo era muito simples: Salvo raríssimas exceções, todas as capas pintadas usadas pela Abril, pertenciam exclusivamente às publicações em formato magazine da Casa das Ideias, como "The Savage Sword of Conan", "The Rampaging Hulk/The HULK", "The Deadly Hands of Kung Fu", "Marvel Super Special", "The Tomb of Dracula", "Dracula Lives" e vários outras focadas em histórias de terror impressas sob o selo da Curtis Magazines; um artifício editorial que permitia a editora explorar temas como sexo, violência, morte e palavrões, não permitidos no formato regular, então regulado pelo nefasto Comics Code Authority em vigência desde 1954.


E o motivo pelo qual fiz toda essa contextualização é que esse novo projeto da Batdeira, vai tratar de celebrar um terceiro e talvez menos conhecido por aqui, capista dessa época, o senhor...

ree

A biografia de Robert "Bob" Larkin, disponível no Wikipédia é bem curta; atualmente ele esta na casa dos setenta, sempre viveu em New Jersey, tem seis filhos e está no segundo casamento. E pelas probabilidades deve ter netos também. Além dessas informações pessoais o site basicamente fala sobre sua associação com Marvel Comics e editoras menores, sua contribuição como capista de livros de romance de ficção baratos, mas deixa de lado sua performance como cartazista de cinema.

ree

Ele é da época em que os cartazes de cinema conseguiam vender um filme como sendo muito melhor do que ele realmente era em várias situações. Assim como nessas duas: "Piranha" (78), que obviamente veio na cola do sucesso "Tubarão/JAWS" e "A Maldição da Aranhas" (77), que eram muito ameaçadoras e letais, porém não gigantes, embora pareçam à primeira vista. Mas com um olhar mais atento nota-se que vemos a cena por baixo da tarântula, graças a uma sensacional perspectiva inventada pelo artista.

ree

O gigantismo era presença constante nesse tipo de trabalho, não por limitação criativa do Larkin, mas por seguir um mantra dos filmes de Terror B "quanto maior, mais assustador". E é oque constatamos com "Horror em Alto Mar" (77), quando uma terrível tropa de zumbis nazistas desperta de seu navio afundado para atacar garotas de biquíni e "Criaturas das Profundezas" (80), com seres que lembram o Monstro da Lagoa Negra, que também curtem garotas de biquíni - outro mandamento do gênero.


Mas voltando aos gibis, aqui no Brasil tivemos apenas um pequenino vislumbre do talento de Larkin, entre os anos de 1975-77, com algumas capas da série "Planet of the Apes" onde a Marvel adaptava e explorava o universo apresentado na série de filmes da Fox, através da Bloch Editores, que por sua vez também usou pinturas retiradas de "The Deadly Hands of Kung Fu" para compor sua versão em um Formatinho mais espichado (13,5 x 20,5 cm) do que os popularizados pela Abril.

ree

Duas ótimas capas: Um close intimidador e um ângulo de câmera vertiginoso


Pulando para a Abril, a partir de 1980, o primeiro trabalho de Larkin publicado foi uma de suas telas para adaptações cinematográficas de sucesso licenciadas pela Marvel, "Star Trek: The Motion Picture". Ele também pintou, "Contatos Imediatos do 3º Grau" e "Tubarão 2", que não deram as caras por aqui.

ree

Já nos Anos 2000, ele pintou esse realístico Frank Castle para a adaptação do reboot "The Punisher" que trouxe John Travolta como vilão. E até hoje me pergunto se a Marvel achou que Thomas Jane não tinha cara de Justiceiro; se ela não quis pagar pelo uso de imagem; ou se ele não quis autorizar? Um mistério!


Mas a primeira pintura de Bob Larkin com super-heróis a ser publicada pela Abril, foi na verdade uma adaptação de "Dazzler" #1 - (Mar/81) criada para "Heróis da TV" #35 - (Mai/82). O motivo? Imagino que os editores acharam melhor redesenhar e colorir de forma convencional a tela original por conta da quantidade de informações que pretendiam aplicar, do que retocar todo o cenário pintado. Afinal numa era pré-Photoshop, se buscavam soluções que fossem as mais econômicas e criativas.

ree

E lembram que comentei sobre raríssimas exceções? Ao contrário de seus colegas, Larkin foi contratado para pintar capas em formato americano. E essa acabou sendo a única interferência por assim dizer, da Editora Abril no trabalho do artista, as outras telas usadas sempre foram publicadas de forma a se reproduzir toda a originalidade de sua técnica, vejam...

ree

Punho de Ferro quebrando tudo em HdTV #49 (Jul/83), já havia sido usado pela Bloch anos antes, já a perícia do Shang-Chi era vista pela primeira vez em SAM #21 (Mar/84), ambas originárias da magazine "The Deadly Hands".

ree

Esse marombeiro verde (HK #7 - Jan/84), foi inspirado no Lou Ferrigno, isso por conta da imagem ser originária da magazine "The Hulk" publicada no auge do seriado de TV. Já a tela que marcou a estreia de Star Wars nos gibis do ervilhão nervoso (HK #25 - Jul/85), foi criada para "O Império Contra-Ataca" oriunda de "Marvel Comics Super Special" à magazine onde toda as adaptações cinematográficas da editora eram concentradas.


Em se tratando do Conan, nenhuma das capas de Larkin criadas para "The Savage Sword of Conan" foram reduzidas para o formatinho, ao contrário do que foi feito com as telas de Earl Norem, numa época em que "A Espada Selvagem de Conan" era um sonho na mente do persistente editor Hélcio de Carvalho, que tentava convencer os "engravatados" da Abril, que torciam o nariz para uma revista com miolo em Preto & Branco, a publicarem sua versão brazuca da magazine americana. Segundo relatado no livro Marvel Comics - A Trajetória da Casa das Ideias de Alexandre Morgado.

ree

Dê um total de quatorze trabalhos, treze fizeram a alegria dos leitores brasileiros. Uma curiosidade a ser ressaltada sobre Bob Larkin, é que mesmo tendo uma produção menor do que Jusko e Norem, ele conseguiu emplacar pinturas que agradaram muito o gosto dos editores, essas duas acima, foram publicadas tanto na Abril, como Myhtos e recentemente Panini.


E AGORA VAMOS AO REAL MOTIVO PARA TODA ESSA PESQUISA:


Imaginar como poderia ter sido se a Editora Abril tivesse posto as mãos em algumas das várias pinturas que Bob Larkin criou para uma série de livros escritos por Stan Lee para a Bantam Books, adaptando os personagens Marvel para o formato de romances de ficção barata.


Aproveitei também para usar outras pinturas produzidas para edições magazines que não deram as caras por aqui. Como única regra para deixar a brincadeira mais bacana, eu decidi escolher edições reais da editora, que poderiam ter recebidos essas pinturas, pois as mesmas originalmente tinham capas genéricas sem alusão nenhuma ao conteúdo.

ree

Mesmo sendo de John Romita, a ilustração de HA #1 (Jul/83) já havia sido publicada tanto pela Bloch quanto pela RGE e ainda assim essa edição de estreia hoje é clássica, imaginem então se a capa fosse essa? Notem que o olhar do Peter é o mesmo do ator Nicholas Hammond!

ree

Se O Incrível Hulk #2 (Ago/83) e outros gibis gama ganharam capas pintadas, porque logo sua edição de estreia não? Essa foi uma pergunta que martelou minha mente nos Anos 80. Agora imaginem que impacto arrasador seria chegar nas bancas em julho do mesmo ano e encontra essa maravilha ai?

ree

A capa de HA #15 (Set/84) é bem comum e eu diria até bem sem graça. Já essa pintura em cenário noturno e sombrio, surpreenderia pelo ineditismo de apresentar o Amigão da Vizinhança visto por um ângulo inusitado.

ree

Essa aqui vai gerar certa estranheza aos colecionadores, pois é a mesma ideia, de um anúncio interno nos comics da Marvel que a Editora Abril, sagazmente adotou como capa em HK#9 (Mar/84). E fica aqui outra pergunta, será que Larkin à pintou primeiro, ou foi o contrário?

ree

Doutor Estranho, nunca tinha tido tanto destaque no Brasil, antes da Abril torná-lo recorrente em seus títulos, com direito a estampar várias capas, porém nenhuma delas teve o realismo desta Joia de Agamotto. Cuja a chamada original criada para HdTV #60 (Jun/84), fica perfeita nela.

ree

As telas de Bob Larkin para as edições "brochura" da Marvel/Bantam Books, são uma parcela ínfima de seu trabalho para o livros de bolso americanos, ele pintou dezenas de capas diferentes para os personagens mais diversos, muitos deles surgidos nesse tipo de publicação, como um certo bárbaro vindo da Ciméria. Essa ilustração "matadora" faz parte de uma série de cinco e que em minha opinião ficaria mais do que excelente em SAM #5 (Nov/82).

ree

SAM #74 (Ago/88) marca a grande virada na carreira de Frank Castle, apresentando a primeira parte de "Círculo de Sangue", minissérie da dupla Steven Grant & Mike Zeck. A capa usada pela Abril é outro anúncio publicado nos comics da Marvel, de autoria de Klaus Jason. Já essa pintura de Bob Larkin, pertence ao primeiro número de uma revista magazine chamada "Marvel Super Action" #1 (Jan/76) que tentou emplacar, sem sucesso, pela primeira vez as histórias solo do personagem.

ree

"A Espada Selvagem de Conan" #25 (Nov/86) juntou duas edições sequenciais de "Savage Sword odf Conan", ambas com capas assinadas por Larkin, a editora Abril sabiamente escolheu aquela onde Conan encara o feiticeiro Tohth-Amon. Enquanto que essa onde vemos o bárbaro se recusando a virar almoço "vegetariano", ficou inédita para sempre, pois nem a Mythos, tão pouco a Panini resolveram resgatá-la.

ree

O Gibi do Drácula foi ao lado de Capitão América e Heróis da TV, pioneiro na Abril e mesmo vendendo bem foi cancelado no número onze, porque os "engravatados" da diretoria achavam ofensivo tê-lo em sua linha de publicações. Mas se isso não tivesse acontecido, de certo que não passaria de uma décima segunda edição, caso o editor Hélcio de Carvalho, tivesse a ousadia de escolher essa pintura que esbanja sensualidade e erotismo. Ela faz parte de uma trilogia criada para "The Tomb of Dracula Magazine" onde podemos constatar a maior especialidade de Bob Larkin: Suas belas garotas assustadas. E ele se superou nessa tela, parece pôster de filme!

ree

Em 2009 a S Q Publications, tentou iniciar uma série de publicações dedicadas à carreira de Bob Larkin, porém não foi adiante nessa empreitada, ficando apenas nesse primeiro volume que contempla cerca de uma centena de ilustrações. Tornando esse o único livro de referência sobre o ilustrador, até o presente momento. Em 2019 uma versão reduzida foi impressa, é o mesmo livro em "formatinho".


Essa imagem ao lado com pinta de bookplate não vem com a edição, ela está em destaque apenas ajudando na composição. E caso vocês estejam reconhecendo-a de algum lugar, trata-se do cornerbox de "The Savage Sword" que aqui no Brasil foi utilizada pela Abril entre as edições #72-160 de "Espada Selvagem".

Pra finalizar, seu fãs americanos mantém um blog que visa a catalogação de seus inúmeros trabalhos, ele é tão vasto que ainda não o conheço em sua totalidade, mas recomendo: boblarkin.blogspot.com

Fonte: ( guiadosquadrinhos.com • comicvine.com • ha.com • marvel.fandom.com/wiki/Curtis_Magazines

• cameraviscera.com/2016/07/27/artists-behind-the-image-bob-larkin )


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

Comments


ATENÇÃO: A BATDEIRA NÃO FAZ COMÉRCIO, C/ RÉPLICAS, CÓPIAS ARTESANAIS, FAC-SÍMILES OU QUALQUER OUTRO IMPRESSO EM SITES DE LEILÃO.

>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page