top of page

ALMANAQUES PERDIDOS DA EBAL [5]

  • Foto do escritor: vamilustrador
    vamilustrador
  • 6 de dez. de 2020
  • 6 min de leitura

>> No último ano da década de 1960, todos os Almanaques da EBAL, estamparam na parte superior de suas capas a frase "NA ONDA 1969", mas o real motivo que justifique sua presença, eu nunca consegui descobrir. Porém posso dizer com certeza que esse foi um ótimo ano para a editora do bairro de São Cristóvão. Afinal, ela publicou mais de 30 títulos, dentre eles os primeiros totalmente em cores! E nesse ano também foram lançados os primeiros almanaques de "QUADRINHOS" e "SUPER-HERÓIS".

ree

A chegada desses personagens, reunidos como um time de Futebol de Salão, no Brasil é bastante conhecida e acontecera pouco tempo antes, em junho/67, como parte de uma grande campanha publicitária bancada pela distribuidora de combustíveis SHELL.


Ao passar num posto e abastecer, o Pai levava para seu filho (ou pra ele mesmo) um gibi com um par de heróis então desconhecidos, eram eles: "CAPITÃO Z" (Capitão América & Homem de Ferro), "SUPERXIS" (Incrível Hulk & Príncipe Submarino) e "ÁLBUM GIGANTE" (somente para o Poderoso Thor, afinal é ele um Deus Asgardiano). Essas edições que foram impressas com um N°0, eram as primeiras e gratuitas! E devem ter ficado raras, pois o "Almanaque dos Super-Heróis" que apareceu um ano e meio depois, republicou seis das oito histórias dessas três edições.

ree

Porém esse almanaque acabou sendo o único dedicado aos primeiros personagens da "Casa das Ideias" que por aqui chegaram. Mesmo sendo possível para a EBAL ter publicado mais três depois dele. Isso porque todos os permaneceram ficaram sob a tutela dos Aizen até outubro/72, quando então migraram para outras editoras como GEP e GEA, com exceção do Capitão América que se manteve até janeiro/75.


E isso seria possível pelo simples motivo da Editora ter pulado muitas das aventuras produzidas pela Marvel antes daquelas que foram escolhidas para montar as chamadas "Edições Zero da SHELL". E é justamente resgatando algumas que resolvi montar três fantásticos almanaques para a quinta parte desse que já se tornou o maior projeto imaginário da Batdeira.


Portanto conheçam agora o...

ree

ALMANAQUE SUPER-HERÓIS [1970]


O Homem de Ferro, "... elétrico, atômico e genial..." surgiu em "Tales of Suspense" #39 e passou a dividir a revista com o recém descongelado Capitão América"... que é um homem forte e enfrenta a morte..." dezenove números depois, na edição #59, mas a EBAL só começou a publicar o título mesmo, depois de mais oito números quando juntou as edições #67-68 para formar a sua "Capitão Z" N°0.


É da edição #58 que resgatei a imagem que ilustra a capa desse primeiro almanaque imaginário. O motivo da escolha é obvio, afinal ela dá uma prévia do que viria a ser o primeiro dos vários embates entre os dois Vingadores fundadores. Ela com certeza teria forte apelo aos olhos dos Marvetes de todas as idades, que nessa altura já teriam cada um o seu herói preferido, embora nem imaginavam que um dia no futuro passariam a ser conhecidos pelo nerdístico apelido.


Seguindo o modelo adotado pela EBAL no almanaque de 1969, ele teria 100 páginas, contendo além dessa titânica aventura ainda caberiam outras sete! Três do "Bandeiroso" e quatro do "Latinha", retiradas das edições #59-62 de "Tales of Suspense".

ree

ALMANAQUE SUPER-HERÓIS [1971]


Uma prática comum na EBAL desde o seu alvorecer e que fez escola, era adaptar ilustrações originais criando capas inéditas inesquecíveis e esse foi o caso aqui, aproveitando duas imagens escolhidas dentre as disponíveis no mesmo período; Com uma proposta exatamente oposta à capa do ano anterior ela apresenta então os dois Vingadores, como grandes parceiros que sempre foram na defesa da Justiça e do "Marvel Way of Life".


Também com 100 páginas, esse almanaque seria composto pela aventura de Steve Rogers restante da edição #62 e outras oito divididas entre ele e Tony Stark retiradas de "Tales of Suspense"(#63-66).


A grande maioria dessas histórias, senão todas, já foram publicadas no Brasil, em diversos "formatos e cores", por assim dizer. De forma salteada e espalhadas por vários títulos da Bloch, Abril e Mythos através dos anos e de forma sequencial na década anterior pela Panini por ocasião da Coleção Biblioteca Histórica Marvel, num volume dedicado ao "Sentinela da Liberdade" e dois ao "Vingador Dourado". E se tudo der certo, todas elas serão republicadas a partir de 2021, na recém anunciada "CCM".

ree

ALMANAQUE SUPER-HERÓIS [1972]


"...Da força vive o Hulk! Hulk! Hulk!..." e nem ela evitou que a EBAL pulasse todas as nove histórias do "Ervilhão Nervoso" publicadas em "Tales to Astonish" antes das edições #70-71, que ela juntou então para lançar a sua "Superxis N°0". E podem acreditar quando digo que os editores conseguiriam reunir todas nas 100 páginas, desse almanaque, EU CONTEI!


Essas aventuras curtinhas produzidas pelo Trio Lee/Ditko/Kirby são na verdade capítulos de uma única trama que ainda se encontra inédita no Brasil (pelo menos na forma impressa), e não estou fazendo alusão nenhuma aos arquivos proibidos que circulam pela web, digo isso, pois todas foram adaptadas em quatro episódios da antiga série desanimada "Marvel Superheroes", cujos trechos das musiquinhas de abertura foram transcritos acima. Mas não desanimem, se tudo der certo, todas elas serão publicadas a partir de 2021 na recém anunciada "CCM".


E num resgate imaginário nada menos do que INCRÍVEL, trago até vocês essa arte-final montada pelos talentosos profissionais da EBAL, encontrada por acaso num sebo as margens da Zona do Crepúsculo...

ree

ADENDO

>> O Capitão América foi descongelado na Era Marvel em "The Avengers" #5 mas essa revista não foi negociada pela SHELL na época de sua campanha publicitária e nem pela EBAL, quando teve chance. A editora que já publicava os principais Vingadores, preferiu licenciar Quarteto Fantástico, Homem-Aranha e Demolidor. Esse fato só foi mostrado como flashback em "Capitão Z" #30 (Jan/70).


>> O Deus do Trovão e o Príncipe Submarino foram os únicos "Super-Heróis SHELL" que tiveram suas aventuras publicadas desde o princípio, mas fora da ordem cronológica.


• THOR apareceu em "Journey Into Mystery" #83 (Ago/62) que conta a sua origem, porém ela saiu em "Álbum Gigante" #1, pois a EBAL preferiu lançar a "edição zero" mostrando sua luta contra o Incrível Hulk e o Gárgula (originalmente publicadas nas edições #112-113). Essas duas histórias em questão, não foram republicadas pela editora no Almanaque de 1969, por conta da limitação de páginas. Ao invés delas dois "Contos de Asgard" com seu meio-irmão Loki foram utilizados.


• NAMOR que era velho conhecido dos Brasileiros, visto que foi criado na década de 40 assim como o Capitão América, fez sua estreia na "Marvel" como vilão em "The Fantastic Four" #4 (Maio/62), antes de ganhar as aventuras solo publicadas no mix de "Superxis". No Brasil, a ordem foi inversa, ele primeiro surgiu na então "edição zero" (jun/67), para somente três anos depois tentar seduzir Susan Storm, a noiva de Reed Richards na citada história do "Quarteto Fantástico", publicada pela EBAL em "Super X" #31 (Mar/70).

ree

ADENDO EXTRA! EXTRA!

>> CCM - Coleção Clássica Marvel, mencionada aqui é a grande novidade da Panini Brasil, para 2021 anunciada na CCXP Worlds 2020! Com ela teremos a chance de conhecer pela primeira vez ou revisitar as grandes aventuras citadas aqui desses três personagens, assim como a de vários outros criados na dita "Era de Ouro Marvel" ou "Era Atômica Marvel". E o melhor por um preço que me parece se bem camarada!


Separei estas três pois tratam justamente do período citado no projeto imaginário da Batdeira. Para saber mais detalhes das 194 edições publicadas até o momento, pela matriz italiana e que poderão servir de base para as "nossas", acesse "SUPER EROI CLASSIC"


Dá pra dizer que 2020 vai terminar com outra ótima notícia, além da descoberta das vacinas contra Covid 19. Feliz Natal, um 2021 repleto de saúde pra todos! E quem sabe a gente volta a se encontrar por aqui.

Fonte: (guiadosquadrinhos.com / guiaebal.com / comicvine.com / hulk.fandom.com/wiki )


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

Comentários


ATENÇÃO: A BATDEIRA NÃO FAZ COMÉRCIO, C/ RÉPLICAS, CÓPIAS ARTESANAIS, FAC-SÍMILES OU QUALQUER OUTRO IMPRESSO EM SITES DE LEILÃO.

>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page