ALMANAQUES PERDIDOS DA EBAL [4]
- VAM!
- 25 de out. de 2020
- 5 min de leitura
>> A revista do "Cabeça de Teia", com seus 70 números, de longe foi a mais longeva e bem sucedida da ERA MARVEL/EBAL, tanto que na ânsia de publicar a maior quantidade possível de histórias, deixando sua revista cada vez mais atrativa, a editora acelerou muito a cronologia, chegando a publicar o equivalente a três edições originais "The Amazing Spider-Man" em um único gibi.
O resultado, todo leitor da velha guarda sabe, a editora do bairro de São Cristóvão, ficou cinco meses (Dez/73 até Abr/74) sem aventuras inéditas do "Teioso", sentenciada aos repetecos, pois simplesmente as mesmas ainda não tinham sido produzidas por Stan Lee & Cia! E justamente as edições mais cobiçadas pelos colecionadores, os almanaques, contribuíram e muito para que essa "fatalidade" ocorresse.

É claro que se olharmos de forma individual, eles ficaram 100% aproveitáveis, todos recheados com as desventuras de Peter Parker, porém somando os três, foram-se onze meses "The Amazing", que fizeram muita falta, quando chegou a hora. E o mais incrível de tudo é que não precisava ter sido assim, pois a EBAL poderia ter utilizado outras aventuras do personagem criadas pela Marvel Comics, disponíveis na época de cada um deles, vocês podem acreditar!
Eu Arrisco dizer, que elas só não foram usadas simplesmente porque ninguém da editoria ficou sabendo de suas existências, só pode! Puro reflexo de uma época onde a comunicação entre as duas editoras, mesmo com escritórios de representação e licenciamento funcionando, era lenta e burocrática. Essa é a única explicação que consigo encontrar. Afinal mesmo que isso envolvesse a negociação à parte dessas edições, com todo sucesso obtido no Brasil pelo "Amigão da Vizinhança" desde que surgiu, com certeza teria valido muito a pena esse investimento.
E não são poucas, tanto é que além dos três almanaques citados acima, teríamos material suficiente para mais de um. E olhem que eu não me esqueci do Almanaque de 1974 não, ele continuaria sendo o mesmo, já que suas aventuras foram retiradas de Marvel Team UP, o título onde o Aranha se encontrava com outros heróis da editora.
Mas hoje não vou tratar de especular sobre oque poderia ter saído nos especiais de 71 até 73, eu vou fazer algo muito melhor, apresentar aquele que poderia ter sido o primeiro e mais surpreendente de todos os almanaque do Homem-Aranha, caso fosse publicado em...

Surpreendente seria pouco para descrevê-lo, pois as duas edições originais que montariam o seu miolo, são como direi de vital importância para o sucesso do personagem entre a garotada que cresceu e hoje vem desembolsando quantidades generosas de dinheiro para adquirir as Edições Definitivas da Panini:
"O SEXTETO SINISTRO"
"The Amazing Spider-Man Annual" #1 (Out/64) - Por Stan Lee & Steve Ditko
Em janeiro de 1970 mesmo com o grande delay entre Brasil/EUA, o "Amigão da Vizinhança" já tinha tido o desprazer de encontrar pela frente cinco grandes adversários que compõem sua famosa galeria de vilões, Abutre, Dr. Octopus, Elektro, Mistério e Homem-Areia, mas nunca todos de uma só vez!
E no mesmo mês em que seria acuado como uma presa pelo sexto deles, Kraven - o Caçador na edição mensal de Nº 10, esse Almanaque, se tivesse sido realmente publicado, teria dado oque falar na hora do recreio! Graças não só ao eletrizante épico narrado em quarenta e uma páginas, onde seis delas são de um quadro só (conhecido como splash-page) mostrando o Aranha confrontando cada um dos nefastos e vingativos integrantes do recém formado "grupo sinistro", mas também pela galeria de extras sensacionais: dezenove mini pôsteres (pin-ups) com o herói, seus amigos, seus vilões e até o seu melhor coadjuvante o mala do J. J. Jameson. E como se isso tudo não bastasse, um incrível guia explicando cientificamente os seus poderes e habilidades aracnídeas.

Essa edição anual em sua forma integral ficou ignorada por três décadas, no Brasil. Foi somente em Abril de 1996 que ela foi totalmente resgatada pela Editora Abril, no volume Nº 4 de sua Spider-Man Colletion (aquela que vinha em papel jornal, acompanhada de uma fita VHS);
Mas um ano antes, em Outubro de 1995 a própria Abril apresentou o confronto com o Sexteto em Origens dos Super-Heróis Marvel nº 3 e bem antes disso o "Guia de poderes" do Teioso, uma curta historinha de apenas nove páginas, foi publicado pela Bloch na edição Nº 7 (Ago/75) do seu gibi do Aranha;
Porém as cores originais, graças ao processo de restauração digital, só foram conhecidas por aqui, quando a Panini passou a publicar a Biblioteca História Marvel a partir de 2007.
"A ORIGEM DO HOMEM-ARANHA!"
"The Amazing Fantasy" #15 (1962) - Por Stan Lee & Steve Ditko
Pasmem!!! Para enriquecer de forma incomparável esse primeiro Almanaque do Teioso, simplesmente teríamos a ORIGEM do personagem! Como é que os editores deixaram passar essa?! Não tem nem como sair em defesa da EBAL, nesse caso, nem tampouco da Bloch! Foi somente a RGE que percebeu a sua falta;

Com isso os leitores brazucas mais antigos, só foram sentir na pele, o trauma de Peter Parker pela perda do Tio Ben, em Homem-Aranha Nº 44 (Ago/82), quatorze anos, depois de sua primeira aparição ocorrida em Álbum Gigante Nº 11 (Ago/68), o gibi do Poderoso Thor publicado pela EBAL. Pela Abril ela fez parte do mix comemorativo de Capitão América Nº 100, uma das mais memoráveis edições da Editora dos Civita. A sua republicação mais recente foi pela Panini, na Edição Definitiva de 2019.
Para finalizar o mais importante, e é claro, a única razão para toda essa falação, a capa. Encontrada no fundo do baú de relíquias imaginárias da Batdeira:

A impactante ilustração criada por Steve Ditko, para The Amazing Spider-Man Annual #1 que consegue transmitir ao leitor o tamanho da encrenca que o "Cabeça de Teia" terá pela frente quando encarar o Sexteto, ao ser espelhada, se ajustaria com maestria ao design padronizado pela Editoria de Arte da EBAL quando resolveu homenagear o aniversário de um ano de pouso do "Homem na Lua" em seus almanaques para 1970.
Fonte: (guiadosquadrinhos.com / guiaebal.com / comicvine.com )
>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.
Comments