O MISTERIOSO ARANHA DA BLOCH...
- vamilustrador
- 28 de ago. de 2022
- 5 min de leitura
>> O Colecionador Alexandre Morgado postou em seu Instagram "curiosidades_marvel_brasil" aquele que talvez seja um dos maiores mistérios dos mais de 80 anos de publicação da Casa das Ideias no Brasil. Uma página com anotações de próprio punho do antigo editor da Bloch Editores, o celebre Edmundo Rodrigues.
Pelas anotações, que se dividem em duas etapas é detalhado o conteúdo de Homem-Aranha nº 33 que então viria a se tornar o último publicado pelo dono da Revista Manchete, Adolpho Bloch em Janeiro de 1979. E logo abaixo o planejamento do número seguinte, o TRIGÉSSIMO QUARTO!

Em sua agenda de trabalho Edmundo Rodrigues escreveu ou seria melhor dizer, ilustrou com sua caligrafia maravilhosa, qual o tema central da edição nº 34 a ser explorado na capa: "Homem-Aranha contra Monstros!" Além disso consta a informação de quais comics seriam utilizados no miolo, "Giant-Size Spider-Man" e "Marvel Team-Up" duas séries que apresentavam encontros do Amigão da Vizinhança com todo o elenco do Universo Marvel.

Segundo apurado por Morgado em suas pesquisas para o livro "Marvel Comics, A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil" que já teve a sua segunda edição esgotada, reza a lenda que essa edição chegou realmente a ser impressa. Na época da Bloch, as editoras tinham o hábito de montar uma edição de cada revista antes de preparar todo o lote para impressão. Apelidada de “boneco” servia para que os editores corrigissem possíveis falhas ocorridas em sua preparação, tais como páginas invertidas ou erros no processo de diagramação dos textos. Obviamente que, no caso da Bloch, não usavam esse método para acertar as cores trocadas dos personagens.
E mais, esse boneco teria sido presenteado pelo próprio Edmundo Rodrigues, a um colecionador do Rio de Janeiro, provavelmente algum tempo depois, já que a Bloch tinha perdido os direitos da Marvel e portanto não poderia fazer a impressão do lote total da edição. Apesar do colecionador cuja identidade é mantida em segredo por Morgado, afirmar que o boneco existe o mesmo se recusou a dar um relato para seu livro, confirmando toda essa incrível e incomum história.

Uma outra curiosidade diz respeito a forma de publicação da Bloch, Giant-Size Spider-Man foi uma curta série com apenas seis edições especiais lançadas de forma espaçada entre 1974/75. Essa edição de estreia com data de capa de Junho/74, foi bombástica pois Peter Parker tem que proteger sua jugular da mordida do Conde Drácula, então licenciado pela Marvel em uma série de absurdo sucesso nos Anos 70, também publicada pela editora. Porém a Bloch quatro anos antes já tinha publicado o nº 5, cuja trama se desenrola na Região dos Everglades, com nosso herói enfrentando o Homem-Coisa, no "Almanaque do Homem-Aranha e Seus Super-Amigos" de Dez/75. E sabe-se lá porque o nº 2 que tem um embate contra o Mestre do Kung-Fu outro sucesso da época, foi ignorado..
Giant-Size Nº1 acabou sendo publicado seis anos depois pela Editora Abril, (Out/1984) com o título principal de "A Nau dos Condenados" e uma segunda parte chamada "A Máscara da Morte Negra", ela tem roteiro da lenda Len Wein, desenhos de Ross Andru e Arte-Final de Don Heck. Na trama Tia May está com uma doença mortal, e a única pessoa que pode curá-la é um especialista que está num navio no meio do Atlântico. O Homem-Aranha então pega emprestado um veículo voador do Quarteto Fantástico e ruma para a embarcação. Mas, sem que nosso herói saiba, ninguém menos do que o Conde Drácula, também bate suas asas e viaja até o barco, para alcançar a mesma pessoa... só que para matá-la!

Mais uma curiosidade, Marvel Team-Up que na grande maioria das edições apresentava encontros do Teioso com outros heróis, foi literalmente ignorada pela Bloch com exceção de duas ocasiões, na edição de nº 32 do próprio personagem e em "O Tocha Humana" nº 7 (Out/75). Mas essas duas edições escolhidas por Edmundo acabaram saindo pela RGE, em "Super-Heróis Marvel" nº 19 (Jan/81) uma das três revistas da editora a trazerem em seu mixe a série da Marvel, pois ao contrário de sua antecessora a editora de Roberto Marinho soube explorar ao máximo a fonte americana.
As duas edições sequenciais de Marvel Team-up apresentam uma única trama, e reunia-las na mesma edição é uma ideia bastante lógica. "Uma Vez num Castelo" e "Neve Mortal" são escritas pelo roteirista Gerry Conway e tem desenhos do "pau pra toda-obra" Sal Buscema e Arte-final de Vince Colleta. A trama é uma das mais nonsense do personagem; o Homem-Aranha tenta impedir um roubo a banco, é golpeado e quando acorda está num castelo nas montanhas geladas, amarrado ao lado de criatura de Frankenstein. O Castelo pertence ao Barão Ludwig Von Shtupf, que pretende usá-los pra criar um exército de monstros a fim de dominar o mundo e para que ambos consigam fugir e impedir os planos do seu captor eles primeiro tem que passar por cima do feros Homem-Lobo (na verdade o ex-astronauta, John Jamenson) que veio atrás da agente da SHIELD, Judith Klemmer encarregada de espionar o Barão louco de pedra.
A capa de Marvel Team-Up #36 que ficou inédita no Brasil, por uma coincidência teria sido a mesma escolhida por Edmundo Rodrigues para a misteriosa edição nº 34. E segundo acredita Alexandre Morgado; o motivo para isso teria sido técnico: O nome do personagem convidado da edição é "The Frankenstein MONSTER" e traduzir a palavra no plural para "MONSTROS" e adaptá-la ao layout já existente seria algo bem prático. E foi partindo desse pressuposto que me motivei a imaginar como seria:

Quanto a todo o resto, a culpa é minha mesmo, confesso. Me imbui do melhor espirito "Marvel/Bloch de Ser" na hora de repensar os diálogos, colorir novamente a arte da capa e acrescentar os outros detalhes.
Ao final de tudo fiquei pensando porque de uma hora para a outra o gibi do Aranha que começou de forma mensal e terminou bimestral em seu último ano de publicação, teria uma edição formada somente por uma série que até então tinha quase que sido completamente deixada de lado e cheguei a seguinte conclusão: É que a edição nº 34 seria a última realmente. Quero acreditar que Edmundo Rodrigues, quis encerrar a série sem nenhum grande clímax que frustrasse o leitor no mês seguinte sem nada para comprar. Por isso ele encerra suas anotações com um destacado "FIM".
Fonte: (guiadosquadrinhos.com / guiaebal.com / comicvine.com )
>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.
Comments