ALMANAQUES PERDIDOS DA EBAL 10
- vamilustrador
- 17 de jul. de 2022
- 7 min de leitura
>> QUEM É O ARQUEIRO VERDE?
Ele é o Oliver Queen, um herói muito das antigas. E não estou dizendo isso por conta de seu uniforme e adereços de combate ao crime, serem inspirados em Robin Hood o mítico herói inglês, que teria vivido no século XII, agindo como fora-da-lei roubando dos nobres para doar aos pobres.

Anel de poder que nada, Hal Jordan! Oliver Queen, com arco e flechas ganhou seu próprio cartão de identidade dos heróis, em uma seleta coleção de brindes encartados nos Almanaques EBAL de 70/71 e você nada!
Ele foi criado por Mort Weisinger e George Papp e apareceu pela primeira vez num gibi dos primórdios da National Comics (hoje DC), o More Fun Comics #73 (Nov/41). Aqui no Brasil ele passou a integrar o mixe do gibi do Super-Homem a partir de Superman #4 - 1ª Série (Fev/48) e com o passar do tempo suas histórias foram distribuídas pelos diversos mixes da editora.

Pela DC, o Arqueiro e Ricardito ganharam capa pela 1ª vez em MFC #77, já pela EBAL foi em Superman #69 - 1ª Série (Jun/53)
Apesar do visual clássico, em essência o Arqueiro Verde, nada mais era do que uma réplica do Batman, era herdeiro de uma fortuna, tinha seu menino prodígio, o Speedy ou Ricardito como foi batizado pela EBAL e até o seu "Flechamóvel", isso mesmo você não leu errado.
E dessa forma ele permaneceu pelos 28 anos seguintes, até que o jovem e revolucionário roteirista Dennis O´Neil resolveu virar sua vida de ponta cabeça e torná-lo realmente interessante. Tirou sua fortuna, afastou-o do Ricardito e passou a retratá-lo como um contestador da desigualdade social, concentrando suas aventuras exclusivamente no ambiente urbano, no submundo das ruas, onde a vida é osso. Mas nem tudo foi sofrência, ele passou a namorar a Dinah Lance, a vigilante loira Canário Negro.

Oliver teve seu visual revigorado pelo gigante da indústria Neal Adams, em JLA #75 (Nov/69), uma edição ainda inédita no Brasil onde também é mostrado que a Canário Negro na verdade veio da Terra Paralela. No ano seguinte ele fez sua estreia na EBAL (Batman em Cores #6 Set/70). Já a primeira vez em que foi visto pelos leitores brasileiros ao lado de chapa Hal Jordan só aconteceu dois anos mais tarde (Batman em Cores #23 Set/72).

Toda essa escassez de aparições se deu, porque a EBAL que sempre negligenciou a publicação da revista Green Lantern, continuou a fazê-lo até Ago/77 com o lançamento da série em formatinho: Invictus 2 em 1. A revista Green Lantern foi cancelada na edição #89 (Mai/72) para só voltar a ser publicada quatro anos depois (Ago/76) dando continuidade a numeração que havia sido interrompida. E é essa edição #90 que a EBAL utilizou em sua primeira Invictus 2 em 1, como mencionado em Almanaques Perdidos [9].
Por conta dessa decisão, toda a sequência de treze edições (GL #76-87 e 89) onde é mostrada a formação da dupla com Hal Jordan e os percalços enfrentados em sua viagem pelo interior dos Estados Unidos, numa profunda analise dos seus problemas sociais, foi ignorada. E nós leitores brasileiros, só viemos a nos surpreender com os temas abordados quase uma década depois quando chegou as bancas Heróis em Ação #1 (Jul/84) pela Editora Abril, que recém tinha adquirido a licença de publicação da DC.
Mas E SE a EBAL tivesse atentado para a formação da "Dupla de todos os Tempos" bem antes? Como suas aventuras iniciais poderiam ter sido publicadas? A possibilidade mais provável seria inseri-las em algum mixe mensal como Superman, Batman ou até mesmo a série anterior de Invictus.
Porém aqui na Batdeira, se é pra imaginar alguma coisa, que seja de forma surpreendente e inesperada. E foi selecionando algumas dessas aventuras que tive a ideia de criar não apenas um, mas sim, uma dupla de ALMANAQUES PERDIDOS para o ano de...

Além da história extraída da série da Liga da Justiça América, a saga da "Superdupla Verde" inteira, como eu mencionei acima tem treze partes, mas as aventuras foram desenvolvidas em arcos e portanto a não publicação do todo, não prejudica a leitura, desde que os arcos saiam completos e foi dessa forma que eu formatei ambos os almanaques.

“EM CADA HOMEM, HABITA UM DEMÔNIO”.
Por Dennis O'Neil & Dick Dillin (JLA #75 - November 1969)
>> Oliver Queen, que perdeu toda a sua fortuna por causa de John Deleon, um financista inescrupuloso, que incriminou o industrial milionário por uso indevido de verbas públicas, agora está de cavanhaque e aparece com um novo uniforme de Arqueiro Verde ao lado da Dinah Lance, à Canário Negro oriunda da Terra 2 e que tomou a decisão de viver na Terra 1 junto a ele, relembrando sua última grande aventura na Liga da Justiça América, onde todos os membros da equipe enfrentam cada um, a sua própria contraparte maligna criada magicamente pelo vilão Aquarius.
"O MAL SUCUMBIRÁ ANTE A MINHA PRESENÇA".
Por O'Neil, Adams (GL #76 - April 1970).
Cuja capa que adaptei para este Almanaque.
>> Hal Jordan, após salvar um homem de ser surrado, descobre que o mesmo quer expulsar seus algozes de viverem na zona pobre de Coast City. Mas ao encontrar seu antigo companheiro da Liga da Justiça, Oliver Queen, consegue impedir os planos do canalha. Toda a situação o faz se sentir alienado dos problemas da comunidade, por sempre atuar no espaço e junto com o Arqueiro Verde, convence um Guardião de OA, que busca entender como vivem os terráqueos, a partirem para uma viagem pelo país numa profunda análise da sociedade americana.

"UMA JORNADA A DESOLAÇÃO".
Por O'Neil, Adams (GL #77 - June 1970)
>> Lanterna, Arqueiro e o Guardião chegam até a pequena Desolação, uma cidade mineradora do Oeste de Virgínia, tomada por conflitos civis entre trabalhadores explorados, liderados por Jacob e Slapper Soames, um poderoso Barão da Terras que tomou a cidade para si com o apoio armado do Partido Nazista Americano.
"O PROFETA MALDITO".
Por O'Neil, Adams com Dan Adkins (GL #78 - July 1970)
>> Após ser vítima de um atropelamento criminoso pela gangue de motoqueiros conhecida como "Devils", no interior de Washington, Dinah Lance é resgatada e sofre lavagem cerebral nas mãos do misterioso Joshua, o líder de uma seita de fanáticos idólatras e racistas. Cabe ao seu namorado Oliver Queen e seu amigo Hal Jordan descobrirem o seu paradeiro e resgatarem a Canário Negro, mas será que ela quer ser?

"ULISSES ESTRELA NÃO MORREU".
Por O'Neil, Adams com Frank Giacoia (GL #79 - September 1970)
>> Nossos heróis impedem que um nativo americano seja executado por dois grileiros, numa disputa por posse de terras, que somente será encerrada quando um homem que ninguém vê há vinte anos - Ulisses Estrela, possuidor da única cópia do contrato de concessão de terras assinado há mais de 100 anos atrás pela tribo indígena e o governo americano, for encontrado.


"O FIM DE UM IMORTAL".
Por O'Neil, Adams & Giordano (GL #80 - October 1970)
>> Enquanto viajam pelas estradas do noroeste dos EUA, Arqueiro, Lanterna e um dos Guardião de OA, se envolvem em um grande acidente com um caminhão desgovernado e um navio transportando resíduos tóxicos ilegais, resultando em graves ferimentos infligidos a Hal Jordan e uma enorme tragédia ambiental.
"EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA".
Por O'Neil, Adams & Giordano (GL #81 - December 1970)
>> A Dupla Verde junto à Canário Negro escoltam o Guardião de OA que foi exilado por seus pares, por conta de suas ações na história anterior, até o Planeta Natal "Maltus" que deu origem as raças dos "Oans" e dos "Zamarons". Chegando lá, descobrem que o mesmo, está tão super povoado que acabará por esgotar todos os seus recursos naturais em breve.

"COMO SE ENFRENTA UM PESADELO".
Por O'Neil, Adams & Giordano (GL #82 - March 1971)
>> Um gesto singelo entre namorados, dá início a uma terrível aventura sobrenatural, quando Oliver Queen presenteia Dinah Lance com uma caixa contendo flores, que ao ser aberta, libera duas criaturas mitológicas conhecidas como harpias, aprisionadas por uma bruxa secular e cabe a Hal Jordan persegui-las até um lugar conhecido como “Dimensão das Fúrias” onde ele irá se deparar com o seu maior antagonista.
"... E APENAS UMA CRIANÇA OS DESTRUIRÁ!".
Por O'Neil, Adams & Giordano (GL #83 - May 1971).
Cuja capa que adaptei para este Almanaque.
>> Lanterna e Arqueiro acompanham a Canário Negro em seu novo emprego civil, como professora, até o Colégio Meadowhill e ao chegarem na instituição são surpreendidos por Sybil, uma doce menininha com poderes paranormais, que manipulada por um estranho homem conhecido Grandy, “o Cozinheiro”, entre outras coisas, aprisionou Carol Ferris em uma cadeira de rodas.

"A AMEAÇA DE PLÁSTICO".
Por O'Neil, Adams & Bernie Wrightson (GL #84 - July 1971)
>> Hal Jordan leva sua então namorada Carol Ferris, após ele ter revelado ser o Lanterna Verde para ela, até Piper's Dell, uma cidade industrial construída em plástico pelo Dr. Wilbur Palm, onde a moça espera encontrar uma cura para a paralisia que acometeu suas pernas na edição anterior. Porém o Doutor que também é o Prefeito da cidade se revela na verdade, um antigo inimigo do Lanterna Verde a muito desaparecido com um plano de vingança contra o Patrulheiro do Setor Espacial 2814.

Para finalizar, ao imaginar que a EBAL seria capaz de inovar na publicação de seus Almanaques Anuais, nada mais coerente do que criar uma propaganda no estilo das desenvolvidas pela equipe comercial da editora. Pois é claro que ela iria informar aos seus leitores dessa novidade sem igual!

Confesso que tem coisa que faço, que lamento não poder encontrar num sebo qualquer bem no limiar da Zona do Crepúsculo, num lugar Além da Imaginação.
Fonte: (guiadosquadrinhos.com / guiaebal.com / comicvine.com )
>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.
Comments