top of page

E SE... A "SAM" CHEGASSE AO Nº 400?!

>> Sua primeira aparição nas páginas da Editora Abril foi digamos "de parar o trânsito" como se dizia na época. Aconteceu em Heróis da TV #2 (Ago/79) no alvorecer de uma nova Era de Maravilhas, como integrante do então grupo mais eclético do quadrinhos, Os Campeões, mas somente quatro anos depois com o lançamento da histórica SAM #1 (Jul/82) foi que nós leitores brasileiros começamos a ter um vislumbre real de todo o seu potencial como personagem feminina, atuando nas histórias do Demolidor escritas por Roger McKenzie e ilustradas por um novato Frank Miller.


Passado mais um ano, ela ganhou bastante destaque em Homem-Aranha #04 (Out/83) ao lado do Teioso, Nick Fury e Shang Chi - O Mestre do Kung Fu na trama "A Mulher que Nunca Existiu" um copilado no melhor estilo Abril, reunindo as edições originais "Marvel Team-Up" (#82-84) produzidas por Chris Claremont & Sal Buscema. E o melhor de tudo, com direito a seu nome impresso na capa: VIÚVA NEGRA!

Recortes da história publicada em HdTV #02, por George Tuska, seguidos do detalhe e capa de HA #04.


Mas devemos novamente a SAM que em suas edições #29-32 apresentou a (talvez) mais famosa história de NATASHA ROMANOFF - "Teia de Intrigas" produzida pela dupla Ralph Macchio & George Pérez, originalmente publicada em "Marvel Fanfare" #10-13 e republicada várias vezes pela Marvel com o passar dos anos, mas que por aqui nunca teve a mesma sorte, e pelo jeito vai continuar assim, a não ser que Panini Brasil por conta do vindouro filme solo da personagem com a Scarlett Johansson, surpreenda a todos nós!

Em destaque SAM #29, a única vez em que a "A Saga da Viúva Negra" foi impressa no Brasil, na sequência cinco republicações, quatro da Marvel e a última da Panini (mas é a da Espanha).

E por falar na estonteante Johansson, foi quando ela viveu a personagem pela terceira vez, em 2014 no melhor filme da Marvel Studios (em minha humilde opinião) "Capitão América 2: O Soldado Invernal" que chegaria as bancas essa fantástica...

Na última parte dessa viagem imaginária, por uma Realidade Alternativa que surgiu graças a um simples comentário do Elcio de Abreu no Blog Submundo HQ, já mencionado aqui, vou apresentar oque ele preparou para a SAM #400, uma edição especialíssima totalmente dedicada a VIÚVA NEGRA com histórias até então totalmente inéditas no Brasil!


Então, sem mais delongas, confiram o editoral e sumário que me deram a gratificante oportunidade de diagramar em um arrojado layout, o mesmo design. Conferindo assim um novo frescor à essas páginas de abertura apresentadas nesse grande projeto.

O ilustrador espanhol Daniel Acuña, conseguiu imprimir seu belo estilo de pintura digital em diversas capas tanto para Marvel quanto DC Comics. Em 2010 logo após o sucesso de "Homem de Ferro 2" ele ilustrou também as cinco primeiras edições de uma curta série da Viúva Negra escrita pela Marjorie Liu chamada "O Nome da Rosa", que permanece inédita no Brasil, infelizmente. E foi justamente das edições #2 e 4 que extraí as Viúvas utilizadas em detalhes nessas duas páginas.

Assim como a poderosa capa dessa SAM #400, onde nos vemos totalmente paralisados diante, não só da ameaça de sermos atingidos pela picada energética dos sofisticados braceletes da personagem como também pela opulência da beleza escultural dessa Femme Fatale Soviética. E mesmo sem precisar, ainda fiquei motivado o bastante para criar um logotipo extra para essa edição.

Mas não apenas ilustrações contemporâneas foram usadas. Como a proposta inicial do Elcio, era conceber um especial capaz de apresentar um amplo panorama sobre a carreira da Srª Romanoff, procurei justamente traduzir isso em uma única imagem para a contra capa, endossando assim o logotipo "Dossiê Viúva Negra".


Para tanto, selecionei algumas das melhores representações da personagem, cada uma apresentando um visual pertencente a uma fase distinta, assinadas por alguns dos maiores medalhões da Indústria como George Tuska, Don Heck, John Romita Senior e os ilustres desconhecidos Paul Ryan e Randy Green.

E agora, vamos ao conteúdo, selecionado com olhar apurado, que pode se encarado como um ótimo Guia de Leitura, pra quem resolver catar as histórias no Comixology, importar via Ebay/Amazon ou ficar esperançoso de um dia a Panini resolver publicar:

"O DÍNAMO ESCARLATE ATACA OUTRA VEZ!"

Por Stan Lee e Don Heck

Tales of Suspense #52 (Abr/1964)

No Brasil, BHM Homem de Ferro #2 Panini (Mai/2010) / Salvat Vermelha #6 (Mai/2015)


> O governo russo recruta a Viúva Negra e Boris Turgenov com a finalidade de assassinar o Prof. Anton Vanko, que desertou de seu país e passou a trabalhar para os Estados Unidos nos laboratórios de Tony Stark, "cientista espacial mas que também é o Homem de Ferro, fantástico, atômico, genial!"


"GAVIÃO ARQUEIRO, O ATIRADOR!"

Por Stan Lee e Don Heck

Tales of Suspense #57 (Set/1964)

No Brasil, BHM Homem de Ferro #2 Panini (Mai/2010)

CHM Os Vingadores #3 Panini (Jun/2012) / Salvat Vermelha #9 (Jun/2015)


> Clint Barton, um artista de circo com inveja da admiração das pessoas pelo Homem de Ferro, cria um uniforme e tenta virar herói. No entanto, acaba seduzido pela espiã russa conhecida como Viúva Negra, e juntos planejam derrotar o Vingador Dourado e conseguindo assim, ter acesso à nada menos do que toda a tecnologia das Indústrias Stark.

"DELÍRIO DE UMA TERRA DISTANTE."

Por Stan Lee e Don Heck

The Avengers #30 (Jul/1966)


> O Golias e a atual formação dos Vingadores (Capitão América, Gavião Arqueiro e Vespa desfalcada dos irmãos Mercúrio e Feiticeira Escarlate) buscam uma cura para a atual condição de Henry Pym, impossibilitado de voltar ao seu tamanho normal, indo atrás do antigo professor de colégio dele, visto pela última vez na América do Sul, mas são emboscados pela Viúva Negra, agora com novos aliados: O Espadachim e Magnum.


"ENTRA EM CENA A NOVA VIÚVA NEGRA!"

Por Gary Friedrich e John Romita Senior

The Amazing Adventures #01 (Ago/1970)


> Entendiada com sua nova vida civil na América, Natasha Romanoff cria um novo uniforme e decide combater sozinha o crime organizado, limpando a cidade dessa escória. Este é o início das aventuras solo da personagem agindo como uma justiceira das ruas.


Nota: Essa aventura foi publicada pela Marvel logo após sua aparição em The Amazing Spider-Man #86 e no Brasil da primeira vez pela EBAL em O Homem-Aranha #43 (Out/72) . Nela vemos Natasha, usando pela primeira vez seu imbatível super-sexy-colante uniforme negro.

"A MORTE É UMA MULHER CHAMADA VIÚVA!"

Por Gerry Conway e Gene Colan

Daredevil #81 (Nov/1971)


> O Homem Sem Medo foi derrotado por seus inimigos e se encontra ferido e inconsciente no fundo do rio. Vendo a notícia do acontecido na Televisão, a Viúva Negra decide ir ao resgate do herói antes que seja tarde demais. Este é o prelúdio da parceria entre os dois heróis, sendo um divisor de águas (literalmente) na vida de ambos.


"ANTES DO SALTO"

Por Gerry Conway e Gene Colan

Daredevil and Black Widow #92 (Out/1972)


> Nossa heroína foi capturada por um misterioso inimigo! O Demolidor vai atrás de pistas do seu paradeiro, mas o vilão apenas chamado "Talon" que mantém a Viúva sob seu domínio, sabe que Matt Murdock é o Homem sem Medo e prepara uma armadilha mortal!


Nota: Com esta edição o título do agora Demônio de San Francisco, passa a ser grafado como "Daredevil and Black Widow" consolidando de vez a parceria do casal de heróis. Essa fase durou até a edição #107, a partir do #108 o título volta a se chamar somente "Daredevil" porém a parceria e o romance durou um pouco mais, indo até a edição #124, onde Matt Murdock volta para a Big Apple e a Viúva Negra passa a integrar o grupo Os Campeões!


Adendo a Nota: Entre as edições #123-124 de Daredevil, A Viúva vive uma inusitada aventura ao lado de Ben Grimm, o Fantástico Coisa, em Marvel Two-In-One #10, enfrentando juntos o Grupo Terrorista “As Espadas da Justiça”. Essa história foi publicada no Brasil pela RGE em "Super-Heróis Marvel" #10 (Abr/80), época em que ela também saia na Heróis da TV da Abril.


"DEVER DE MORTE"

Por Cefn Ridout e Charles Adlard

Fury - Death Duty - Black Widow #01 (Fev/1995)


> Nessa edição especial a Viúva Negra em seu uniforme cinza, investiga um poderoso lorde do crime organizado internacional, e descobre uma antiga guerra originada décadas atrás entre o chefe do crime, Yi Yang, e o vigilante aparentemente imortal "Corvo Noturno".


Nota: "Corvo Noturno" ou Night Raven (nome maneiro, não?), é um personagem com influência dos Heróis Pulps, O Sombra e O Aranha. ele foi originalmente criado para a divisão britânica da Casa das Ideias, a Marvel UK, esta é a sua 1ª aparição em edições americanas da editora. Eles é um dos poucos heróis criados no Anos 80 e rapidamente se tornou o preferido dos fãs do Reino Unido.


"RAZÃO DE SER"

Por Nathan Edmondson e Phil Noto

Black Widow #01 (Mar/2014)

No Brasil, Viúva Negra #1 Panini (Fev/2016)


> Quando não está atuando ao lado dos Vingadores ou trabalhando para a SHIELD, Natasha Romanova, a Viúva-Negra, dedica seu tempo a uma cruzada mundial para expiar seus inúmeros pecados cometidos de quando ainda trabalhava como agente à serviço da KGB.


Nessa primeira edição da sua mais extensa série publicada até o momento, surge em seu caminho um fanático insano que se autodenomina 'O Martelo de Deus", sendo este, apenas o primeiro sinal de uma terrível conspiração que se aproxima. Quem está por trás do caos inescapável que ameaça envolver todo o globo?

 

Fonte: (guiadosquadrinhos.com / comicvine.com / marvel.fandom.com / comixology.com)


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page