top of page

BATMAN, LENDAS À PESO DE OURO!

>> Minha satisfação em ter em mãos as Lendas do Cavaleiro das Trevas, de Marshall Rogers e de Archie Goodwin foi tão grande que resolvi fazer "lobby" para que Michael Golden também possa ser publicado pela Panini, completando assim uma trilogia particular de desejos realizados.

The Legends of Dark Kinght by Michael Golden, compilada pela DC ano passado é um encadernado fantástico que a Panini poderia adaptar para um único volume de suas Lendas do Batman.

QUANDO MENOS É MAIS!

Mesmo sendo bem pequena, a sequência de histórias do personagem reunidas nessa edição, são carregadas de ação, suspense e mistério, retratando sua melhor faceta, a de Detetive.


Todas são datadas de 1978, ano cuja década fica bastante evidente graças a precisa caracterização de Michael Golden aos elementos que ambientam as aventuras, tais como veículos, vestimentas e cortes de cabelo, com exceção de apenas uma, que é de 1984, sua última contribuição na DC antes de se mudar pra Marvel e lá ficar por um bom tempo.

O MORCEGO INVERTIDO!

Essa história de 1984 traduzida pela Abril, como "O Outro Lado do Espelho" figura facilmente entre as 10 MELHORES já produzidas nesses 80 Anos de existência do Batman.


O roteirista Mike W. Barr nos apresenta "O Espreitador", a antítese do Cavaleiro das Trevas; Um frio matador de aluguel, que dedica sua vida a caçar e matar os Representantes da Lei mais combativos de suas próprias cidades, com o mesmo empenho que Batman se dedica a proteger Gotham City.


Seus destinos acabam se cruzando quando ninguém menos do que James Gordon o Comissário de Polícia, entra na alça de mira do assassino. Como se isso não bastasse a coisa vai pro lado pessoal quando acaba sobrando pro mordomo da Família Wayne, Alfred Pennyworth.

BRASILEIRO NÃO DESISTE NUNCA!

Como podem ver, essa história foi a que acabou servido de base para a ilustração acima, anexada a uma carta, enviada em 1994 a à Editora Abril, sugerindo uma coletânea do Golden. Que na época seria um pouco menor, pois eu desconhecia a totalidade de suas histórias. Mas infelizmente minha missiva acabou tendo destino igual as outras enviadas, ser ignorada :(

QUEM NÃO TEM CÃO CAÇA COM MORCEGO!

Sobre o encadernado americano do Golden, além das aventuras do Homem-Morcego, ele também conta com três do Morcego-Humano, uma de Etrigan o Demônio, outra do Bat-Mirim e de bônus uma galeria de capas produzidas já nos Anos 90 para Detective Comics e Nightwing onde é possível notar grande mudança no estilo do artista, então não mais exclusivo da Casa das Ideias.


Para o caso da Panini querer aproveitar todo esse conteúdo, talvez um único volume de Lendas não seja suficiente para comportar todas as 248 páginas em papel off-set encadernadas como brochura. Restando a editora se valer da capa dura como fez nas recentes "Batman: Dez Noites da Besta e Outras Histórias" e "As Várias Mortes de Batman e Outras Histórias".


Aliás, sobre essas duas edições em particular, lançadas ano passado, tenho a desconfiança que talvez tenham sido um teste de mercado; As primeiras de uma possível nova coleção do Morcego que viria a substituir as atuais Lendas. E esse palpite ganhou força quando o editor Levi Trindade evitou anunciar novas Lendas para 2020, no esperado Painel de Novidades da CCXP 19. Segundo ele o "formato esta sendo reavaliado".

"MÁSCARA DE DIAMANTES" De Denny O´Neil

Batman Family #18 (Capa por Mike Kaluta)

No Brasil: Batman Formatinho #40 - Ebal

_ Numa corrida contra o tempo, o Homem-Morcego persegue uma gangue de assaltantes, que foge pelo sistema fluvial de Gotham City que esta prestes a ser inundado por fortes chuvas.

"QUANDO SE FAZ JUSTIÇA" De Denny O´Neil

Batman #303 (Capa por Jim Aparo)

No Brasil: Batman Formatinho #38 - Ebal / SuperPowers #8 e Superamigos #13 - Abril

_ Uma curta história da série "Casos que Batman não resolveu"; Onde se investiga o passado de uma senhora querida por fazer filantropia.

"QUEM MATOU JUNE GOLD?" De Gerry Conway

Batman #295 (Capa por Jim Aparo)

No Brasil: Batman Formatinho #31 - Ebal

_ O corpo da jovem June Gold é encontrado sem vida por três pessoas e em três lugares diferentes. Será que todas estão falando a verdade ou tudo não passa de um grande Truque de Mestre?

"VALE DO MORCEGO BRANCO" De Denny O´Neil

Batman Family #20 (Capa por Mike Kaluta)

No Brasil: Batman #2 (1º Série) Abril

_ Bruce Wayne e um Senador Americano se acidentam numa viagem entre montanhas assombradas por uma antiga lenda macabra, que talvez tenha seu fundo de verdade.

"ENTER THE RAGMAN" De David V. Reed

Batman Family #21 (Capa por Mike Kaluta)

No Brasil: Permanece Inédita!

_ Batman conhece um novo e misterioso vigilante, que pela fantasia usada, demonstra não ter nenhum dos recursos financeiros de Bruce Wayne para combater o crime.

"EU OS DECLARO BATMAN E ESPOSA" De Denny O´Neil

DC Especial Series #15 (Capa por Marshall Rogers)

No Brasil: DC Especial #4 "Contos do Demônio" - Panini

_ Enquanto Bruce Wayne só quer saber da "vida louca, louca Vida" de se aventurar pelas madrugadas fantasiado de morcego, a bela e exótica Tália Al Ghul só pensa em uma coisa: Casar.

"O OUTRO LADO DO ESPELHO" De Mike W. Barr

Batman Special #01 (Essa sim assinada por Michael Golden)

No Brasil: Superamigos #3 - Abril

_ A história que ficou faltando virar episódio em Batman The Animated Series do Bruce Timm: Será que a falta de fortuna impediria Bruce Wayne de vir a se tornar o Batman? Talvez... mas isso não impediu um garoto pobre de virar o Anti-Batman - Espreitador!

 

Para todos que já conhecem essas aventuras da época dos formatinhos e também aqueles que nunca tiveram contato, endossem o pedido: Panini publique #batmangolden


 

Fonte: (guiadosquadrinhos.com / guiaebal.com / comicvine.com / readdc.com )


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page