top of page

A TOCAIA CHEGOU AO FIM!


>> Acabou de ser anunciado no checklist de agosto da Panini, a 1ª edição das Lendas do Batman com histórias do roteirista Archie Goodwin; Originalmente publicado pela DC como um TPB de 480 páginas, ele foi dividido em dois volumes pela editora brasileira.

Goodwin foi um dos escritores mais respeitados dos quadrinhos, começou com sua longa carreira nas antológicas edições de terror CREEPY e EERIE, da Warren Publishing; Nos anos 60, mudou-se para a Marvel, onde escreveu dois dos mais famosos heróis da Casa das Idéias, o Homem de Ferro e o Incrível Hulk. Mas foi na Distinta Concorrência durante a década seguinte que ele realizou o trabalho que o deixaria mais famoso, a lendária série de espionagem MANHUNTER com o então iniciante Walter Simonson, além de uma pequena leva de cinco aventuras do Batman ilustradas por Jim Aparo, Howard Chaykin, e o gênio por trás das animações da Hanna Barbera: Alex Toth.


Desde que foi originalmente publicada como complemento das edições #438-443 de Detective Comics em 1974, A Saga do Caçador, nunca mais deixou de ser reimpressa e teve diversas versões com formatos e acabamentos gráficos diferenciados para todos os gostos e bolsos. No Brasil sua trajetória foi mais modesta, sendo publicada pela 1ª vez na 3ª série do Batman em P&B da EBAL e depois pela Abril na das várias tentativas da editora emplacar o formatinho do Homem-Morcego.


E foi através dessa pequenas páginas coloridas que eu me deslumbrei com os detalhes da arte de Wal Simonson, antes de descobrir as edições mais antigas da EBAL, que apesar de não possuírem as cores de Carmen Tzanno ofereciam a oportunidade de estudar melhor o estilo do artista devido o tamanho das edições, maiores até que o formato americano original.


Anos mais tarde, quando a Editora Abril resolveu criar uma nova série anual para o Guardião de Gotham chamada "O Melhor de Batman" somente com republicações, imaginei que seria bacana ter a mini-série reunida em uma edição somente, tanto que mandei uma carta para os editores acrescida de dessa sugestão:

Pensei comigo mesmo: Se não toparem essa ideia, pelo menos tenho a chance de vê-la publicada na seção "Arte do Leitor", como já havia acontecido com a Saga do Batman de Marshal Rogers.


Me apropriei das ilustrações do próprio Simonson xerocadas da EBAL além dos logotipos do Batman e Caçadores da Abril e após chegar a uma combinação que me agradasse redesenhei por cima de tudo usando uma mesa de luz e acrescentando os complementos necessários.


No final, nem sei se a sugestão chegou a ser considerada, (pois o "Melhor de Batman" teve apenas duas edições lançadas) e nem o desenho foi publicado; Acabei não me atentando ao fato de que em 1998 a Editora Abril já havia abolido a seção interativa.


Mas agora passados 34 anos poderei finalmente reler essa espetacular aventura de espionagem e intriga internacional no seu formato e colorido originais.

Curiosamente nem a EBAL nem a Abril utilizaram a ilustração de Jim Aparo para o final da Saga publicada em DC #443. A editora do Sr. Aizen destacou o Bat-Cowboy de Ernie Chan e a Abril ampliou um dos quadrinhos de outra história desenhada pelo Aparo. A Editora dos Civita pelo menos se deu ao trabalho de destacar com um selinho o encontro do Morcego com o Caçador.


O Walter ou "Walt" Simonson só veio mesmo a ilustrar alguma capa para essa Saga através das suas republicações, das quais selecionei a 1ª pintada e em formato álbum e a 2ª como mini-série.

 

(Fonte: comicvine.com / guiadosquadrinhos.com)


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page