QUANDO NEWTON FALOU: SHAZAM!
>> Quem passou a conhecer o Capitão Mar...(ops!) Shazam! pelo filme atualmente em cartaz nos cinemas, talvez nem imagine que o Mortal Mais Poderoso da Terra, criado em fevereiro de 1940 tem sua trajetória nos comics marcada por um longo e conturbado processo judicial, onde foi acusado de ser plagio do Superman por ter poderes similares, apesar de uma proposta totalmente diferente em conceito.
Billy Batson não veio de outro planeta e ganhou poderes graças ao nosso Sol Amarelo e sim através do dote místico dos imortais Deuses Olimpianos Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio. Mas mesmo assim ele teve que ser descontinuado pela Editora Fawcett quando a DC Comics, a dona do Kriptoniano, saiu vitoriosa do litígio em 1953.
Vinte anos mais tarde a própria DC que se tornara então a dona do personagem passaria a publicá-lo como protetor de uma das Infinitas Terras Paralelas dos seus Universos, apropriadamente batizada de "Terra-S" e os encontros/confrontos com o Superman da nossa Terra 1, se tornaram comuns por muito tempo, até acontecer a grande CRISE que unificou todas as Terras numa só e tanto um quanto o outro passaram coexistir na mesma realidade.
Mas devido o fato do nome Capitão Marvel já estar sendo utilizado pela Casa das Idéias, desde que Stan Lee & Gene Colan criaram o Guerreiro Kree, Mar-Vell em 1967, Billy Batson passou a ser chamado nas capas de seus gibis e é assim até os dias de hoje, pelo mesmo nome da palavra mágica, que proferida por ele o transforma na personificação adulta de si mesmo, SHAZAM!
Mas o motivo pelo qual escrevo essa nova postagem não é o de resumir minimamente a trajetória da criação de CC.Beck & Bill Parker em poucos parágrafos e sim imaginar um encadernado (inexplicavelmente ainda não lançado pela DC Comics) reunindo todas as histórias do SHAZAM ilustrados pelo lápis mágico de Don Newton.
Mesmo estando trabalhando nos títulos do Batman, Don Newton aceitou o desafio de atualizar o visual do personagem para os Anos 70, retratando-o de forma mais realista, pois o traço cômico de C.C. Beck já não agradava tanto aos novos leitores como na Era de Ouro, época em que o próprio Superman perdia feio em número de vendas, motivo aliás pelo qual a DC resolveu abrir a sua pendenga.
A chegada de Newton a Fawcett City ocorreu de forma bem curiosa, ele desenhou a última das 35 edições de SHAZAM!, publicadas entre 1973-78, mas seguiu adiante até 1982. Isso porque, sem um título próprio a Família Shazam continuou a ser publicada em World's Finest Comics* (Os Melhores do Mundo) a revista conjunta de Superman & Batman que também apresentava em seu mix aventuras com outros heróis do UDC em suas páginas.
Foram ao todo 28 histórias entre as edições #253-270 e #272-281 com o final da saga sendo transferido para Adventure Comics #491 e #492, um outro título mix da editora. Todas elas em parceria com o escritor E. Nelson Bridwelle. E que agora graças ao "hip" em torno do novo filme poderiam muito bem ser reunidas num encadernado capa-dura bacana nos mesmos moldes dos Adventures of Superman de Gil Kane e José Luis García-López.
Portanto aqui vai minha edição imaginária de Power of SHAZAM! por Don Newton...
Adotei o mesmo layout das referidas edições de Batman e Superman, que me possibilitaram fazer um combinado de ilustrações do artista bem bacana para a capa, isso porque Newton nunca desenhou nenhuma, afinal as capas de World Finest apresentavam sempre os Melhores do Mundo em destaque. Mas apesar disso ele fez essa página de abertura para a edição #253 que comunicava a chegada da Família Mais Poderosa da Terra ao título, que é claro eu aproveitei no verso, após ser devidamente colorida...
No Brasil, Newton ficou mais conhecido a partir de 2016 por seu trabalho praticamente inédito* com Homem-Morcego apresentado em dois dos volumes de Lendas do Cavaleiro das Trevas pela Panini. Mas para aqueles que hoje tem idade suficiente para terem garimpado sebos na décadas de 70 e 80 atrás de preciosidades da EBAL, já era sabido que Newton tinha mesmo era um "dom" especial para ilustrar o SHAZAM!
Com certeza o seu trabalho de maior longevidade e expressividade junto ao Homem-Morcego. E põe expressividade nisso, basta observar a forma como ele conseguia transmitir os mais diversos sentimentos, pensamentos e reações dos mais diversos personagens, cada um com suas caraterísticas fisionômicas distintas. O seu trabalho era realmente mágico!
Sem poder criar as capas, Don Newton a cada história procurava brindar os fãs com lindas title pages como essas.
A EBAL publicou apenas uma ínfima parte do trabalho de Newton com a Família Shazam, confiram:
> Invadindo o Reino das Sombras!
> O Capitão e o Rei! / Capitão Marvel enfrenta o Demônio!
• Shazam! (Edição Especial de Super-Heróis) - 1983 (World's Finest Comics #261-63)
> O Caso da Escultura Fugitiva / O Capitão Marvel de 7.000 A.C / A quadrilha do Barba-Grisalha.
* Quase a mesma quantidade com o Batman, que foram todas republicadas nas Lendas da Panini.
> O Anel da Morta! Com Bob Rozakis
> A Ameaça dos Robôs Assassinos / Corrupção na Policia! Com Cary D. Burkett
• Edição Extra 1980 - Histórias de Crimes (Detective Comics #483)
> A Maldição do Beco do Crime. Com Denny O' Neil
>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.