top of page

A CAPA NÃO MOSTRADA DE APARO!

>> Após a pequena "introdução" do post passado, apresento minha visão para uma edição encadernada “The Untold Legend of the Batman” ou como ficou conhecida no Brasil pela EBAL "A Legenda de Batman", mas dessa vez com uma exclusiva capa assinada por Jim Aparo.

Lembrando que foi dada a García-Lópes a tarefa de ilustrar as três capas que formavam mini-série original. E portanto a EBAL em 1982, assim como a DC décadas depois em 2014, utilizaram a última delas em suas coletâneas. É bom dizer também, que em 2017 "The Untold" foi republicado dentro do 3º encadernado dedicado ao Aparo; É ele que a Panini usou de base para sua nova fornada de Lendas.

Para desenvolver a minha capa, aproveitei outras duas totalmente inéditas e talvez desconhecidas pela maioria dos leitores no Brasil: Primeiro DC - Limited Collectors' Edition C37 de 1975, da série em formato treasury, que teve alguns poucos números publicados pela EBAL como os almanaques gigantões que são sempre mencionados por aqui.


Esse número em questão republicou antigos confrontos do Homem-Morcego com quatro de seus maiores vilões, ilustrados por outros desenhistas. Do Aparo mesmo, só temos a capa, onde ele nos brinda com uma belíssima e imponente imagem do Guardião de Gotham onde ele mais curte ficar, a marquise de prédio.

Para valorizar a composição, apliquei um Bat-Sinal do tamanho da Lua, se estendendo pela lombada até o verso. Ele é o mesmo visto ao final do 1º filme de Tim Burton; Já o céu noturno vermelho avampirado foi inspirado na última temporada da sensacional animação de Bruce Timm.


Em segundo, ara o verso: Detective Comics #443 de 1974 inexplicavelmente ignorada tanto pela Ebal (BT 3ª Série P&B #70), quanto pela Abril (BT 1ªSérie #07) quando ambas publicaram o final da Saga de Paul Kirk - O Caçador, outra minissérie famosa da DC, desenhada por Walter (Thor) Simonson e escrita por Archie Goodwin*.


Escolhi essa capa em particular pois a "Bat-pose" se tornou tão icônica com o passar do tempo, que décadas mais tarde veio a ganhar uma versão esculpida na coleção de estátuas Batman B&W.

E no meu layout, ela recebeu um reforço pra lá de dramático, com a inclusão de uma sombra sendo projetada justamente pela luminosidade do Bat-sinal. Logo abaixo uma pequena sinopse pra despertar o interesse dos leitores:


"Conheça a Lenda nunca contada do Cruzado Embuçado e acompanhe o Vigilante de Gotham em uma sequência de sinistras aventuras ambientadas na Era de Bronze dos comics, ao lado de célebres e até impensáveis parcerias com Robin e o Coringa! Trazidas até você pelo estilo inconfundível do Mestre Jim Aparo, o artista que definiu o Homem-Morcego nos revolucionários Anos 70, ao lado de consagrados roteiristas como Len Wein, Bob Haney, Gerry Conway e Archie Goodyin. Além de uma rara colaboração artística, finalizando o lápis de John Byrne".

Digo ainda que imaginar o novo logotipo foi um bônus extra, pois me deu a oportunidade de resgatar e multiplicar a sombria tipologia da 3ª capa da mini-série. Formando o titulo completo da obra e combinando-o com o ícone do morcego. Curti tanto, que aproveitei pra usar no banner de abertura e numa possível publicação da Panini Brasil. Que aliás, tratei logo de imaginar na minha estante:

Finalizando, para a edição ficar mais parruda, afinal somente a "Legenda" ficaria mirrada num capa-dura, selecionei outras três aventuras** com os demais autores estampados no encadernado. Todas sombrias e pertencentes a fase áurea do Jim Aparo, quando seu traço e arte-final estavam absolutamente impecáveis. E para o serviço ficar completo a lista de edições nacionais, onde foram publicadas:


The Brave And The Bold #111 - "A Morte Ri por Último" de Bob Haney.

Morcego e o Príncipe Bufão do Crime, unindo forças contra um frio homicida. Essa é a mais improvável das "Superduplas"!

>> Batman em Cores #40 (EBAL) / Lendas do Batman #14 (Opera Graphica) / Lendas do Aparo #02 (Panini).

Batman Family #17 - "O Criador de Monstros" de Gerry Conway.

No encalço de uma estranha mulher sem face, a Dupla Dinâmica, acaba indo parar num Circo de Horrores.

>> Batman em Formatinho #29 (EBAL) / Lendas do Aparo #08 (Panini).

Detective Comics #437 - "Máscara da Morte" de Archie Goodwin.

Numa exposição, Batman persegue um violento assassino que vitimiza vários funcionários do Museu de Gotham.

>> Batman 3ª série P&B #52 (EBAL) / Novos Titãs #01 (Abril) / Lendas do Aparo #07 (Panini).

Na Galeria, as capas originais das citadas edições que me ajudaram nea brincadeira:

Em vários números da série treasury, a 4ª capa brindava os leitores com um diorama de papel, que "SE" (pois eu acho que ninguém teve a coragem) recortado e montado exibiria a imagem da capa em 3 dimensões.

"... escrita por Archie Goodwin*..." também ganhou um encadernado só dele na coleção Tales of Batman, ele é uma das possibilidades futuras dentro da Coleção Lendas da Panini, isso é claro se ela resolver enfatizar também os roteiristas e não somente os ilustradores, como tem feito até o momento.


"... selecionei outras três aventuras**..." e com pesar, afinal até hoje não consigo entender o porque da DC ter substituído o Aparo como ilustrador dos últimos capítulos da Saga do Bat-Criminoso". E olhem que eu gosto do Ernie Chan que ficou responsável pela tarefa, mas Mestre por Mestre, eu não preciso dizer qual é o meu preferido. E por conta dessa mudança, os leitores de Lendas só irão conhecer o final da intrigante história de Len Wein, caso a Panini traga também o seu encadernado.

Em sequência DC #444-448, publicadas pela Ebal - Batman 3ª série P&B # 65-69 e por último uma imaginária (eu não poderia perder a oportunidade, é claro) edição do Wein com os dois capítulos finais (#447-448 à esq.), não publicados em Lendas do Aparo #8. Não se enganem, apesar da última capa ser assinada por Aparo, infelizmente foi Chan quem ilustrou as histórias e capa do #446.

 

>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page