top of page

JUIZ BEM BOLADO!

>> Foi através de Batman #2 (1ª série) da Editora Abril em 1984, que conheci um desenhista inglês cujo estilo me deixou impressionado logo de cara. Era a 1ª parte de uma maxi-série futurista estrelada pelo Rei Arthur, onde Brian Bolland fez sua estreia com ilustrações, cheias de detalhadas hachuras, que se destacavam de tudo que era produzido na época.


Mas oque eu não sabia, é que antes de também estrear nos EUA com Camelot 3000, ele já era detentor de uma legião de fãs no Reino Unido, graças ao seu trabalho com o Juiz Dredd, um personagem criado pelos roteiristas ingleses John Wagner e Pat Mills e o ilustrador espanhol Carlos Ezquerra para as páginas da revista 2000 AD, especializada em contos de fantasia e ficção .


O Juiz Joseph Dredd eu só vim a conhecer mesmo, através de um crossover com o Batman publicado em 1992 também pela Abril, sem desconfiar que ele já tinha aparecido décadas antes pela Ebal, em 10 edições de Capitão Z apresenta: Ano 2000, de 1979.

Ele ainda se encontraria com o Homem-Morcego duas outras vezes, mas suas próprias histórias só foram publicadas novamente por conta do filme "O JUIZ" de 1995 com Sylverter Stallone. Foram aparições ocasionais como um especial da Pandora Books, até quase cair no esquecimento e ser resgatado por outra produção cinematográfica quase uma década depois.


"DREDD" estrelado por Karl Urban, foi um divisor de águas para o personagem, que embalou a Mythos Editora a lançar em 2013 a revista mensal Juiz Dredd Megazine, que durou 24 números e depois migrou para encadernados capa-dura, que continuam saindo até hoje e garantindo assim, ao Juiz mais implacável das Mega-City, seu espaço definitivo nas prateleiras das livrarias.


E por isso a sugestão que faço nesse novo post da Batdeira, é a publicação de um encadernado lançado pela IDW Publishing em 2013 coletando todas as 20 histórias de Dredd, que tornaram celebre Brian Bolland na Europa e lhe abriram as portas do mercado estado-unidense no começo dos Anos 80 e que ainda traz como extra uma extensa Galeria de pin-ups, capas e esboços.

Acredito ser uma edição imperdível tanto para os fãs do universo do personagem como também, para aqueles como eu, que reverenciam o talento artístico de Bolland, que após a conclusão da Graphic Novel Best Seller A Piada Mortal escrita por Alan Moore, passou a se dedicar quase que exclusivamente à produção de capas para DC Comics.


E é claro que o mais importante pra mim, é ter a oportunidade de re-imaginar como seria o layout de capa dessa edição, afinal o motivo de existência do blog é justamente esse. Para tanto, selecionei duas ilustrações que mostram toda a "severidade" do personagem e ao contrário do encadernado da IDW, diagramei tanto o título JUIZ DREDD quanto o nome de BRIAN BOLLAND com bastante destaque.

As letras em diagonal reforçadas pela faixa vermelha, conferem um dinamismo bacana e aquela sensação de um cartaz de filme de ação oitentista. Adotei também uma textura "suja" pra remeter a decadência dos prédios das megalópolis futuristas. Quanto a tipologia, preferi sugerir uma diferente da usada nas edições da Mythos, pra ficar mais arrojado o conjunto.

Confira algumas edições citadas; Pela ordem - Ano 2000 #10 da Ebal (1ª capa só com o Dredd e última edição da série), o 3º encontro do Juiz com o Morcego pela Abril, o especial da Pandora Books que teve em sua maioria histórias do Bolland, o Nº 1 da Megazine da Mythos, uma 2000AD original das antigas e o encadernado da IDW Publishing de 248 páginas com duas versões de capa, uma do Comic Vine e outra do Amazon.com:


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page