top of page

BARBARIDADES PROIBIDAS!!

>> A repercussão da CHM Oque Aconteceria Se... foi a melhor dentre todas as CHMs apresentadas aqui na Batdeira. Descobri que assim como eu, muitos lembram dos temas de cada história, mas bem pouco do desenrolar de cada trama. Fora os leitores que são mais novos e que nunca leram nenhuma das histórias alternativas, que ao meu ver podem até ser consideradas "Cult Comics".


Mas oque chamou mais atenção, foram as diversas lamentações pela ausência de um certo bárbaro. Me fazendo explicar, a cada um que me escreveu, ser devido a proibição de republicação das histórias do cimério, pois todas são crossovers com outros heróis Marvel.

E por conta desse imbróglio jurídico; A Marvel não pode relançar as histórias porque agora, a Dark Horse detém os direitos de publicação do personagem e a Dark Horse por sua vez, não pode usar as mesmas por conta dos heróis da Casa das Ideias. No final das contas, todo mundo saí perdendo, as duas que poderiam dividir os lucros com uma nova edição especial, mas principalmente os leitores, que tem a difícil e dispendiosa tarefa de correr atrás das edições antigas em comic shops ou sebos de raridades no caso do Brasil. E isso é claro, para aqueles que tem disposição suficiente.


Mas pelo menos, aqui na Batdeira todo mundo pode ter um vislumbre de como seria uma edição encadernada com as quatro aventuras, que mostram o bárbaro da Era Hiboriana se digladiando com diversos super-heróis "Marvelinos". Portanto atendendo ao desejo de todos, segue a edição:

Dentre as quatro aventuras, à primeira é dispara à melhor, Conan é jogado num túnel do tempo pelo feiticeiro Toth-Amon e vai acabar parando nos anos 1970, com direito a ser confundido com Stallone (?!) por um pedestre na rua. Com desenhos de John Buscema finalizado por Ernie Chan;


Na segunda, ao escalar uma montanha do porte do Everest, ele dá de cara com o Filho de Odin, que teve seus próprios motivos para estar no cume do monte, só lembro disso;


A 3ª parte é bem interessante também pois é um "Oque Aconteceria Se..." baseado em outro "Oque Aconteceria Se..." ao explorar as consequência do fato do Conan não ter regressado para sua própria realidade ao término da 1ª história do encadernado;


E pra terminar, é a vez de um herói Marvel ser mandado pra Era Hiboriana, no caso Wolverine foi o escolhido. E pelo que me lembro ele pôde extravasar toda a sua fúria na maior normalidade.

Sobre o layout a capa pintada por Bill Sienkiewicz para a edição #43 de What if? É escolha mais óbvia, parecendo até que foi pensada pra essa função; E pesquisando com afinco, ainda encontrei uma arte limpa, que me favoreceu bastante na diagramação dos elementos.


Adaptei o logotipo clássico da revista Conan The Barbarian de modo a oferecer a melhor possibilidade de exposição para o subtítulo inédito que redigi. E no rodapé uma frase de efeito bem vendedora para despertar a atenção dos leitores mais desavisados.


Quanto ao verso, não poderia ser diferente, com a exposição obrigatória das capas originais que compõe o mix. E de quebra um parágrafo, onde valorizo ainda mais esse conteúdo cheio de barbaridades proibidas.

Mas se vocês, agora estão se lamentando ainda mais pela impossibilidade de um dia encontrarem essa edição numa livraria, lembrem que nos quadrinhos tirando a Morte do Tio Ben, nada é definitivo. As duas editoras podem entram em acordo, assim como fez recentemente a Marvel com os herdeiros de Sax Rohmer, criador do Dr. Fu Manchu e graças a isso toda a série do Mestre do Kung Fu já está sendo republicada, com o adicional de sua própria edição de What if?.


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page