top of page

HERÓIS DA TV E DOS GIBIS!

>> Esse ano a DC Comics surpreendeu a todos com o anúncio de uma nova linha de quadrinhos que fazem releituras dos mais famosos desenhos do estúdio de animação Hanna-Barbera. E como todo projeto que ousa mexer com personagens estabelecidos e amplamente conhecidos, ele dividiu opiniões devido as suas ideias revolucionárias para uns e deturpadas para outros, com Os Flintstones, Scooby Doo e Corrida Maluca.


Mas uma quarta série, parece ter agradado em cheio, o motivo? Simples, ela é a realização do desejo coletivo de todos que assistiam aos antigos desenhos animados da HB. A reunião dos vários super-heróis e aventureiros criados por Alex Toth(*) para o estúdio Californiano.


Em Future Quest, um evento atemporal, cósmico ou dimensional (isso não foi revelado) faz com que Space Ghost, Herculóides, Galaxy Trio, O Poderoso TOR, Homem-Pássaro e de quebra os caricatos Frankenstein Jr. e Impossíveis se unam a turma de Jonny Quest para juntos resolverem enfrentarem oque virá pela frente.

A divulgação dessa única imagem promocional gerou um entusiasmo gigantesco pelo Mundo afora e por isso acredito que já no próximo ano, veremos Future Quest publicado no Brasil, mas enquanto isso não acontece, o novo projeto da Batdeira vem tratar de um resgate, motivado pelo despertar de minhas memórias de infância à frente de uma TV de Tubo Philips P&B, muito parecida com essa:

Na década de 70, televisão colorida era privilégio de poucos, no meu bairro ninguém que eu conhecia tinha uma, portanto ir ao Jornaleiro ou na feirinha de usados aos domingos procurar pela revistinha Heróis da TV da Editora Abril, era a oportunidade perfeita para "assistir" as aventuras de Space Ghost & Cia nas mais variadas cores e escalas cromáticas.


A Heróis da TV não foi a primeira à publicar os super-heróis de Alex Toth no Brasil, antes eles já tinham aparecido pela Editora O Cruzeiro, mas com certeza ela foi a que melhor soube explorar o potencial dos personagens.


As capas criadas pela equipe editorial da Abril eram dinâmicas e atrativas, principalmente as que exploravam os super-heróis de forma bem destacada e arrojada. E é claro que eu só queria comprar essas, por isso geralmente acabava tendo que garimpar na barraca da feirinha, pois só conheci o título em numeração bem adiantada(**).


O mix da Heróis era bem eclético e apresentava praticamente todos os personagens da HB em suas páginas. Originalmente essas histórias foram publicadas em diversos títulos da Editora Gold Key e os super-heróis respectivamente saíram em "Hanna-Barbera Super TV Heroes" que teve somente 8 edições, sendo uma especial e dedicada ao Space Ghost. E é por serem tão poucas, que o recurso do mix adotado pela Abril se mostrou muito eficiente, possibilitando que seu título durasse por quatro anos, de 1975 a 1978.


Abaixo, você podem comparar as capas "sem sal" da Gold Key, que O Cruzeiro simplesmente adaptou e na sequência três ótimos exemplos do dinamismo impresso pela Abril. Vale ressaltar que essa abordagem deu tão certo que na 2ª série da revista, já estrelada pelos heróis Marvel esse estilo perdurou vários anos adiante.

>> Quanto ao meu projeto em si, imaginei um "Superalmanaque", reunindo todo o material da Gold Key, que pelas minhas contas teria aproximadamente 200 páginas. Quanto ao layout da edição; na capa destaquei o Fantasma do Espaço por ser o personagem principal dessa turma, (em sua pose mais icônica) e apliquei os demais a sua volta de forma harmoniosa e combinatória. É claro que não perdi a oportunidade de valorizar o logotipo da Heróis da TV acrescentado-lhe uma perspectiva e escolhi um fundo texturizado bem interessante, formando assim uma imagem espetacular, que inclusive poderia ser até oferecida como poster encartado na própria edição.

Na lombada junto a reprodução das informações que identificam a edição, um busto do Protetor do Universo foi colocado na base. E reparem no detalhe do "manto fantasma", que aproveitei para estender e assim completar a ilustração da capa.


Na contra-capa uma pequena sinopse é contornada por bullets com todos os personagens da edição, que é claro seria muito mais interessante, se publicada no inédito formato americano.

(**) Alex Toth, foi de vital importância para o sucesso das animações da Hanna-Barbera. Entre os anos 1965 e 1982, ele desenvolveu o visual de centenas de personagens, bem como os storyboards de suas séries . Além de cuidar da montagem, revisão de provas e efeitos visuais das mesmas.


(**) Minha 1ª edição de Heróis da TV foi o Nº 24, ela trazia uma das cartelas da promoção "BINGOLA". Uma bem sucedida estratégia de marketing da Coca-Cola Company e da Editora Abril, que aumentou o consumo de seus produtos. A "BINGOLA" nada mais era do que uma espécie de jogo do bingo, com as tampinhas dos refrigerantes engarrafados pela Coca, trazendo no seu interior diversos personagens Disney e que juntas formavam combinações aleatórias nas diferentes cartelas encartadas em todos os gibis infanto-juvenis impressos pela Abril.



>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page