top of page

HERÓIS DA RESISTÊNCIA! - (Parte I)

  • VAM!
  • 28 de abr. de 2016
  • 4 min de leitura

Hoje é o lançamento nacional de Capitão América: Guerra Civil, um filme muito esperado por trazer o embate de forças e opiniões entre Steve Rogers e Tony Stark. Mas o que elevou as expectativas lá pra cima, foram as aparições do novo Homem-Aranha e o impacto das cenas de ação do estreante Pantera Negra vivido pelo ator Chadwick Boseman.

Com o advento dos super-heróis a Marvel passou a refletir os acontecimentos do mundo real em suas páginas. Em 1963, Stan Lee e Jack Kirby já haviam criado os X-Men para falar sobre segregação, mas foi em Julho/66, que representaram o Movimento pelos Direitos Civis na busca pela igualdade e a valorização da herança cultural africana através de um personagem que se tornaria icônico, o Pantera Negra, primeiro herói negro dos comics.


Para comemorar o surgimento da versão live-action do herói e os seus 50 Anos de criação resolvi desenvolver uma série de pôsteres cinematográficos, estrelados pelos principais personagens afro-americanos da Marvel. Um projeto de design que venho me dedicando no último ano, fruto de uma pesquisa muito grande de imagens, conceitos e influências. Sendo a maior delas, outro movimento Sociocultural a Blacksploitation, gênero do cinema que mostrava os guetos estado-unidenses nos anos 70, hiper-valorizando a cultura negra da cidade grande e sua maneira de resistir a repressão, segregação e racismo estabelecidos desde o século XVII.

O Pantera Negra é na verdade T'Challa, o soberano da ultra-moderna e desenvolvida Nação Africana de Wakanda, um reino fictício mantido isolado do resto do Continente. Seu filme solo está previsto para 2018. Mas antes, ele deve aparecer em The Avengers 3, pelo menos.

Joseph Robertson não é "super", mas combate as injustiças sociais, com o poder das palavras, sempre buscando a verdade dos fatos. Criado em agosto/67, "Robbie" é o Chefe de Redação do Daily Bugle/Clarim Diário, jornal de J. J. Jameson, onde Peter Parker fez freela de fotógrafo. Ele já apareceu nos cinemas, na trilogia Spider-Man de Sam Raimi, sendo interpretado pelo ator Bill Nunn (de Faça a Coisa Certa).

Samuel Thomas Wilson, é o Falcão concebido para ser o parceiro do Capitão América em setembro/69. Ele tem sido presença constante nos filmes mais recentes da Marvel Studios e está ao lado de Steve Rogers em Guerra Civil, novamente vivido pelo ator Anthony Mackie.

Carl Lucas é o autêntico personagem Blacksploitation; Vítima do sistema, ganhou sua 2ª chance sobrevivendo a uma experiência na prisão, tornando-se indestrutível e super-forte. Conseguindo fugir, muda de nome e abre a agência de investigação Hero for Hire/Herói de Aluguel, passando a resolver as "tretas" dos moradores suburbanos a partir de junho/72.

Luke Cage, está para ganhar série própria pela Netflix, com o ator Mike Colter. Mas bem que poderia ter sido filmado na década de 70 mesmo, com Fred Williamson, (de Black Caesar e That Man Bolt) o próprio The Powerman.

Eric Brooks todo mundo conhece como Blade - O Caçador de Vampiros, graças a trilogia de Wesley Snipes. Que foi o 1º sucesso live-action da Marvel nos cinemas, que até então só tinha conquistado o grande público na telessérie do Incrível Hulk. Mas nos gibis, ele não usava tantos aparatos tecnológicos. Aparecendo em julho/73 em Tomb of Dracula #10, ele teve de enfrentar o Conde, logo de cara, monido apenas com cinturão de estacas e facas.

Irmão Voodoo não é apenas um, mas dois personagens ao mesmo tempo. Após a morte de seu irmão Daniel, Jericho Drumm passou a manter com ele o elo espiritual do mundo dos mortos e desenvolveu poderes místicos derivados de Loa, os Deuses do Voodoo. Aparecendo em setembro/73, ficou esquecido nos arquivos da Marvel por décadas, até ser resgatado em 2009 quando assumiu o Manto de Mago Supremo do Dr. Estranho por um curto período.

E para finalizar, uma super-equipe; Os Vingadores estilo Blacksploitation! Afinal somente o desencadear de uma nova Guerra Civil, poderia fazer os heróis Pantera Negra, Falcão e Luke Cage, unirem forças à "Lenda Viva da 2ª Guerra Mundial" - Isaiah Bradley, o Capitão América para juntos conterem o ataque de uma população irracional sob o nefasto controle do Caveira Vermelha, Barão Zemo e Monge do Ódio, os diabólicos Mestres do Terror!


E se você esperava que o Capitão fosse Steve Rogers, se enganou. Para saber o quanto, não perca amanhã a continuação dessa série especial.

((Fontes: comicvine.com / imdb.com / pt.wikipedia.org / racabrasil.uol.com.br )


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

Comments


ATENÇÃO: A BATDEIRA NÃO FAZ COMÉRCIO, C/ RÉPLICAS, CÓPIAS ARTESANAIS, FAC-SÍMILES OU QUALQUER OUTRO IMPRESSO EM SITES DE LEILÃO.

>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page