top of page

ILUSTRAÇÕES LINDAS DE MORRER!

>> Lançado nos cinemas em 1992, Drácula filme de Francis Ford Coppola, surpreendeu a todos apresentando pela primeira vez, a história do vampiro mais famoso da literatura universal, da forma como foi imaginada pelo seu criador, o escritor irlandês Bram Stoker. Com apurados efeitos visuais, maquiagem realista, rico figurino e muitos baldes de sangue ele foi o responsável por catapultar a carreira de Gary Oldman.


Pra mim o que ficou mais marcante com o passar dos anos foi o visual da armadura medieval, criada por Eiko Ishioka, que por sinal ganhou o Oscar na categoria Best Costume Design no ano seguinte. Tanto que durante muito tempo, esperei um action figure da mesma ser comercializado pela empresa McFarlane Toys, mas eles produziram apenas as figuras bestiais que aparecem na película.


Outro derivado do filme, que me parece agradaria a um número maior de aficionados pelo filme é sua quadrinização oficial, publicada pela Topps Comics, uma pequena editora estadunidense. Essa quadrinização é praticamente desconhecida do leitores brasileiros e totalmente ignorada pelas editoras de nosso Pais. Mas oque teria ela de tão interessante e especial, que pudesse motivar uma postagem aqui na Batdeira?

A resposta a essa questão, são os nomes dos envolvidos nesse projeto, Roy Thomas (que adaptou os livros do Conan, para os quadrinhos Marvel) e Mike Mignola (o criador de Hellboy), que em 1992, não era muito conhecido aqui no Brasil. Somente quem leu as ótimas edições da Abril, (Batman 1889 e Dr. Estranho & Dr. Destino Triunfo e Tormento), sabia quem ele era. Afinal sua criação máxima só apareceria nas bancas, sete anos depois, com a minissérie Hellboy - Sementes da Destruição publicada pela Mythos em 1998.


Projetada como uma minissérie em quatro partes, essa quadrinização é belissimamente ilustrada e através dela podemos perceber a nítida evolução na técnica do chiaroscuro que consagrou o estilo de Mike Mignola, se comparada aos citados trabalhos anteriores.


Acredito que uma edição encadernando essa minissérie despertaria bastante interesse entre os leitores brasileiros, não se restringindo somente ao nicho dos quadrinhos. E é essa edição que agora, compartilho com vocês:

>> Encontrei um incrível pin-up de Mignola, que provavelmente deve estar inserido em alguma das quatro edições da Topps. Nele temos uma composição com todas as personas de Vlad Tepes que aparecem no filme. E por estar em P&B tive a grande oportunidade de pintá-la seguindo a mesma palheta de cores utilizada nas revistas.


Quanto ao logotipo, que é o mesmo do filme eu não me atrevi a substituí-lo, me restringi somente a escolher fontes serifadas mais clássicas para creditar os envolvidos no projeto. E como 25 anos já se passaram, julgo ser importante mencionar que é a adaptação do filme, isso para quem não perceber logo de cara.

Na lombada, explorei ao máximo o logotipo sem dificultar sua leitura. Fazendo dele o ponto focal e distribuindo os demais créditos como se convergissem todos para ele.


Já na contra-capa segui o caminho da Topps, onde apenas uma ilustração emoldurada por borrões de sangue apresenta um dos personagens da história. Mignola fez quatro retratos (um para cada edição) e é claro que escolhi o Vlad de armadura.

E para arrematar e unir o conjunto, um rodapé vermelho se estende de uma ponta à outra, simbolizando assim o mar de sangue que banha a história.

>> Na sequência as capas das quatro edições originais da Topps e pontuo que mesmo duas décadas e meia após o filme e quadrinhos terem sido lançados, o poder da história de Bram Stoker e o impacto do traço de Mike Mignola, ainda são capazes de atrair muitos interessados em adquirir um exemplar como esse. Afinal Drácula é eterno!

(Fontes: comicvine.com )


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page