top of page

SE EU PERDER ESSE TREM...

>> Essa semana terminei a leitura da minha edição de O Perfura Neve. E foi muito prazerosa, tive que me conter pra ler um capítulo por vez, para durar bastante. E em seguida, tratei de rever a sua adaptação. Há muito tempo que não tinha tido a oportunidade de me entreter com uma visão caótica de fim do Mundo e desoladora certeza da intolerância humana. E apesar da conclusão do filme de Joon-Ho Bong, ser mais palatável ao gosto do grande publico, por deixar uma ponta de esperança, ele consegue filmar uma das melhores adaptações baseadas em HQs.

A Editora Aleph soube aproveitar muito bem o hip gerado em torno do filme e numa edição de dimensões caprichadas reuniu os dois primeiros álbuns desse universo e como bônus extra incluiu um interessante posfácio com belíssimas e também inquietantes pinturas de monsieur Jean-Marc Rochette, tão impactantes que me motivaram a imaginar uma capa diferente da impressa no Brasil. Pois a Aleph seguiu o mesmo caminho adotado pela edição americana, explorando com bastante destaque o título da história e assim dividindo a atenção do leitor com uma ilustração da "Santa Locomotiva".

Na minha visão, ressaltar a grandiosidade da Arca Mecânica, que se transformou no mundo onde os sobreviventes vivem confinados, é o principal elemento a ser evidenciado nessa composição. Por isso uma fusão com os retratos de Proloff e Adeline Belleau, os protagonistas da 1ª história, se mostrou bastante eficiente.


Adotei um nova diagramação para o título, transmitindo a sensação de velocidade, assim como o comprimento do Le Transperceneige, estendendo o "P" até a contra-capa, onde uma imagem coletada do 2º capitulo - O Explorador, me possibilitou equilibrar com perfeição a sinopse, demais créditos, informações e logotipos sobre o fundo degradê.

Aproveitei também para imaginar uma sobre-capa, utilizando imagens de divulgação do filme. Artifício esse, utilizado pela Aleph no que penso já ser uma 2ª impressão da edição. Nesse caso a Editora preferiu destacar em metade da capa o Proloff (re-batizado de Curtis, papel de Chris Evans), a frente de uma panorâmica visão do mundo glacial da história.

Mas, seguindo o mesmo conceito inicial, preferi explorar ao máximo uma das belíssimas representações 3D do Expresso do Fim do Mundo.

>> Finalizando, a 1ª impressão francesa, a atual americana e as versões citadas da Aleph para comparação.... e se você ainda não leu a HQ, aproveite as ótimas promoções on-line que estão sendo oferecidas e alugue também o filme distribuído pela PlayArte.

>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page