top of page

ELEMENTAR, MEU CARO STAN!

>> Os recentes sucessos das adaptações para cinema e tv, de Sherlock Holmes, interpretado por Robert Donney Jr. e Benedict Cumberbatch, foram responsáveis por apresentar a toda uma nova geração, os intrigantes casos investigados pelo "Maior Detetive do Mundo" criado há 128 anos, pelo médico Sir Arthur Connan Doyle, que escreveu, cerca de 60 narrativas entre contos e romances, dentre eles "Um Estudo em Vermelho" que marca a estreia do personagem e "O Cão dos Baskervilles" que até onde se tem registro é a aventura mais famosa ou a mais adaptada para outras mídias, com pelo menos vinte e quatro produções cinematográficas e televisivas diferentes.


Mas, o que me levou a montar este post não foi nenhuma delas, embora preste uma pequena homenagem a uma versão de 1959 onde Sherlock Holmes é vivido pelo ótimo Peter Cushing, que aparecia em quase todos o filmes da Hammer.

>> Em Abril de 1976, a Marvel Comics resolveu adaptar, este que é o terceiro romance do personagem, datado de 1901, em duas edições para a revista Marvel Preview, editada em conjunto com a editora Curtis Magazines, o título não ficava restrito as normas de censura impostas pelo Comics Code Authority, devido ao seu formato maior e por isso garantia a liberdade necessária para quadrinização do romance.


Marvel Preview foi um título genérico que apresentou em pouco mais de 30 edições, histórias na maioria de ficção e Horror com "cunho adulto" e que, no Brasil ganhou o nome de Aventura & Ficção, quando editada pela Abril nos prolíficos anos 80.


Mas, infelizmente essa aventura de Holmes não foi uma das traduzidas para o português e mais infelizmente ainda, a Marvel não fez uma nova tentativa adaptando alguns dos outros livros de Sir Arthur, o motivo eu não sei dizer, mas também não me importa.

>> O importante aqui, é que vi a oportunidade de imaginar uma edição especial, bem bacana que reuniria os números 5 e 6 de Marvel Preview, onde procurei aproveitar ao máximo as duas excelentes pinturas do talentoso ilustrador Ken Barr, um ativo colaborador nesse segmento de magazines fantasiosas.


Além de poder criar o meu próprio logotipo para Sherlock Holmes, que até onde pesquisei, ninguém ainda tinha pensado em incorporar o famoso cachimbo Calabash na composição das fontes.

>> Dando crédito a quem merece, essa adaptação ficou a cargo da dupla de roteiristas Archie Goodwin e Doug Moench e do desenhista Val Mayerik.


Na sequência, uma página da história originalmente em P&B (como todas as demais publicadas em Marvel Preview), só que em sépia - um recurso bem interessante, utilizado pela Opera Graphica. E ao lado a capa da 1ª edição britânica de "O Cão dos Baskervilles" e também um cartaz francês da Hammer Film Productions:

(Fonte: comicvine.com)


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page