top of page

TODOS LUTAM KUNG FU, GAFANHOTO

>> É o que dizia a música, "Everybody is Kung Fu Fighting", pois nos anos 70 essa "Onda Marcial" tendo Bruce Lee como principal protagonista, contagiou a todos com sua filosofia elevada e emocionantes coreografias cheias de movimentos ágeis e precisos.

Na televisão uma série estrelada por David Carradine obteve enorme sucesso, por três temporadas de 72 a 75 num total de 63 episódios. Em Kung-Fu, o monge Shaolin Kwai Chang Caine fugido da China, passa a vagar pelo velho oeste americano em busca de paz de espírito, mas sempre acabava sendo obrigado a agir como um justiceiro solitário.


É claro que a Marvel Comics, aproveitou para pegar carona nesse sucesso todo e no final de 73, apresentou em Special Marvel Edition #15, (um de seus títulos genéricos) outro Mestre do Kung Fu: Shang-Chi; No início de sua cruzada contra a influencia maléfica do Dr. Fu-Manchu, seu próprio pai, que só teria fim, dez anos depois na edição nº 125.


Inicialmente desenhado por Jim Starlin, o seu visual foi inspirado em Carradine, porém quando Paul Gulacy assumiu a arte, o personagem foi transformado no "Super Bruce Lee da Marvel", elevando o nível da revista (rebatizada como "The Hands of Shang-Chi, Master of Kung Fu") à um nível de excelência gigantesco, graças também, aos roteiros de Doug Moench. Depois que foi descontinuada, pelas três décadas seguintes nunca foi republicada, o motivo parecia ser problemas com o licenciamento do personagem Dr. Fu-Manchu, cujos direitos autorais pertencem a família do novelista inglês Sax Rohmer, que o criou no início do Século XX.


A notícia boa é que essa questão foi recentemente resolvida e Marvel anunciou que vai republicar toda a série a partir de 2016, marcando assim, os 43 anos de criação do personagem, mas perdendo as comemorações em torno do aniversário de 75 anos de Bruce Lee, já agora, no próximo dia 27 de Novembro.


>> Mas aqui no Blog Batdeira, a comemoração vai começar antes!


Quando fiz minha pesquisa pra montar a coleção Os Clássicos da EBAL, pelos 70 anos da editora, fiquei sabendo do aniversário do Mestre Lee e passei a pesquisar e planejar uma coleção com os quadrinhos do Shang-Chi, pois um não existiria sem o outro. Descobri que ao todo, 138 histórias foram publicadas, (111 mensais, 04 Gigant Size, 01 Annual e 22 Format Magazine), fora as participações em títulos de outros heróis.


Resolvi então dividir a coleção em 05 encadernados capa-dura, que você confere agora. Para montar o layout das capas, selecionei cinco ilustrações fantásticas de Shang Chi. E para o primeiro volume, pensei imediatamente na imagem, que talvez seja a mais icônica do personagem, que é uma cortesia de Gil Kane...

... nos volumes II e III, o realismo fotográfico de Paul Gulacy...

... seguido por Mike Zeck, nas edições IV e V que destoa do restante propositadamente, pois é única criada para uma capa (no caso a edição # 92), onde o personagem se apresenta com um visual elegante. E bancar o modelo fotográfico era uma das coisas que o Bruce Lee gostava bastante...

>> Procurei desenvolver uma harmonia entre o herói e o símbolo ying-yang, presente em toda a série, representando o dilema existencial de Shang-Chi. No fundo apliquei uma textura, que imitando couro, transmite ar de antiguidade como os pergaminhos chineses e para dar mais exclusividade ao design, optei por redesenhar um dos logotipos originais, (criado já na fase final da revista, a partir do nº 91), além de acrescentar também, caracteres chineses que significam "Gong Fu", atribuindo assim uma legitimidade maior ao conjunto.

>> Para guardar e expor a coleção, imaginei uma caixa box mais encorpada do que as vistas normalmente na Coleção Histórica Marvel, pois o volumes seriam bem pesados...

... e mantendo o mesmo layout dos encaderrnados, com mais de Gullacy e Zeck.

>> Pra finalizar, parte da arte aberta do box...

(Fonte: comicvine.com / Imdb /)


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page