top of page

AS "NOVAS" LENDAS DE BATMAN!

>> DC Comics lançou em Julho último, mais um encadernado da Coleção Batman: The Legends of Dark Knight. E dessa vez o homenageado é Norm Breyfogle que junto do roteirista Alan Grant, conseguiu revigorar as aventuras do Morcego nos anos 90.


Seu estilo dinâmico foi capaz de imprimir toda a agilidade necessária as sequências de ação, principalmente aquelas em que desenhava o Batmóvel. Através da potência de seu traço o carro mais maneiro de todos os tempos, atingiria velocidades nunca antes registradas nas ruas de Gotham City.


Como apreciador de seu trabalho, espero futuramente ver uma edição similar publicada no Brasil, mas deve demorar, pois só recentemente a Panini começou a trazer a Coleção.


É claro que isso não me impediu de imaginar minha versão desse encadernado.


>> Ao contrário do que foi feito pela Panini, eu prefiro um layout de capa que valorize mais o nome do personagem e que aliado a uma nova estilização do simbolo do morcego criem uma hierarquia de peso e importância. Resolvi também colocar um pequeno Batman na extremidade oposta ao nome do artista, assim consigo equilibrar os vários elementos no título e reservo todo o espaço abaixo, para explorar a ilustração de forma a criar o maior impacto possível no leitor...

>> Como curti bastante o resultado, resolvi estender o mesmo conceito para os demais encadernados ainda inéditos por aqui: Marshall Rogers, Carmine Infantino, Don Newton e Gene Colan...

>> A DC criou também Tales of The Batman para os roteiristas Archie Goodwin e Len Wein, mas aqui no Brasil, ambas poderiam sair como Lendas...

>> Mesmo que a DC ainda não tenha publicado, acredito que alguns desenhistas que contribuiram para a longevidade do personagem, podem e merecem ganhar coletâneas com seus melhores trabalhos, na sequência abaixo vocês podem ver uma pequena seleção, que é baseada em dois critérios, sua relevância e meu gosto pessoal.

>> Giordano e Novick participaram ativamente da reformulação do personagem, juntos com a O´Neill e Adams. Ernie Chan, que também ilustrou Conan, foi um desenhista muito ativo nos Bat-titulos do anos 70 e García-López que mesmo desenhando poucas histórias do personagem é uma presença obrigatória.

>> Bob Kane, nem preciso dizer o motivo, já Dick Sprang, foi o primeiro a imprimir estilo próprio ao personagem e eu considero ele um dos cinco maiores Bat-Ilustradores. Outro Bob - o Brown, junto com Infantino foi responsável pela introdução do Batman na Era de Prata. E Michael Golden, por ter ilustrado quatro clássicos absolutos: Quem matou June Gold? A Máscara de Diamantes, O Vale do Morcego Branco e O Outro Lado do Espelho, que escolhi como capa pro encadernado.

>> Pra encerrar, todas as lombadas em sequência embelezando a estante da Batdeira.


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page