top of page

ERA UMA VEZ, A MARVEL NA ABRIL!

>> Há exatos 40 anos, mais uma editora nacional iria se aventurar pela da vastidão do Universo Marvel. Era Editora Abril, que já vinha publicando com sucesso as HQ´s Disney e acompanhava bem de perto os resultados obtidos pela RGE, com O Homem-Aranha e O Incrível Hulk, ambos fazendo bonito com suas mensais. Mas muitos outros personagens estavam sumidos parcial ou totalmente das bancas, desde que a Bloch Editores, perdera o direito de publicá-los.


Foi então que a Abril promoveu em junho de 1979 sua "iniciativa" com Os Heróis Mais Poderosos da Terra, começando-a por apenas dois títulos: Capitão América e Heróis da TV, além de ressuscitar novamente um certo chupador de sangue com Terror de Drácula. E oque teve início de forma tímida e desacreditada, pois até então nenhuma outra editora conseguira quebrar a barreira dos cinco anos de publicações, resultou numa parceria vitoriosa de mais de duas décadas, sendo responsável não só pela ampliação como também consolidação da marca Marvel no Brasil.


E para homenagear essa fantástica jornada, a Batdeira apresenta o Álbum Ilustrado dos...

É claro que ao longo de 22 anos, vários álbuns de figurinhas foram criados pela própria Abril e para fazer desse especial, tornando-o não apenas diferente, mas também melhor e mais completo do que todos os vendidos naquela época, assim como posteriormente pela Panini Comics, é que resolvi imaginá-lo como único em sua proposta de catalogar os personagens na ordem cronológica de quando publicados pela 1ª vez na Abril, além de incluir informações diversas sobre seus criadores, assim como as edições americanas em fizeram suas estreias.


Para tanto, logo de cara, a capa do álbum apresenta as primeiríssimas aparições de diversos heróis extraídos das capas nacionais de Capitão América #1 e #2, Heróis da TV #1 e 2 e é claro, a preferida dos Marvetes Tupiniquins, "SAM" - Superaventuras Marvel #1 e #2.

No verso foram inseridos Os Fabulosos X-Men que estrearam em SAM #14 de 1983, ano em que a Abril finalmente conseguiu adquirir todos os personagens que ainda estavam sendo publicados pela RGE, assim como os ignorados por ela. E para fazer companhia ou talvez assombrá-los, temos a carranca do "Conde de Colan" extraído de Terror de Drácula #1.

Para uma página de abertura digna da importância desse projeto, a ilustração criada no passado pelos talentosos profissionais do Depto. de Arte da Abril para a edição inaugural do almanaque trimestral Grandes Heróis Marvel, agora é encarregada de emoldurar um pequeno prefácio.

No expediente, finalmente veremos O Incrível Hulk por inteiro, numa das mais clássicas ilustrações de Sal Buscema, utilizada anos à fio como propaganda nos próprios expedientes da Abril, ao contrário apenas, das mãos "do" Steranko, retiradas de Capitão América #2 no detalhe da capa.

E para preencher as capas 2 e 3, um mosaico tracejado com as edições de Nº1. Quanto ao logotipo do álbum, minha intenção com ele foi transmitir a grandiosidade dessa parceria comercial.

Quanto, ao background das páginas, ele foi imaginado como os “QGs” tecnológicos, onde chapas metálicas rebitadas se conectam formando uma grande estrutura à sustentar os 400 monitores exibindo um vasto conjunto de informações à espera de suas respectivas figurinhas.

Figurinhas essas que combinam algumas das mais emblemáticas ilustrações dos personagens por consagrados quadrinistas no "Método Marvel" aos seus logotipos originais em um layout de inspiração vintage, selecionados e ordenados segundo essas duas regras:

>> Para um Grande Herói Marvel ganhar o seu cromo, independentemente do sucesso que ele fez nos anos seguintes através Panini ou até pela Marvel Studios, ele antes teve que ser relevante durante a "Era Abril".


Esse não foi o caso por exemplo, de Misty Knight (1), Serpente de Aço (2), Ego, o Planeta Vivo (3) e também dos funcionários das Indústrias Stark, Pepper Potts & Happy Hogan (4) vividos no cinema por Kurt Russel, Gwyneth Paltrow e Jon Favreau, que estrearam em HTV #1 e #2.


A exceção fica por conta do Drácula, senão sua revista nem seria lembrada como uma das três pioneiras, mas não se aplica ao Blade (Terror de Drácula #2), vivido nos cinemas por Wesley Snipes.

>> "Figuração" NÃO conta como estréia. Só considerei a 1ª aparição de um personagem como sendo essa a sua estréia na "Era Marvel/Abril" SE ele participou de forma ativa na história. SE apenas posou de "figurante sem fala", não mesmo.


É oque aconteceu com Mephisto (5), Mulher-Invisível (6) e o 1º Gigante, Dr. "Hank" Pym (7), ao aparecerem em meros recordatórios nas histórias do Surfista (HTV #1) e Capitão Marvel (HTV #2).

Todas essas quarenta e duas figurinhas correspondem aos primeiros seis meses de publicações da Era Marvel/Abril em 1979, quanto as outras trezentas e cinquenta e oito, quem sabe um dia elas podem aparecer aqui na Batdeira.


Finalizando acredito que através desse álbum imaginário vou conseguir a proeza de ativar a “memória afetiva” dos antigos colecionadores, assim como despertar "o desejo retrô” de todos aqueles que não tiveram a oportunidade de vivenciar essa época de maravilhas "em formatinho", onde "se comprava gibi a preço-de-pão" ou "dando calote na roleta do busão". Uma época mágica em que todos nós eramos chamados de...

Saiba alguns dos bastidores da Era Marvel/Abril ouvindo o Podcast do Universo HQ;


Conheça 10 bons motivos pelos quais era legal ser um Superleitor Marvel com o Pastel Nerd.


Veja os álbuns de figurinhas criados pela Abril no Submundo HQ;


Saiba porquê SAM é considerada a melhor revista da época, assistindo ao Pipoca & Nanquim;


Esmiúce todas as 214 edições de Capitão América catalogadas no Guia dos Quadrinhos;


E descubra mais sobre a história da Casa da Ideias no Brasil com o livro Marvel - A Trajetória;


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page