top of page

BATMAN, 80 ANOS É ANTOLÓGICO! 2/3

>> Assim que descobri a pré-venda da edição comemorativa de 80 anos do Superman, eu sabia que seria apenas uma questão de tempo, para que o mesmo fosse feito para o Homem Morcego, mas confesso que não achei lá grande coisa em termos de layout.


A ideia de uma figura única aplicada sobre um background com reproduções de diversas capas de gibis é demasiadamente comum, Já foi usada dezenas, quiçá centenas de vezes pelas mais diversas editoras. E muito provavelmente o mesmo aconteceria com a vindoura bat-edição. Então porque não imaginar a minha própria versão? É pra isso que serve a Batdeira, afinal!

Como vocês podem ver aí em cima, cerca de um ano depois, minhas suspeitas se concretizaram. E a mesma padronização deve ser adotada quando chegar a hora da Mulher-Maravilha. E quem sabe até, para The Flash, Lanterna Verde e até Aquaman e Shazam! por conta da boa aceitação dos recentes filmes de ambos.


Mas voltando a falar sobre minha proposta de apresentar uma visão artística diferenciada para a edição de 80 Anos do Cruzado Embuçado, compartilho agora o visual de...

Entre o anúncio de uma edição e outra, eu não só tive tempo de elaborar meu conceito para a capa como também para o conteúdo, já compartilhado com vocês na 1ª parte deste projeto.


Minha proposta é bem simples; Mostrar a evolução do personagem não pela exposição de uma grande quantidade de capas como fez a DC e sim através da diversidade de estilos dos vários ilustradores que já trabalharam com o Batman durante as oito décadas que se seguiram, mas sem tanto destaque como fez a DC pelos motivos que direi em seguida.

Ao invés de uma ilustração assinada pelo Jim Lee, preferi essa do Doug Braithwaite pintada pelo Alex Ross, não só para criar um paralelo com a capa do Dave Dorman citada no post passado, mas principalmente por essa dupla ter conseguido capturar toda a essência de mistério responsável por tornar o personagem tão cativante, sem contar que ele parece vivo.


E tem outra coisa, 80 Anos é tempo pra caramba! Então vamos destacar isso. Foi oque fiz e de maneira a reforçar o clima sombrio da ilustração, fazendo parecer que o Batman está saltando de uma dimensão de trevas!


Ao fundo, apliquei vários batmen de diferentes décadas apenas no traço, sem preenchimento colorido ou escalas de meio tom, formando um mosaico. E com um misto de cores ocre e bege um certo ar vintage foi incorporado a essa harmonização. Ar vintage esse, que pode ser percebido também no logotipo criado especialmente para a edição.

Na contra capa retrabalhei a disposição dos 16 batmen do mosaico e inseri uma trama estilo vitral, onde busquei representar a passagem do tempo, através da seleção de oito grandes mestres que ajudaram a moldar a "Lenda", com cada um sendo associado a uma ou mais décadas.

Quanto a lombada, por ser um espaço muito restrito, nada mais justo do que reservá-la para o devido reconhecimento a versão do criador. Com um autentico The Bat-Man by Bob Kane, assim como a silhueta vista na contra capa, facilmente reconhecida, pois ela pertence ao primeiro dos quadrinhos de "O caso da sociedade química" de Detective Comics #27.

E caso vocês não tenham identificado todos as versões do Homem-Morcego, utilizadas nessa encadernação, são 28 ao todo, sem contar as repetidas, aproveitem para fazê-lo, dessa forma já vão treinando para a última postagem desse projeto imaginário.


Pois afim de tornar essa edição comemorativa ainda mais inesquecível, desenvolvi um brinde que a muito deixou de ser presenteado aos colecionadores de quadrinhos e que vai extrapolar essa proposta de reunir os mais diferentes estilos de Batman, num mesmo espaço...

... aguardem então, que o ACE já está trazendo.

 

>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page