BATMAN, 80 ANOS É ANTOLÓGICO! 1/3

04.05.2019

>> Para comemorar essa data especial, antes é preciso retroceder 30 anos, quando nosso Vigilante de Gotham, completava seu jubileu de ouro, marcado por grandes novidades não só nos quadrinhos da Editora Abril como também nas salas do cinema com o filme de Tim Burton, que revolucionou a forma como Hollywood passaria a perceber os filmes de super-heróis. Na sua cola chegaram a adaptação em quadrinhos desenhada por Jerry Ordway, capturando como ninguém as fisionomias dos atores, um álbum de figurinhas, o LP com a trilha sonora de Danny Elfman e um outro bem "migué" do Prince inventado pela Warner.

 

Apareceu também uma edição da revista Cinemin da EBAL, com a cara escancarada do Jack Nicholson além de dezenas de produtos com a elipse do morcego, espalhados entre copos, mochilas, tênis, roupas e acessórios, oque me faz lembrar agora de uma estratégia de marketing da extinta rede de Lojas Mesbla que montou um mini-stand em seu interior exibindo alguns gibis da Abril, como influenciadores da película, logicamente  DKR e Piada Mortal, além de uma TV exibindo o trailler do filme, um clipe chatão do Prince e algumas cenas de bastidores, que só vim a rever anos depois nos extras do Blu-Ray comemorativo de 25 Anos.

 

Além disso o filme de 1966 "Batman" com o Adam West & Burt Ward voltou a ser exibido nos cinemas por umas duas semanas e o SBT voltou a passar o seriado em sua grade de programação, oque me deu a oportunidade de ver o quanto eram coloridas as aventuras da Dupla Dinâmica, pois quando moleque foi com muitos tons de cinza que me tornei fã do personagem e passei a sonhar com a Julie Newmar, graças a minha saudosa TV Philco P&B.

 

Todas essas atrações fizeram parte da "Batmania" deixando qualquer fã com um sorriso no rosto maior do que o do Coringa, principalmente se levarmos em conta a grande quantidade de novos gibis do Morcegão, até porque nessa época ele já tinha perdido pela 2ª vez sua mensal, por baixas vendas, dá para acreditar?

 

Tivemos então: O Filho do Demônio de Mike W. Barr & Jerry Bingham em formatão,  As Dez Noites da Besta por Jim Starlin & Jim Aparo, O Messias também de Starlin com Bernie Wrightson, Ano Um por Frank Miller & David Mazzuchelli encadernado, seu spin-off Mulher-Gato de Mindy Newell & J. J. Birch todos em formato americano, além dos formatinhos A Morte de Robin também do Starlin & Aparo e por último As Várias Faces de Batman com capa pintada de Dave Dorman e 196 páginas com 12 histórias apresentando a evolução do personagens por cinco décadas. Que eu considero sem sombra de dúvida como uma das melhores peças da minha hoje reduzida Bat-Coleção.

 

E por conta da grata lembrança que tive ao folhear suas páginas pela primeira vez, sempre revivida ao reler suas histórias até hoje é que me deu a ideia para esse post comemorativo da Batdeira.

Sei que esse ano a DC Comics preparou a sua própria antologia, e a Panini daqui a pouco vai estar vendendo, afinal não poderia ser diferente mas oque à difere da minha é que me impus o desafio de selecionar histórias em intervalos de 10 anos, de 1939 até  2019. E isso a Editora das Lendas nunca fez, em uma única edição, pelo menos.

 

E tem mais, cada dessas histórias, mesmo as que pertencem a uma longa saga tipo Terra de Ninguém que transcorreu por todo o ano de 1999 podem ser lidas e compreendidas totalmente sem a necessidade de complementos.

 

Segue então minha seleção particular de aventuras, com um guia de leitura para quem quiser conferir cada uma. Lembrando que no Brasil, essas histórias não saíram nos mesmos anos em que foram publicadas pela DC e aqui vale a data original. Os títulos das histórias em português, seguidos de um asterisco (*) tiveram uma livre tradução/adaptação de minha parte.

 

Pra ficar mais divertido bolei umas frase de apresentação também:

 

" BAT-MAN BEGINS... "

Detective Comics #31-32 - DC / Álbum Juvenil - Série B #17 - GIBIZADA /

Batman Crônicas #1 - PANINI

 

" BAT-MAN VS. THE VAMPIRE / BATMAN CONTRA O MONGE LOUCO "

De Gardner Fox, Bob Kane & Sheldon Moldoff

 

De férias por Paris e Hungria, Bruce Wayne e Julie Madison veem seus planos românticos serem interrompidos por um vilão encapuzado conhecido como o "Monge", além disso Bat-Man tem que enfrentar um gorila, lobos selvagens e se você ainda acha pouco, um chupador de sangue.

 

É a primeira que Bat-Man usa uma arma de fogo e para infelicidade da Associação Nacional do Rifle, o apetrecho não agrada muito, ao contrário do Batrangue, que faz sucesso até hoje.

 

" NA TERRA, NO AR OU NO MAR, O COMBATE AO CRIME NÃO PODE PARAR ".

Detective Comics #147 - DC

 

" TIGER SHARK / TUBARÃO TIGRE* "

De Dick Sprang & Charles Paris

 

Tubarão Tigre é o mais novo criminoso a aparecer em Gotham City. Ele atua de forma inusitada, comandando uma gangue submarina. E para detê-lo, Batman e Robin procuram a ajuda de um especialista para juntos construírem o "Sub-Batmarine"!

 

Batman #55 - DC

 

" THE CASE OF THE 48 JOKERS! / OS ESTADOS UNIDOS DO CORINGA* "

De Bill Finger, Dick Sprang & Stan Kaye

 

O Coringa é louco, mas por dinheiro! E querendo aumentar ainda mais seu pé de meia, o Príncipe Palhaço do Crime resolve expandir sua atuação no submundo ensinando a dezenas de bandidos os seus melhores truques, para que juntos atuem sob seu comando, através dos 48 estados norte americanos.

 

" UM É DARK, DOIS É DINÂMICO, TRÊS É DEMAIS ".

Batman #123 - DC / Batman #91 - 1ª Série - EBAL

 

" THE FUGITIVE BATMAN / BATMAN O FUGITIVO "

De Bill Finger, Sheldon Moldoff & Stan Kaye

 

O Comissário Gordon decreta que Batman é agora um fugitivo acusado de um crime que ele próprio não pode revelar, é então iniciada uma verdadeira caçada policial com a ajuda de Robin e Ace... o Bat-Cão, farejando o cheiro do morcego.

 

Detective Comics #267 - DC / Batman : Arquivo de Casos Inexplicáveis - PANINI

 

" BATMAN... MEETS BAT-MITE / BATMAN CONHECE O BAT-MIRIM "

De Bill Finger, Sheldon Moldoff & Charles Paris

 

Bat-Mirim, um elfo mágico que adora a Dupla Dinâmica, vindo da 5ª dimensão, chega à Terra na esperança de ajudar seus ídolos Batman e Robin a combaterem o crime. Mas como diz o ditado, "De boas intenções, o inferno está cheio".

 

" COM TRINTA ANOS, JÁ É HORA DE SAIR DA CASA DOS PAIS, BRUCE".

Detective Comics #388 - DC / Batman BI #31 - 1ª Série - EBAL

 

" PUBLIC LUNA-TIC NUMBER ONE! / O LUNÁTICO PÚBLICO NÚMERO UM "

De John Broome, Bob Brown & Joe Giella

 

O Coringa retornou e ele começa uma onda de crimes durante as madrugadas. Por esta razão, Gotham City passa a chamá-lo de "Lunatico Público Nº 1". E no primeiro confronto que se segue, num Planetário é claro, onde mais? Batman e Robin se mostram incapazes de capturar o Bufão do Crime.

 

Batman #217 - DC / Batman BI #32 - 1ª Série - EBAL / As Várias Faces de Batman - ABRIL

 

" ONE BULLET TOO MANY / UMA BALA A MAIS / TRÊS BALAS E UM MISTÉRIO"

De Frank Robbins, Irv Novick & Dick Giordano

 

Dick Grayson finalmente se formou no ensino médio e vai para a faculdade. Com o fim da Dupla Dinâmica, Bruce Wayne revela a Alfred que eles também começarão uma nova vida. Mudando da Mansão para o prédio da Fundação Wayne e passando a combater uma nova geração de bandidos, escondidos atrás das fachadas de cidadãos "respeitáveis" em grandes corporações "legítimas".

 

" EMBALOS MACABROS DE SÁBADO A NOITE ".

Detective Comics #481-482 - DC / Batman em Formatinho #61/62 - EBAL

 

" MURDER IN THE NIGHT! / CRIME DENTRO DA NOITE "

" NIGHT OF THE BODY SNATCHER! / LADRÃO DE CORPOS ATACA! "

De Jim Starlin & P. Craig Russell

 

Batman se depara com uma dantesca cena de crime, onde um homem foi mutilado e várias partes de seu corpo espalhadas pelo chão. A polícia está confusa com a atrocidade, mas a terrível cena faz Batman lembrar de uma história de Edgar Allan Poe, chamada "Os Assassinatos na Rua Morgue", onde vítimas são brutalizadas por um gorila.

 

Conforme a investigação prossegue e a madrugada avança, o Detetive das Trevas irá descobrir que existem outras terríveis semelhanças com o famoso livro. Destaque para forma muscular como nosso heróis consegue se livrar do cativeiro.

 

" UM CINQUENTENÁRIO MARCADO PELO LUTO ".

Batman #431 - DC

 

" THE WALL / O MURO* "

De Christopher Priest, Jim Aparo & Mike DeCarlo

 

Dez anos atrás, um jovem Bruce Wayne viaja à Coréia do Norte, buscando ser treinado por um grande Mestre Oriental. Já no presente, Batman irá se deparar com a Liga dos Assassinos, protagonizando uma das mais incríveis sequências de lutas dos quadrinhos, só para descobrir depois, que eles foram contratados pelo mesmo homem que o treinou!

 

Batman #432 - DC / Batman #7 - 3ª Série - ABRIL

 

" DEAD LETTER OFFICE / RAPTADO EM 4 DE JULHO "

De Christopher Priest, Jim Aparo & Mike DeCarlo

 

Após invadir o escritório de um advogado, Batman se une a uma investigadora particular para juntos encontrarem um menino de 10 anos sequestrado, sete anos antes. Eles só não imaginam é que entrarão em rota de colisão com o FBI.

 

" SESSENTA ANOS NUMA TERRA DE NINGUÉM PARA CANTAR PARABÉNS "​.

Batman #566 - DC / Batman Premium #4 - ABRIL /

DC - Coleção de Graphic Novels Especial #3 - EAGLEMOSS

 

" THE VISITOR / O VISITANTE "

De Kelley Puckett, Jon Bogdanove & Eduardo Barreto

 

Superman chega a Gotham City, acreditando que pode ajudar a combateras várias facções criminosas que agora dividem a cidade isolada. Mas será que superpoderes podem realmente fazer a diferença na Terra de Ninguém?

 

Batman acredita que não, por isso dá um ultimato a seu antigo companheiro da Liga da Justiça: Faça oque puder em 24 Horas e volte para Metrópolis!

 

Batman: Shadow of The Bat #92 - DC / Batman Premium #7 - ABRIL /

DC - Coleção de Graphic Novels Especial #5 - EAGLEMOSS

 

" STORMY WEATHER / TEMPO SECO "

De Devin Grayson, Dale Eaglesham & John Floyd

 

"Disfarçado" de Clark Kent, um teimoso Homem de Aço retorna a Terra de Ninguém e acaba enfrentando um grupo de milicianos, comandados por Billy Petit um policial linha dura, disposto a retomar Gotham City com extrema força-bruta. O caldo azeda e a intervenção do Cavaleiro das Trevas se faz necessária.

 

" BATMAN MORTO, BATMAN POSTO ".

Batman & Robin #1-3 - DC / Batman #92-93 1ª Série

Batman & Robin: Edição Definitiva - PANINI

 

" BATMAN REBORN / BATMAN RENASCIDO"

De Grant Morrison & Frank Quitely

 

Uma repaginada Dupla Dinâmica está nas ruas de Gotham, a bordo de um Batmobile voador, limpando a lambança feita por vilões até então desconhecidos, como o Circo do Estanho, o Prof. Porko e o Serial-Killer Dominó. Mas será que eles serão bem sucedidos? E afinal quem exatamente são esses novos combatentes do crime?

 

" O ANO QUE NÃO ACABOU ".

Batman Annual #3 - DC / Esse ano ainda pela PANINI, eu acho.

 

" THE OTHER SIDE OF THE PENNY / O OUTRO LADO DE ALFRED "

De Tom Taylor & Otto Schmidt

 

Alfred Pennyworth é o maior aliado e confidente de Bruce Wayne. Testemunhe então a cruzada incansável do Cavaleiro das Trevas por justiça da perspectiva de seu dedicado mordomo, ao mesmo tempo em que Batman tenta sobreviver a uma piores noites que Gotham City já viu!

 

OBS.: Como nem chegamos ao 2º semestre ainda, essa foi a exceção da regra, além disso a data de recolhimento em comics shops americanas é de dezembro de 2018. Fazer oque? O ano ainda não acabou...

 

A propósito as datas impressas nos comics são de seu recolhimento. Sempre foi assim desde o início dos tempos. Aqueles que serão distribuídos nas comics shops americanas esse mês, estarão com a data de julho. E isso quer dizer que Detective Comics #27 onde surgiu The Bat-Man, 80 anos atrás tem impresso em sua capa o mês de maio, mas a revista foi lançada bem antes, em março.

 

Mas Peraí... não teremos nenhuma visão dessa edição imaginária?

Claro, que sim, aguardem...

 ( Fonte: comicvine.com / guiadosquadrinhos.com / readdc.com )

 

>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

Please reload

A BATDEIRA NÃO PRODUZ, RÉPLICAS, CÓPIAS ARTESANAIS, FAC-SÍMILES

NEM QUALQUER OUTRO IMPRESSO SEM  AUTORIZAÇÃO DOS DEVIDOS PROPRIETÁRIOS.

NEM FAZ COMÉRCIO COM OS MESMOS EM SITES DE LEILÃO.

 >>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now