top of page

DC EM VOO SOLO!

>> Em Dezembro de 2004 a DC Comics resolveu dar um presente diferente aos seus leitores, ela iniciou uma nova série com uma proposta até então inédita na editora. Desafiar um grande criador de HQs seja ele ilustrador, roteirista ou melhor os dois juntos, a desenvolver uma edição de 48 páginas contando histórias sobre quaisquer um dos milhares de personagem que integram seu vasto Universo.


Essa corajosa proposta (sim, porque eles teriam total liberdade de escolha sobre os temas abordados pelos personagens elencados) foi denominada Projeto SOLO. Que a rigor não foi totalmente solo, pois alguns dos criadores envolvidos, mais respectivamente os ilustradores, acabaram duplando com outros roteiristas. Mas isso de forma alguma depreciou o resultado. A cada dois meses uma nova edição chegou as lojas especializadas num total de 12 com a última pousando nas prateleiras em Outubro de 2006.

Aqui no Brasil, algumas dessas histórias bem peneiradas foram publicadas como "tapa-buraco" em edições das extintas Superman & Batman e Wizmania pela Panini em 2008/09, servindo apenas como petiscos para oque seria um verdadeiro banquete criativo, que nunca chegou a ser servido.


Agora passados exatos dez anos que "Descartado" de Tim Sale e Brian Azzarello (SOLO #1), foi publicada na Wizmania #10 - 2ª Série, finalmente poderemos ter a oportunidade de apreciar todo o projeto de forma integral, graças a editora Eaglemoss. Que dedicou dois volumes de sua Coleção DC Sagas Definitivas para encadernar a série. Mas como nem tudo são flores, o layout "hermético" das capas deixou muito a desejar, como vocês podem ver, nessas imagens de divulgação:

Digo isso pois SE a intenção era apresentar nas capas a diversidade de estilos e criadores contidos em cada edição, o resultado poderia ter sido bem mais harmonioso, mesmo sabendo-se de antemão que o layout dessas coleções da Hachette/Eaglemoss em sua maioria compromete as ilustrações originais.


E é justamente para compartilhar com vocês como eu teria montado as minhas versões, que essa nova postagem da Batdeira se destina, vejam:

No VOLUME #1 temos o Sax "solo" de Howard Chaykin, talvez um astronauta da Disney por Paul Pope, o detetive Slam Bradley em estilo NOIR por Darwyn Cooke, um mostrengo Corbeniano que parece primo do Despero inimigo da LJA, uma loira arrasa-quarteirão de origem espanhola por Jordi Bernet e como destaque Selina a Mulher-GATA de Tim Sale.

E no VOLUME #2 o destaque vai para Donna Troy a Moça-Maravilha dançando o Batusi* uma piração do "Madman" Michael Allred, um turista crocodilano imaginado por Scott Hampton, o Homem de Aço saindo para ação de Damion Scott, um super-herói carnavalesco (quem será?) por Brendan McCarthy, toda a melancolia do Deadman de Teddy Kristiansen e a versão Samurai de "GROO o Errante "via Sergio Aragonés.

 

ADENDO: *Batusi - foi uma coreografia galhofeira dançada por Adam West na série de TV Batman (1966/68) ela seguia o estilo GO-GO e seu nome é um trocadilho com a então popular dança Watusi. Confira aqui essa divertida bizarrice;


Originalmente ao invés do Broto-Maravilha, a capa imaginada por Allred seria com uma ilustração do próprio Bat-West (mostrado no banner de abertura), mas na época da publicação, a DC/Warner e a CBS/FOX ainda não tinham chegado a um acordo sobre a divisão dos direitos autorais envolvidos no seriado. Agora que estão todos felizes com os royalties, a DC resgatou a ilustra. Pode-se inclusive especular que ela foi embrionária para outra publicação em quadrinhos, Batman 66' cujas capas são todas assinadas por Allred.

 

SERVIÇO: Cada edição da Eaglemoss contendo 304 páginas com acabamento de luxo em capa dura e lombadas costuradas está sendo disponibilizada por R$ 139,00 via Amazon e R$ 118,00 diretamente pela Loja da Editora, em ambos os casos o frete é grátis.

 

>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page