A LENDA NÃO CONTADA DE APARO!

06.08.2018

>> A Panini Brasil acaba de divulgar capa e conteúdo da 9ª edição das Lendas do Batman ilustrado por Jim Aparo. Essa edição em questão, além de apresentar mais seis inusitadas parcerias do Vigilante de Gotham com outros heróis DC, extraídas do título "The Brave and the Bold", se destaca de todas as suas antecessoras por re-publicar aquela que considero uma das 10 Melhores histórias do Cruzado Embuçado de todos os tempos: "The Untold Legend of the Batman" ou como a conheci aos 12 anos na Edição Extra "A Legenda de Batman" de 1982, penúltima revista do morcego editada pelo Sr. Aizen.

Nessa empolgante aventura de final inesperado, o roteirista (recentemente falecido) Len Wein apresenta a origem do Homem-Morcego (pré-CRISE) de forma magistral, com os principais acontecimentos da trajetória do herói, de seus parceiros e até inimigos, amarrados numa trama recheada de suspense e mistério, através de flashbacks mostrados a medida em que Batman tenta descobrir a identidade de seu mais novo inimigo, que parece saber que ele e Bruce Wayne são a mesma pessoa. E pasmem! Logo na 2ª página nos é revelado que antes de Bruce houve outro Batman, ninguém menos do que seu Pai, Thomas Wayne!

Surpreendente também é descobrir como Jim Aparo arte-finalizando o lápis de John Byrne, resulta numa contribuição artística de encher os olhos que ao mesmo tempo nos faz lamentar não ter sido estendida para toda a minissérie; Infelizmente eles só trabalharam juntos na 1ª das 3 partes, com Aparo dando conta das outras duas restantes. Mas por uma decisão editorial de Paul Levitz (creio eu) Aparo não cuidou das capas, elas ficaram a cargo de García-López e Dick Giordano.

 

E é justamente por isso que a Panini Brasil teve que escolher alguma outra assinada por Aparo para estampar sua nova edição de Lendas. E ela optou pela melhor: Batman & Sgt. Rock invadindo o que parece ser um castelo nazista, saída de "TBB" #168. As demais onde ele faz dupla com Supergirl, Adam Strange (dessa vez no Planeta Rann), Zatanna (num uniforme pouco atraente), Arqueiro Verde e um tal de Nemesis de quem eu nunca ouvi falar) são menos impactantes.

Ok! Batman com Arqueiro é bacana também, mas eles enfrentam meliantes medíocres, muito melhor é socar nazistas!

 

Já sobre as histórias em si, como não li nenhuma (afinal são todas inéditas no Brasil), nada posso falar além do fato que depois da saída de Bob Haney da série, houve uma queda substancial de qualidade nos roteiros; Vamos ver se Gerry Conway, Cary Burkett, Bill Kelley e Mike W. Barr os quatro roteiristas que se revezam nessas histórias darão conta do recado, pois Haney e Aparo formaram a maior das Superduplas, criando juntos quase 50 histórias e as melhores, segundo minha opinião foram publicadas na primeira fornada de Lendas.

 

Voltando ao que interessa, "A Legenda de Batman" por si só, poderia e merecia, ganhar encadernado só dela e em capa dura - Mas isso nunca aconteceu, vai explicar... Ela que foi a origem oficial do Homem-Morcego até Frank Miller escrever ANO UM em 1987, fez tanto sucesso que ganhou uma versão "baratona" em livro de bolso e outra sofisticada, com fac-símiles das edições acompanhadas de fitas cassetes.

Imaginem agora, SE essas fitas-cassete fossem narradas na voz do Márcio Seixas?!

 

Somente em 2014 é que a DC foi restaurar digitalmente a minissérie por conta do encadernado dedicado ao Len Wein e aproveitando para dar um repeteco no 3º volume do Aparo, em 2017. É ele que serve de base para essa nova fornada de três Lendas, pois ainda teremos mais uma edição.

 

E se vocês acharam esse VAMos LER! fora da proposta inicial da Batdeira, que nunca foi um blog de reviews, digo que se é pra quebrar regras, que seja com uma bela de uma exceção. Mas não pensem vocês, que o motivo que me levou a escrever essa postagem foi somente o de fazer um review descompromissado. Encarem ela apenas como uma pequena introdução para oque virá em seguida, quando mostrarei o meu encadernado de A Lenda Não Contada de BATMAN, a diferença? Capa exclusiva assinada por Jim Aparo!

 

Na Galeria final as capas “The Untold” ilustradas por Gárcia-Lópes e sua remasterização em Tales of Wein.

Esse Tales do Wein tá na fila de publicações da Panini, até mesmo rolou uma enquete digital tempos atrás, mas imagino que as histórias ilustradas pelo Aparo, não devam vir repetidas. Ao contrário do que foi feito pela editora original. Mas a capa, que é bem genérica, não teria problema algum.

* Superduplas foi um breve título criado pela EBAL exclusivamente para publicar TBB, ele durou apenas 24 edições, após seu término os bat-encontros voltaram a ser publicados no Batman em Formatinho;

 

* Márcio Seixas, é um dos dubladores mais emblemática do Brasil! Ele foi "A VOZ" do Homem-Morcego nas três primeiras temporadas da série animada de Bruce Timm & Paul Dini. E a quem defenda que ele é ainda melhor do que o Kevin Conroy, dono da voz original;

* O Primeiro Batman/The First Batman (DC#235/1956), é uma antiga histórinha de apenas 10 páginas da Era de Ouro, quem tem roteiros de Bill Finger, arte de Sheldon Moldoff e assinatura de Bob Kane. Ela foi "pulada" pela Ebal, só tivemos oportunidade de conhecê-la quando a Panini publicou Batman - 70 Anos #2 (2009) e Batman - Arquivo de Casos Inexplicáveis (2013). Esse conceito bacana foi recuperado por Morrison Daniel na sua controversa Batman R.I.P e incrivelmente transformado por Azzarelo & Risso em Ponto de Ignição Especial #3 - O Cavaleiro da Vingança (2012).

 (Fonte: comicvine.com / hotsitepanini.com.br/dc / amazon.com / ebay.com / guiadosquadrinhos.com )

 

>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

Please reload

A BATDEIRA NÃO PRODUZ, RÉPLICAS, CÓPIAS ARTESANAIS, FAC-SÍMILES

NEM QUALQUER OUTRO IMPRESSO SEM  AUTORIZAÇÃO DOS DEVIDOS PROPRIETÁRIOS.

NEM FAZ COMÉRCIO COM OS MESMOS EM SITES DE LEILÃO.

 >>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now