SWAN: MAIS LENDAS DE UMA LENDA!

13.05.2018

>> Já chegou às bancas e livrarias o primeiro volume de Superman: Lendas do Homem de Aço por Curt Swan, reunindo a Saga "Kryptonita Nunca Mais", que já ganhou projeto aqui pela Batdeira e assim como na edição imaginária, o encadernado coleta Superman #233-238/240-241 (de Dez/1970 a Ago/1971) cujas capas originais não são ilustradas pelo desenhista homenageado (todas são de autoria de Neal Adams & Dick Giordano, com exceção da #238, assinada por Carmine Infantino & Murphy Anderson.

Por conta disso os editores da Panini, tiveram que arrumar uma solução, já que a proposta da série é conter apenas ilustrações criadas pelo artista homenageado, fazendo lápis e arte-final ou dividindo essa função com outro profissional; E a encontrada foi reproduzir a página de abertura de Superman #233, onde uma figura sombria vista de costas observa o Homem de Açono que me parecem ser três monitores.

Particularmente eu não gostei, ela não transmite a sensação de grandiosidade que o personagem (e seu mais longevo desenhista) merecem. Penso que poderiam ter seguido pelo caminho da manipulação digital, igual a quando criaram a capa do 2º volume do Batman de Don Newton, cujo resultado achei excelente!

 

Portanto seguindo a tradição de apresentar interpretações artísticas diferenciadas, segue minha versão:

Notem que as "super-façanhas" são as mesmas da página usada pela Panini, em posições diferentes. E o mais importante, a criatura sombria deu lugar ao pacato repórter Clark Kent revelando o grande "S", uma das imagens mais icônicas da Cultura Pop; E essa no caso, foi retirada de Superman #237.

 

Adicionando o filtro sépia e um fundo envelhecido temos um layout de inspiração vintage, perfeitamente adequado ao estilo expressivo e duradouro (da Era de Prata à Era de Bronze) de Douglas Curtis Swan, capaz de nos transmitir a sensação de estamos assistindo a um épico que transcende o tempo.

>> Enquanto isso no Hotsite DC, já surgiram perguntas sobre uma possível continuação e apesar do editor Bernardo Santana informar que "não há planos no momento", decidi por conta própria sugerir uma segunda edição imaginária das Lendas de Swan. Mas quais seriam as histórias escolhidas? Afinal ele desenhou o Superman por décadas e a maioria esmagadora desse material não foi digitalizado, então como fazer?

 

A resposta pode ser mais simples do que parece, pois em 2008 por ocasião dos 70 Anos de fundação da DC e criação do Superman, a editora publicou várias histórias do artista, nos mixes de cinco encadernados e portanto não haveriam custos de tradução, adaptação e letreiramento.

 

Passados 10 anos, penso que essas aventuras, num total de onze, poderiam ser reunidas neste 2º volume de Lendas do Swan. Afinal muitos dos atuais consumidores da série podem não ter tido acesso na época. E para aqueles que já as possuem em suas estantes, digo que não será a primeira, nem última vez que comprarão histórias repetidas - Ou não, se forem fortes o suficiente e conseguirem resistirrrrrrr!

 

E o melhor, ao contrário do volume #1, dessa vez poderíamos ter uma capa assinada pelo artista. Tem duas, dentre as seis de autoria dele, que considero excelentes comercialmente, pois aguçam bastante a curiosidade do leitor.  E convido vocês a escolherem as sua preferida.

 

LENDAS DO SWAN VOL. II: KAL-EL VAI PARAR NO STJ ! "

Em "PRECISA HAVER UM SUPERMAN?" (Superman #247/1972) o filho adotivo dos Kents é acusado pelos velhos Guardiões de Oa de estar interferindo no desenvolvimento da humanidade, com sua ações heroicas". Será?!!

 

LENDAS DO SWAN VOL. II: UFC INTERGALÁTICO ! "

Em "O CONFRONTO LUTHOR VS. SUPERMAN" (Superman #164/1963) o Gênio do Mal e o Homem de Aço decidem resolver suas diferenças em uma luta justa, ou seja no braço. Para tanto viajam para outro planeta onde o último filho de Krypton terá apenas a força de um ser humano comum.

>> Para fazer o serviço completo, (além da perfeccionismo que me fez tratar digitalmente as ilustrações usadas nas capas acima), segue a lista com as outras nove histórias desse encadernado imaginário:

 

- A MAIS PODEROSA EQUIPE DO MUNDO! (Superman #76/1962)

"Por uma infeliz (?) coincidência o Homem de Aço e o Cruzado Embuçado, em suas identidades civis, acabam dividindo a mesma cabine de um cruzeiro marítimo. Para piorar, um criminoso a bordo faz com que eles acidentalmente conheçam o segredo um do outro";

 

- OS ÚLTIMOS DIAS DO SUPERMAN. (Superman #156/1962)

"O Homem de Aço acidentalmente é exposto a um vírus alienígena fatal. Como resultado, tem pouco tempo de vida. Mas as coisas não são exatamente o que parecem";

 

- A ALIANÇA LUTHOR / BRAINIAC. (Superman #167/1964)

"O título já diz tudo! Dois dos maiores antagonistas do Homem de Aço unem forças pela primeira vez, contra nosso herói. Que subjugado é contido numa gaiola de passarinho?!! Coisas da Era de Prata";

 

- SUPERMAN COMPOSTO! (World's Finest #142/1964)

"Um novo inimigo, aparentemente invencível (de visual pouco inspirado), humilha o Cruzado de Gotham e o Filho de Krypton, forçando-os a abandonar suas carreiras”;

 

- BANDIDOS DE CAPA E CAPUZ. (World's Finest #159/1966)

"O Cavaleiro Embuçado e o Homem do Amanhã enfrentam dois misteriosos sósias que possuem seus poderes e habilidades. A única diferença é que os impostores não sabem a identidade civil de nossos heróis".

 

- O HOMEM QUE ESCREVEU O OBITUÁRIO DO SUPERMAN! (Action Comics #429/1973)

"Após ser dado como morto, enfrentando um monstro chamado Ozymandias (!) Superman tenta impedir um colunista de obituários, que descobriu sua identidade por acaso, de revelá-la ao Mundo";

 

- O LEX LUTHOR QUE NINGUÉM CONHECE. (Superman #292/1975)

"Lex cria um raio de "desordem muscular" que faz com que Superman destrua o Aeroporto de Metrópolis. De quebra, é revelado também o motivo pelo qual ele odeia o Filho de Krypton desde a época em atuava como Superboy na pacata Pequenópolis";

 

- LUTHOR IRREFREÁVEL! (Action Comics #544/1983)

"Luthor governa o Planeta "Lexor" ao lado de sua esposa "Ardora" e após o nascimento de seu filho "Lex Jr.", decide parar de perseguir o Homem de Aço. Mas oque parece um final feliz é apenas o começo de uma grande tragédia. Ficou confuso? Pois não falo mais nada, para não estragar a surpresa de quem nunca leu";

 

- O FATOR EINSTEIN. (Superman #416/1986)

"Luthor foge da prisão sempre em determinada época do ano mas, surpreendentemente, não comete nenhum crime. Seu único objetivo parece percorrer certo trajeto até uma Universidade em Princeton”;

 

Como podem ver, os títulos e sinopses são bem interessantes, SE a Panini quiser publicar todas teremos uma edição bem encorpada, caso contrário será uma ingrata missão escolher oque deixar de fora.

 

>> Na Galeria Final, as capas originais com seus respectivos créditos, na mesma ordem das histórias acima:

ADENDO: A Coleção Superman 70 Anos, teve 04 volumes temáticos: (#1) As Grandes Aventuras II (o 1º saiu em DC 70 Anos: Superman), (#2) Os Melhores do Mundo; (#3) Super vs. Luthor; (#4) Manchetes do Planeta Diário. São deste último, outras 8 histórias, ilustradas por Curt Swan, onde o Homem de Aço não é o protagonista:

 

_ Como Lois Lane conseguiu seu emprego. (Superman's Girl Friend, Lois Lane #17/1960)

_ Perry White, repórter novato! (Superman's Pal, Jimmy Olsen #42/1960)

_ Senhorita Jimmy Olsen! (Superman's Pal, Jimmy Olsen #45/1960)

_ A escola para furos! (Superman's Girl Friend, Lois Lane #29/1961)

_ Quando a Supergirl substituiu Jimmy Olsen! (Superman's Pal, Jimmy Olsen #75/1964)

_ Os super-charutos de Perry White! (Action Comics #436/1974)

_ A última manchete! (Superman # 280/1974)

_ O jornaleiro mais durão da cidade! (Action Comics #461/1976) 

(Fonte: comicvine.com / guiadosquadrinhos.com / dc.wikia.com)

 

>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

Please reload

A BATDEIRA NÃO PRODUZ, RÉPLICAS, CÓPIAS ARTESANAIS, FAC-SÍMILES

NEM QUALQUER OUTRO IMPRESSO SEM  AUTORIZAÇÃO DOS DEVIDOS PROPRIETÁRIOS.

NEM FAZ COMÉRCIO COM OS MESMOS EM SITES DE LEILÃO.

 >>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now