HERÓIS (MARCIAIS) DA RESISTÊNCIA!

11.06.2017

>> Ano passado, desenvolvi um projeto cujo resultado me agradou bastante; Imaginar cartazes de filmes Blacksploitation com Super-Heróis Marvel. E desde então muitos de vocês que acompanham a Batdeira, vem me pedindo pra fazer o mesmo com a DC Comics; Portanto agora chegou a vez dela, ou quase, pois este post servirá de ponte, entre as duas editoras no melhor estilo "a união faz força! Afinal, quando se trata de lutar pelos Direitos Civis, todos os heróis são Irmãos de Alma ou como diriam alguns, Soul Brothers!

Soul Brothers of Kung Fu é um filme de 1977 protagonizado por Bruce LI (um dos muitos "clones" do Bruce Lee) resultante da Bruceploitation* e Carl Scott, um novato que tentou se projetar num sub-gênero derivado da mistura entre o Blacksploitation ou Blaxplotation e as artes marciais, que por falta de nome melhor resolvi apelidar de "Blax Fu".

 

Quem se deu melhor nesse tipo de produção foi o "ator faixa-preta" Jim Kelly, que graças a uma participação bacana em Operação Dragão (do verdadeiro Bruce Lee), conseguiu alavancar uma carreira bem sucedida.

 

"Kelly que estrelou consideráveis super-produções pro gênero Blax Fu como Jones o Faixa Preta e Black Samuray, seria o protagonista ideal para viver o Tigre Branco, que é mais um herói marcial da Marvel, surgido em dezembro de 1975 nas páginas de Deadly Hands of Kung Fu #19, uma publicação magazine, que já contava com a presença do Punho de Ferro e de Shang-Chi.

O 1º Tigre Branco foi, o hoje falecido, Hector Ayala, que ao usar um amuleto místico conhecido como Tigre de Jade adquiria força sobre-humana; Uma vantagem e tanto pra quem já era um lutador marcial. Atualmente esse artefato que é uma herança familiar, está de posse de sua sobrinha, Ava Ayala.

 

E revivendo os meus tempos de frequentador de cinema poeira, onde por módicos "cruzados" se conseguia assistir dois filmes temáticos pelo preço de um, apresento a sessão Problema em Dobro!

Importada dos Estados Unidos, essa foi uma estratégia comercial muito usada no Brasil. Pelo menos até o início dos anos 1990, permitindo uma longevidade maior aos velhos cinemas de rua, antes dos shoppings decretarem a sua extinção quase que absoluta.

 

Portanto o segundo filme a ser exibido nessa sessão especial da Batdeira, é com o Tigre de Bronze da DC Comics. Que surgiu primeiro de forma literária no romance Dragon's Fists de 1974, só ganhando visual definido em Richard Dragon, Kung Fu Fighter # 1 publicada no ano seguinte.

 

Sem possuir poderes sobre-humanos, Ben Turner se garante no domínio do "Estilo do Tigre", (que é praticado de verdade no Sul da China). Ele que inicialmente foi membro da Liga dos Assassinos, passou a buscar redenção como Líder do Esquadrão Suicida de Amanda Waller.

Para o seu papel, a melhor escolha setentista, seria Ron Van Clief, famoso mestre faixa-preta criador de seu próprio estilo, o "Chinese Goju" que apareceu em algumas produções marciais filmadas diretamente na China, dentre as quais se destaca The Black Dragon, com uma história genialmente oportunista: Após a morte do Bruce Lee, ele e mais dois lutadores resolvem procurar um manuscrito conhecido como "Luta dos Dedos" que teria sido supostamente escrito pelo próprio Dragão Chinês, ensinando uma técnica de combate mortal... alguém lembra do final de Kill Bill 2 do Tarantino?

 

Finalizando segue uma galeria com os cartazes originais dos filmes citados, em sequência: O magnífico Operação DragãoJones Black Samurai que tem um sobrenome super-criativo - O Agente da D.R.A.G.O.N. (Defense Reserve Agency Guardian Of Nations); Soul Brothers e por último Dragon e Dragon´s Revengers do Van Clief, que é o mesmo filme.

ADENDO: Bruceploitation foi uma malandragem adotada por alguns cineastas orientais que contratavam sósias do então falecido Bruce Lee, conhecidos como "Lee-alikes" para estrelarem filmes marciais. Eles então eram rebatizados com nomes de sonoridade parecida. Essa prática perdurou por vários anos, somente sendo abandonada em definitivo, quando Jack Chan se firmou como o novo Mestre do Kung Fu.

 

(Fonte: comicvine.com / en.wikipedia.org / museumofuncutfunk.com)

 

>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

Please reload

A BATDEIRA NÃO PRODUZ, RÉPLICAS, CÓPIAS ARTESANAIS, FAC-SÍMILES

NEM QUALQUER OUTRO IMPRESSO SEM  AUTORIZAÇÃO DOS DEVIDOS PROPRIETÁRIOS.

NEM FAZ COMÉRCIO COM OS MESMOS EM SITES DE LEILÃO.

 >>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now