top of page

LEYENDAS DEL CABALLERO OSCURO!

>> E como alguns de vocês que acompanham a Batdeira me escreveram, a segunda sugestão de projeto visando a ilustre presença do mestre do traço espanhol na próxima ComiCON RS é realmente a Coleção Batman - Lendas do Cavaleiro das Trevas por José Luis García-López.

A Panini adotou como regra, se basear nos TPBs publicados pela DC Comics, chamados de Tales of... e Legend of The Dark Knight, para compor sua série de Lendas. Mas como toda regra tem exceções, Batman illustrated by Neal Adams também foi incorporado na coleção.


Oque sugiro fazer com o Sr. García-López daria um pouco mais de trabalho, mas nada absurdo. Como a DC ainda não encadernou a totalidade de seu trabalho nas revistas do personagem, a Panini teria que fazer uma "colheita" dos títulos já digitalizados:

No VOLUME 01, teríamos três histórias setentistas publicadas em Batman #336-337 e #353 (que serve de capa por motivos óbvios), somadas a uma pequena história P/B extraída de Gotham Knights #10 e outra grande, saída de Batman Confidential # 26-27-28.


Essa última é bem interessante mesmo, apresenta uma versão em quadrinhos bem mais sombria do vilão Rei TUT, aquele gordinho do seriado Batman de Adam West, interpretado pelo Victor Buono. Como bônus é Kevin Nowlan quem finaliza o lápis de García-López e ficou espetacular.


O melhor de tudo é que todas são inéditas no Brasil, com exceção de #353 publicada pela Opera Grafica.

Ocupando todo o VOLUME 02, teríamos a mini-série VENENO onde assolado pela culpa, Bruce Wayne se submete aos efeitos de um anabolizante experimental que lhe confere força sobre humana, mas cobra um alto preço por isso.


Já publicada pela Abril em sua melhor revista do morcego - Um Conto de Batman, essa aventura data de 1992 e nunca mais foi republicada. Sendo portanto inédita para uma legião de fãs formados pela trilogia TDK do Christopher Nolan.


García-López foi responsável somente pela arte-final, mas ao imprimir marcantemente seu estilo, fez parecer que ele foi o autor; Na verdade o layout pertence a Russ Braun e o lápis a Trevor Von Eeden.

No VOLUME 03, outra história inédita: GRIMM - ambientada nos tempos da Dupla Dinâmica, publicada na extinta mensal, Legends of the Dark Knight #149/153. Onde García-López novamente finaliza o lápis de Trevor Von Eeden, mas que nesse caso não ficou tão bacana; Mesmo assim reconhecemos o estilo.


Originalmente todas as capas de GRIMM foram assinadas por John Cassaday, portanto a melhor opção nesse caso, seria recorrer as pranchas do DC Comics Style Guide (comentado no post passado), para criar uma própria, e foi oque fiz. Após selecionar várias delas, compus uma imagem onde se destacam as habilidades circenses do Garoto-Prodígio, já que a história tem o Robin como protagonista.


Como bônus, ainda ficou parecendo com as capas comemorativas que a Panini tem produzido para a CCXP.

 

>> ADENDO I: Não esqueci do Batman vs. Hulk, citado no post passado também, mas infelizmente essa edição especialíssima publicada em 1982 pela EBAL, no formato magazine e pela Abril num formatinho de 1993, ficaria de fora, devido a atual animosidade entre as duas editoras estado-unidenses.


>> ADENDO II: As pouquíssimas edições de Detective Comics (#449, #452, #454-455 e #458-459) com lápis de García-López e finalizadas por Ernie Chan, ainda não digitalizadas pela DC, poderiam ser reunidas num futuro VOLUME 4 se fosse esse o caso, com o acréscimo de #453 (que finaliza a história de #452) mas tem lápis de Frank McLaughlin.

 

>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page