top of page

EM RESPEITO A MR. COOKE.

>> Hoje, dia 14/07, se completam dois meses da morte de Darwyn Cooke, vítima de uma forma agressiva de câncer, cujo processo de tratamento não havia sido noticiado anteriormente. E por isso o choque e consternação por todos que acompanhavam e admiravam seu trabalho foram muito grandes.

Cooke que começou como ilustrador de storyboards nas animações do Batman e Superman produzidas por Bruce Timm nos anos 1990, despontou no mercado de comics com a edição especial Batman EGO, de 2000 e apenas três anos depois alcançou o sucesso mundial com a premiadíssima minissérie DC - A Nova Fronteira. Dono de um estilo artístico singular, Cooke passou a se envolver em projetos cada vez mais ousados e desafiadores, como a controversa série Antes de Watchmen e as adaptações dos livros de Richard Stark, protagonizado pelo anti-herói PARKER.

Com apenas 54 anos de idade, Cooke nos deixou cedo demais e a sua falta ainda será muito sentida e lastimada, num meio profissional que cada vez mais, carece de mentes criativas e inovadoras. E para lhe prestar uma pequena homenagem, imaginei um encadernado que poderia muito bem ter sua publicação estudada pela Panini.

BATMAN POR COOKE, reuniria a edição especial "EGO" (Mythos/2003), o crossover "Convenção do Crime" com The Spirit (Panini/2008), à quatro pequenas histórias: "Amor Bandido" e "Deja Vu" (Wizmania-Panini/2007-08) e as inéditas: "Here be Monsters" e "The Monument" (Batman: Gotham Nights #23 e 33-DC/2002). Além é claro de todos os pin-ups e capas que pudessem ser adicionados.

Quanto ao design, combinei a primeira página da história Deja Vu com um auto-retrato de Cooke, de forma harmoniosa e substituí os vários prédios que haviam no fundo da ilustração por uma textura de pinceladas marcantes; Uma característica recorrente no trabalho do artista, muitas vezes usada para aumentar a sensação de movimento. E mantive a mesma palheta de cores quentes presentes originalmente, tanto na história quanto no auto-retrato.

Na galeria final, as duas capas de Batman EGO; A 2ª acrescida de Selina´s Big Score, lançada pela Panini em 2008; A 1ª página de Deja Vu, à inédita "Here be Monsters" (que faz parte da série B&W) e ainda Batman/The Spirit, que na minha coletânea substituiria o especial da Mulher-Gato.


Por último, um pin-up finalizado com marca-texto, uma das técnicas que Cooke mais gostava de usar. Na verdade acredito que todos esses pin-ups (centenas deles) serviram de preparação para o seu trabalho em PARKER, pois os livros são todos colorizados dessa maneira.


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page