top of page

VIDA LONGA AO REI! - (Parte I)

>> Jacob Kurtzber nasceu em agosto de 1917 e aos 18 de idade, já participava ativamente da alvorada dos quadrinhos, a "Era de Ouro", trabalhando nos Studios Fleischer em animações do Popeye e também para diversas editoras e empresas, como o Lincoln Newspaper Syndicate e o Studio Eisner & Iger.


Foi nesse período que conheceu Joe Simon e criaram juntos o Capitão América em 1941, (um ano antes dos EUA entrarem na 2ª Guerra Mundial) para a Timely, antigo nome da Marvel e mais uma dezenas personagens para a DC, até tomarem rumos diferentes a partir de 1954.


Já na década seguinte, mais precisamente em 1961, ao lado de Stan Lee, Jacob entraria definitivamente pra história sedimentando os alicerces do hoje conhecido Universo Marvel. Porém, nem tudo são flores e um grande desgaste também resultou dessa parceria, tanto que Jacob, levaria para a DC, novas ideias e conceitos, revolucionando outra vez o mercado, em uma curtíssima temporada de quatro anos, mas que lhe garantiu voltar à Casa das Ideias com muitos benefícios, tudo isso durante os Anos 1970.


Jacob, se manteve ativo na profissão até seu falecimento aos 76 anos de idade em fevereiro de 1994.


Esse modesto resumo teve a intenção de apresentar, o mais novo homenageado da Batdeira, ninguém menos do que o Rei dos Quadrinhos: Jack Kirby!

Sendo um, dentre milhares de fãs, espero muito que seu Centenário de Nascimento, seja bastante comemorado ano que vem, tanto lá fora quanto aqui no Brasil, com a Panini investindo em vários lançamentos! Sejam eles edições especiais ou coleções, nos formatos definitivo, Deluxe ou brochura, em papel LWC ou Offset. Tanto faz, o importante é termos a oportunidade de adquirir a maior quantidade possível de histórias e sagas criadas pelo Mestre.


E pela minha expectativa ser muito grande, já resolvi me antecipar criando não apenas uma, mas duas coleções divididas entre Marvel e DC. Portanto conheçam a COLEÇÃO KING KIRBY - MARVEL:

UM SUPER CONCEITO:


A produção de Kirby é colossal, pensei então, não apenas nos personagens a serem elencados, mas também no conteúdo de cada um dos volumes, planejado-os para terem a melhor relação custo x benefício, numa época em que todos estamos fazendo malabarismos para acompanhar nossos amados quadrinhos. Mas é claro que todos seriam volumes bem parrudos! Sem essa de gibis fininhos pro Rei.

A AUTOPSIA DO LAYOUT:

Para as capas, uma seleção das imagens mais impactantes ou mais icônicas (1), nas contra-capas: pin-ups (2), dividindo espaço com pequenas sinopses dos personagens de cada edição (3), assim como o Selo Comemorativo (4). Seguindo a tendência de lombadas elaboradas que enriquecem nossas estantes, explorei todo o potencial gráfico do "apelido" cunhado por Stan Lee, que reverencia o prolífico artista: KING*KIRBY. Onde cada um dos caracteres (inclusive o espaço entre palavras, marcado por uma estrela) será vazado exibindo o personagem título da referida edição e cuja quantidade define o total de volumes (5). Quanto as cores de fundo, trabalhei somente com dois tons do indissociável Vermelho Marvel, além do branco para demais fontes e frisos (6):

DESCOBRINDO A RIQUEZA DO CONTEÚDO:

Começando obviamente pelo Quarteto Fantástico, que inaugurou a chamada "Era Atômica", teríamos a continuidade das recentes edições Clássicas da Salvat. Usando de base as histórias publicadas nos Marterworks # 7, 8 e 9, distribuídas por dois volumes. Dessa forma o auge da fase Lee/Kirby no Quarteto seria toda contemplada no Brasil, pela 1ª vez em formato americano e com cores restauradas.

Na sequência, a reparação de uma injustiça de patamares cósmicos! A publicação na íntegra de todas as 19 edições da série Os Eternos, criada sobre a influência que os conceitos do livro Eram os Deuses Astronautas? e 2001 - Uma Odisseia no Espaço, exerceram sobre Kirby. Também em dois volumes.

O Pantera Negra foi criado por Kirby em 1963, mas somente 13 anos depois é que ele iria produzir histórias solo do personagem. Seu título próprio, que durou 12 edições, assim como Os Eternos, fez parte da 2ª Fase do artista na Marvel, onde com liberdade para escrever e desenhar suas próprias revistas, criou composições e splash pages duplas ainda mais sensacionais, do que todos estavam acostumados.

Nick Fury - O Agente da S.H.I.E.L.D. ganha um volume com o conteúdo do 1º Masterworks dedicado a ele, que vem preceder as duas edições clássicas que estão sendo publicadas agorinha pela Salvat, com Jim Steranko, que começou fazendo a arte-final e depois assumiu o título original. Dando assim, não só continuidade ao trabalho como também homenageando o Rei.

A parceria com Lee, também resultou em outra celebre sequência de histórias, dessa vez no título do Poderoso Thor. A Salvat já publicou uma parte com os maravilhosos Contos de Asgard e promete Thor: Ragnarok, ainda pra esse ano, edição que corresponde ao 5º Masterwork do Deus do Trovão.

Oque sugiro é dar continuidade a essas histórias, baseando-se nos três Masterworks seguintes, que cobrem o período até John Buscema entrar no lugar de Kirby, quando ele foi pra DC.

E fechando a coleção, os dois volumes finais seriam dedicados a publicar aquele que foi seu principal projeto na volta a Marvel, retomar as rédeas do destino do Capitão América, criando uma incrível saga em 25 revistas. E a propósito, parte dessas histórias (mas apenas 07 delas) também devem sair pela Salvat, provavelmente no ano que vem e coincidindo com essa coleção. Portanto nesse caso específico, aconteceriam os "repetecos" entre as duas editoras. Mas seriam mínimos, convenhamos. E entre uma e outra é claro que eu escolheria essa pela justamente pela abrangência.

E aqui temos uma imagem "quase tangível" dessa coleção simplesmente arrasadora, exposta na estante virtual da Batdeira. Modéstia à parte, ficou sensacional! E se vocês acham que KING não seria usado como título em uma coleção nacional, troquem por JACK, que possui o mesmo número de letras, ok?

ADMIRANDO SUA BELEZA INTERIOR:

Por último, uma novidade! Dada a importância dessa coleção pra mim, fui mais além nesse projeto, imaginando também como seria a diagramação de algumas das páginas que formam o miolo dos volumes citados. Mas antes de tudo, admito que "puxei o freio" de minha obsessão perfeccionista e portanto vocês verão apenas as simulações de um único volume.


Começamos com a visão do encadernado montado e depois as páginas irão se abrindo na sequência:

Na "guarda", temos um close de Kirby, em um de seus auto-retratos mais famosos;

Na pág. 04, outro detalhe bem bacana do mesmo auto-retrato, seguido da pág. 05, que valoriza o Selo Centenário desenvolvido para este grande projeto. E para quem não percebeu ainda, trata-se de um "fluxo de bolinhas kirbyanas". Uma hanchura das mais recorrentes na obra do Rei. Ela foi variada a exaustão em milhares de representações gráficas, como ondas de energia, estrelas celestes, planetoides, brilhos cósmicos, manifestações de poderes etc...

Aqui nas páginas 06 e 07 vemos uma interessante solução para apresentar uma prévia de quais títulos o leitor encontrará na coleção, além é claro de destacar conteúdo da respectiva edição;

Na pág. 08 os créditos e serviço, na pág. 09 o índice oficial. Ambas dividem uma mesma ilustração em duotone. A ideia é sempre ampliar um determinado detalhe de alguma splash-page que faz parte das histórias contidas;

E em todas as páginas seguintes, como já é de costume, teremos uma reprodução da capa original precedendo a primeira página de quadrinhos do respectivo gibi, marcando assim os capítulos;

Avançando para o final da encadernação, uma página biográfica ilustrada por outro auto-retrato. A proposta aqui é contar em partes, diversos fatos e curiosidades da vida do artista a serem distribuídos pelos 10 volumes que compõem a coleção.

Fechando a encadernação, a "guarda" com close de Kirby...

... e o verso do encadernado montado.

E se vocês gostaram dessa, não percam na próxima semana, a Coleção King Kirby - DC. Onde teremos muitas raridades, que são quase ou totalmente inéditas no Brasil. Um verdadeiro tesouro Kirbyológico!


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page