top of page

AS GRANDES AVENTURAS DE BYRNE!

>> A Panini Brasil lançou as Lendas do Homem de Aço por José Luiz Gárcia-López e parece ter vendido bastante. Nada mais justo, pois se trata da união de dois ícones dos comics. Mas o que todo mundo ficou querendo saber é SE e QUANDO a editora irá publicar o Superman do John Byrne, reconhecido por todos como o grande responsável pela maior e mais importante reformulação do personagem até hoje.


A DC, desde 2003, vem digitalizando e reunindo em encadernados toda a produção de Byrne, mas sendo essa uma fase bem extensa, o trabalho ainda não foi concluído, embora a ECC Espanhola já tenha conseguido realizar tal proeza.

Mas, enquanto nenhum comunicado oficial por parte da Panini é divulgado nesse sentido, me pus a imaginar como poderia ser essa coleção, aqui na Batdeira.


Essa iniciativa me deu a oportunidade perfeita para "materializar" uma capa que sempre tive vontade de ver em bancas. Ela é o resultado de uma elaborada fusão de vários elementos das edições da minissérie original, caindo feito uma luva no layout que desenvolvi para a coleção Grandes Desafios no ano passado, confiram:

Byrne produziu mais de 70 edições com o Filho de Krypton; Foram mensais, anuais, minisséries e participações em títulos de terceiros, isso permite um grande leque de opções para escolha das capas. E no meu caso, optei simplesmente pelas que mais gosto.

A grande maioria desse material foi escrito e ilustrado por ele com algumas poucas exceções. Inicialmente a minissérie Man of Steel deveria se estender por um ano substituindo os dois títulos do personagem, mas isso era uma proposta ousada demais para a conservadora DC da época. Mesmo assim, Action Comics e Superman (que foi reiniciada do Nº 1) ficaram a cargo de Byrne, que também bateu ponto em outras revistas.

Em uma trilogia de minisséries batizadas como World of Krypton, World of Smallville e World of Metropolis atuando como escritor, ele ampliou a proposta da reformulação para todo o Universo do personagem e numa quarta, excepcionalmente só cuidou da arte, pois essa minissérie fez parte de um evento grandioso, com todos os títulos da DC na época - LEGENDS...

... tem roteiros de John Ostrander, que a DC mantém independente no seu catálogo de títulos, mas como ela teve reflexos nas mensais escritas por Byrne, achei válido considerá-la também na minha coleção. Percepção essa que seria ótima pra Panini, pois os editores reaproveitariam o trabalho já feito em 2007, quando lançaram história em Grandes Clássicos DC #10.

Quanto ao design da coleção, pra não ficar no mesmo layout criado aqui na Batdeira, fiz alguns melhoramentos, afinal estou sempre buscando aperfeiçoar meus projetos, mas mantive a "janela triangular", pois conceitualmente ela é uma ideia muito boa, já que faz alusão ao simbolo do grande "S", além de possibilitar uma exposição com cortes dinâmicos nas ilustrações.

Como sempre a quantidade de volumes de cada uma das coleções que imagino é uma suposição aproximada, para Superman: Grandes Desafios do Homem de Aço de John Byrne, estipulei que seriam dez. E na estante virtual da Batdeira, podemos ver como essa decisão é acertada. Pois vem valorizar o outro grande diferencial desse novo layout, a formação da ilustração do 1º encadernado da minissérie original Man of Steel, através da junção de suas lombadas. Com o grande "S" sendo estrategicamente dividido ao meio, numa possível publicação em duas etapas.

E o jeito agora, é ficarmos torcendo para que a próxima coleção de Lendas do Gil Kane, venda tanto como Gárcia-López, o que acredito ser determinante na decisão da Panini de publicar, ou não, as Lendas do Byrne. É isso ai! Para o Alto e Avante!


E na semana que vem, o aguardado... Retorno do Rei! Não percam , será espetacular!


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page