top of page

CONFLITO CÓSMICO DE EDITORAS!

>> Em novembro de 2008 chegava as bancas e livrarias o primeiro de dois volumes da Biblioteca Histórica Marvel do Surfista Prateado, que até hoje passados quase oito anos, não teve sua continuação publicada, apesar de sempre prometida pela Panini. Mas no final do ano passado algo que mudar essa situação, inesperadamente aconteceu.


A Salvat começou a publicar a extensão clássica da Coleção de Graphic Novels Marvel, onde um dos volumes reproduzirá o mesmo conteúdo da BHM de 2008, com o nome de Surfista Prateado – Origens. Esse lançamento poderia motivar a Panini, pois uma edição embalaria as vendas da outra.

Diante desse cenário editorial competitivo, tive o “insight” de que a Panini pode muito bem surpreender todo mundo, reunindo as duas BHMs do personagem numa única edição completa, definitiva e comemorativa (aproveitando que o aniversário de 90 anos de nascimento de John Buscema, ilustrador de todas as histórias, será em 2017). Seria uma jogada comercial corajosa e arrojada, restringindo assim o alcance e apelo do produto de sua concorrente na preferência dos leitores.


E o que fiz foi justamente imaginar minha versão para essa edição, batizada de Mestres do Universo Marvel – Surfista Prateado de John Buscema e Stan Lee.

Em suas mais de 600 páginas as 18 edições originais da revista The Silver Surfer, seriam complementadas com um magnífico e inesperado bônus, (que ficou de fora até da versão Omnibus da Marvel), a excelente Graphic Novel - O Dia do Julgamento, marcante por ser o último trabalho da dupla Lee/Buscema.


Para montar o layout, selecionei três imagens que considero bem emblemáticas; A capa da revista The Silver Surfer #1, um autorretrato do "Big John", bem inusitado por sinal e o nosso surfista espacial agachado sobre sua prancha, como se saísse de um tubo cósmico.

Construí o logotipo, com uma fonte bem dinâmica, optando por letras maiúsculas e minúsculas, pois Surfista Prateado é um nome extenso e nesse formato fica mais bem equilibrado com o restante das informações.


E além do conteúdo, a impressão metalizada seria o grande destaque dessa edição definitiva, pois nenhum outro personagem aproveitaria tão bem este moderno recurso gráfico quanto o Arauto de Galactus!

E se você estiver se perguntando, "mas como ficam, aqueles leitores que compraram a BHM de 2008, caso uma Edição Definitiva como essa se tornar realidade?"

Nesse caso não existe uma solução que agrade a 100% dos consumidores, como em várias outras situações de relançamento, vende-se o antigo para comprar o novo. E os sebos e mercados de pulgas agradecem.

>> ATUALIZADO EM 10/04/2016: Fica aqui o reconhecimento que foi somente depois desse projeto estar concluído, que tomei conhecimento da matéria publicada no site Omelete (em 29/03) a respeito do cinquentenário do personagem. Levei um um caldo nessa! E para não passar em branco, criei um selinho comemorativo.


E cabe ainda dizer, que nessa matéria, escrita pelo Érico Assis, uma história sobre os bastidores da Marvel merece bastante destaque: Foi Jack Kirby, (cujo centenário será comemorado em grande estilo aqui na Batdeira), quem criou o "visual surfista" do emissário de Galactus, pois no roteiro original escrito por Stan Lee não havia qualquer menção ao conceito de um personagem viajar pelo espaço "surfando ondas cósmicas ".


(Fontes: comicvine.com )


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page