top of page

O LÁPIS SELVAGEM DE BUSCEMA!

>> John Buscema não precisa de maiores apresentações, basta apenas citar que ele é conhecido como o "Michelangelo* dos Comics" uma alcunha nada exagerada, bastando uma rápida conferida em algumas de suas centenas páginas com o Quarteto Fantástico, O Poderoso Thor, Os Vingadores e principalmente Conan o Bárbaro, para ser endossada.


Dedicando quase quatro décadas de sua vida exclusivamente a Marvel Comics, ele é um dos sólidos pilares sobre os quais a Casa das Idéias foi construída e sua contribuição para que os quadrinhos fossem reconhecidos como uma forma de Arte é inestimável. Buscema foi um verdadeiro guerreiro, trabalhando até 2004 quando faleceu aos 74 anos de idade, vítima de câncer no estômago, poucos meses depois de ser diagnosticado.


Ano que vem, mais precisamente no dia 11 de Dezembro de 2017, ele iria fazer 90 Anos de idade, penso que esta data não pode passar despercebida, e uma ótima oportunidade de homenageá-lo seria revisitando o trabalho pelo qual ele é mais reverênciado na Indústria dos comics, suas soberbas ilustrações para a revista Savage Sword of Conan.

Tomando como base a edição especial lançada pela Mythos - Conan O Libertador, (uma surpresa que ninguém esperava encontrar na banca da esquina na Primavera de 2011), imaginei um livrão com o formato e espessura iguais, contendo em suas 500 páginas uma seleção das mais belas e selvagens histórias desenhadas pelo artista, ficando a cargo do editor do personagem no Brasil, o Sr. Fernando Bertacchini.


Quanto ao refinamento da encadernação utilizada pela Mythos eu não acho obrigatório. Manter a qualidade dos demais encadernados que vem sendo publicados pela editora já será de grande apreço, ainda mais se considerarmos que o mesmo pode tornar a edição mais acessível a todos. Eu mesmo por exemplo, não pude adquirir um exemplar de "O Libertador" na época de seu lançamento e agora ele se encontra esgotado.

Para as capas da edição encontrei algumas pinturas de Joe Jusko (capista regular de A Espada Selvagem) finalizando de maneira realista alguns dos esboços originais de Buscema. Eles fazem parte de uma série maior, que incluí outros personagens, que acho que nunca foi impressa por aqui.


Escolhi batizar essa edição como "CONAN Ilustrado por John Buscema", construindo uma nova tipologia para o nome e adotando o recurso da flamula envelhecida para diagramar o restante das informações. Assim tanto personagem quanto artista serão identificados no topo da publicação. Sem esquecer é claro do criador de todo o Universo do Cimério, Robert E. Howard.

Na lombada, a distribuição usual dos elementos gráficos e na contra-capa uma pequena citação ao artista Jusko, além de mini-biografias de Howard e é claro, Buscema. E como não consegui encontrar o logotipo da Conan Properties Inc. com o mínimo de qualidade, marquei meu layout com o da Dark Horse mesmo, que tá valendo.

Finalizando, acredito que essa edição não só faria jus ao legado de Buscema, como também acalentaria um pouco o desejo dos fãs do cimério que ficaram eufóricos com o anuncio da Coleção "La Espada Salvaje" pela Planeta DeAgostini na Espanha, mas que infelizmente pelos motivos relatados* pelo Sr. Bertacchini é economicamente inviável de ser publicada aqui pela Mythos Editora.


E o que tenho planejado para comemorar o aniversário do Big John, não ficará somente a cargo da Mythos. No próximo post, outra editora também virá pra festa, não percam!


* Cabe aqui um reconhecimento; Poucas vezes tive a oportunidade de ler uma mensagem tão franca e honesta de um editor para seus leitores, relatando de forma didática e clara as circunstâncias que levam a uma decisão editorial. Para lê-la na integra, acesse aqui o Blog Caixa de Gibis.


NOTAS DE RODAPÉ: (*) Michelangelo foi o mais celebre artista do Movimento Renascentista**. Ele viveu em Roma, na Itália de 1475 a 1564. Multifacetado, foi pintor, escultor, poeta e arquiteto. Seus trabalhos mais famosos são os afrescos que cobrem o teto da Capela Sistina e o projeto arquitetonico da Basílica de São Pedro. (**) Renascentismo foi um amplo movimento sócio, religioso e cultural que através das artes, filosofia e ciências, colocou o homem como o Centro do Universo. Suas obras mais importantes representavam a figura humana com total realismo. Como pode ser visto nas esculturas de David e Moisés, obras de Michelangelo e o O Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci.


(Fontes: comicvine.com / caixadegibis / wikipédia )


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page