top of page

JUSTIÇA EM MÚLTIPLAS TERRAS!

>> Muito tem se especulado sobre a possibilidade da Panini criar uma Coleção de Histórias Clássicas com o selo da DC Comics, nada mais natural, vide o sucesso de público e crítica (na maioria favorável) que a editora vem acumulando com a CHM - Coleção Histórica Marvel. E também a Coleção temática do Batman dedicada exclusivamente aos desenhistas mais cultuados do personagem. Essa possibilidade se tornou mais viável depois da confirmação de que em 2016 teremos também uma Coleção igual para o Superman, que por sinal também foi imaginada aqui na Batdeira.


Eu até acredito que devido ao planejamento antecipado que os editores tem que fazer a cada novo projeto, que essa coleção já deva estar no forno, mas nem por isso, vou perder a oportunidade de imaginar a minha própria.

>> Em 2008, a Panini lançou um encadernado batizado de "Crise nas Multiplas Terras", que reunia vários encontros da LJA - Liga da Justiça da América com a SJA - Sociedade da Justiça da América, além de uma centena de outros personagens em aventuras pelo conceito dos Mundos Paralelos, que pra quem não sabe, tratasse de outros planetas Terra que apresentam variações dos principais heróis e vilões da editora, além de outros diferentes, criados ou adquiridos pela DC Comics nos seus 81 anos.


Só que, para conseguir republicar a totalidade dessas histórias que saíram primeiro na revista Justice League of America, a DC acabou multiplicando esse encadernado em seis e são eles que servem de base na criação da COLEÇÃO ARQUIVOS HISTÓRICOS DC !


>> Pra começar, um anúncio (que na verdade foi a última peça que montei) onde ordenei as seis edições formando uma escada e dando as sensação de multiplicidade, que é totalmente inspirado na representação das Infinitas Terras desenhada por George Pérez.

>> Para o cabeçalho de cada edição que irá ser reproduzido em outras possíveis idéias, busquei inspiração na faixa xadrez usada nos gibis da DC da Era de Prata, sobreposto a uma tarja cinza com efeito de envelhecido, além de encontrar uma forma bem interessante de incorporar alguns dos nove logotipos que foram criados para a editora no decurso dos anos. E elegi a fonte Lucky Typerwhite para o título justamente por conseguir emular a tipografia das antigas máquinas de escrever.

>> A intenção foi transmitir a ideia de que o rico acervo da editora está contido em cada um dos seis volumes que formam a coleção, portanto escolhi as capas originais de JLA que julgo mais emblemáticas por cada período, a começar justamente pela primeira vez em as equipes se encontraram e se confrontaram, só adaptando os recordatórios.

>> O Logotipo híbrido JLA e SJA é uma criação minha (e acho que até inédita), onde busquei transmitir a ideia de fusão entre os escudos usados pela equipes, conceituando assim que a soma das partes resulta numa unidade maior e muito mais poderosa.

>> Como poderam notar os logotipos da DC Comics vão evoluindo conforme as décadas em que as histórias de cada edição foram publicadas, isso por aproximação, pois deixei alguns de fora, como mencionei e resolvi também mudar a cor tanto da faixa xadrez como no título Arquivos Históricos.


>> E agora a caixa box, que tem se mostrado um atrativo enriquecedor numa época onde as lombadas na estante estão cada vez mais cultuadas.

>> A cereja do bolo, fica por conta do pin-up/poster assinado por George Pérez, com as duas equipes posadando para uma foto. Como podem notar ela "casou" perfeitamente com as laterais do box. E os mais atentos poderão notar que o tubo de teletransporte foi repartido ao meio mostrando as lombadas das edições. Já que ele é o responsável por fazer a "ponte" entre as dimensões das Terras I e II nada mais justo que o mesmo se repita com o leitor, levando-o a se aventurar pelo fantástico Universo DC.

>> Por último, tanto na parte de trás quanto na frente, o grande destaque fica por conta do logotipo LJA e SJA. Verticalmente ou "construído" pela união dos encadernados ele é sobreposto sobre o fundo envelhecido formando assim, um conjunto limpo e arejado juntamente com a evolução do ícone da DC que em sequência, é melhor percebida.


É mais uma Coleção pra embelezar a estante da BATdeira...

>> Finalizando, fica aqui o meu agradecimento ao Leo do Submundo HQ pelas dicas de conteúdo na fase embrionária desse projeto e ao leitor João Carlos cuja sugestão veio de certa forma, coincidir com meu desejo de montar os ARQUIVOS HISTÓRICOS DC.


Grande abraço e até 2016, com a BATdeira funcionando na voltagem máxima, sempre misturando sua massa recheada de ingredientes fantásticos.


(Fontes: comicvine.com)


>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page