top of page

O CAVALEIRO DAS TREVAS CARIOCAS!

>> A última edição em bancas da revista Mundo dos Super-Heróis, traz um dossiê contando a trajetória do Homem-Morcego pelas editoras que o publicaram em nosso País e entre as várias curiosidades listadas, uma em particular me fez lembrar um dos primeiros fanfics digitais que montei. Tratasse de uma nova interpretação da edição especial da Editora Abril de março de 1993, chamada Batman no Brasil.


De especial a história O Idiota, escrita por Peter Milligan, não tem nada. Num breve resumo, "Batman chega ao Rio de Janeiro perseguindo uma fugitiva e se depara com um estranho homem com poderes sobrenaturais que controla dezenas de meninos de rua desprovidos de consciência ou vontade, semelhantes a zumbis". Esse roteiro cheio de clichês é ilustrado por Norm Breyfogle e Jim Aparo com representações amexicanadas dos brasileiros da Cidade Maravilhosa, muito decepcionantes.


Mas isso não tira o mérito da Abril, pois ela teve uma grande sacada editoral publicando essa história num encadernado, que contou com uma capa muito atrativa (graças a sua eficiente fotomontagem) e com isso faturou mais alguns trocados, pois desde Junho de 1992, o personagem não tinha mais sua revista mensal.


Nessa capa da Abril, uma ilustração de autoria de Marshall Rogers colocava o Cavaleiro das Trevas num telhado dividindo a proteção da cidade com o Cristo Redentor. E junto ao titulo, um Bat-Signal que também pode ser visto como carimbo. Mesmo gostando bastante dessa solução, sempre acreditei que o Batman deveria estar no traço de um dos artistas envolvidos na história.


>> Para montar minha versão procurei por uma ilustração que se enquadrasse no que eu tinha em mente e dentre as várias disponívies do Norm Breyfogle encontrei uma que pude inserir a Cidade do Rio dentro da Batcape, pois minha intenção era transmitir o conceito de que ela estava sob os domínios e a proteção do Morcego. E é claro que um Bat-Signal não poderia faltar.

O recorte da Batcape revelando a cidade também funciona como uma janela panorâmica e confere certa profundidade a imagem que fica mais realçada graças ao fundo verde escuro iluminado. Utilizei amarelo nos elementos que compõe o logotipo e juntos ao azul do uniforme as três cores remetem logicamente a Bandeira Brasileira.


>> Abaixo, a capa criada pela Abril, tomando de base Shadow of the Batman #05 e uma das quatro desenhadas por Breyfogle para a história O Idiota.

(Fontes: mundo dos super-herois/ guiadosquadrinhos)

>>Todos os personagens, logotipos e elementos são marcas registradas e seus direitos pertencem as suas respectivas empresas e criadores. Todos os direitos reservados. Este site não é autorizado pelos mesmos. Este é um site de fã dedicado a alegria de colecionar os personagens citados e nenhuma infração de direito autoral é intencional. >> All characters and all things related to characters, logotypes and elements are trademarks of and © belong to their respective companies and creators. All rights reserved. This site is not authorized by any companie or creator. This is a fan site dedicated to joy of collecting no copyright infringement is intended.

bottom of page